quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

BOM DIA EVANGELHO - 22.DEZEMBRO - QUINTA-FEIRA

BOM DIA EVANGELHO
 22 DE DEZEMBRO -  Ano da Graça do Senhor de 2016
Últimos dias antes do Natal - 22 de dezembro do Advento - Cor: Roxo
Maggie Mo'men / Fotografia: Nermine Samir Abdu, mãe da menina
CAIRO, 21 Dez. 16 / 03:00 pm (ACI).- A Igreja ortodoxa copta anunciou o falecimento de Maggie Mo'men, uma menina de apenas 10 anos, que atualmente se tornou a vítima mais jovem do ataque terrorista perpetrado no dia 11 de dezembro na entrada da catedral copta de São Marcos, no Cairo, capital do Egito, e que causou a morte de 27 pessoas e deixou aproximadamente 50 feridos.

ORAÇÃO 
Ó Deus, concedei-nos, pelas preces de Santa Francisca Xaviéria Cabrini, a quem destes perseverar na imitação de Cristo pobre e humilde, seguir a nossa vocação com fidelidade e chegar àquela perfeição que nos propusestes em vosso Filho. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Evangelho - Lc 1,46-56
O Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 1,46-56
Naquele tempo:
46 Maria disse:
'A minha alma engrandece o Senhor,
47 e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,
48 porque olhou para a humildade de sua serva.
Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada,
49 porque o Todo-poderoso
fez grandes coisas em meu favor.
O seu nome é santo,
50 e sua misericórdia se estende, de geração em geração,
a todos os que o temem.
51 Ele mostrou a força de seu braço:
dispersou os soberbos de coração.
52 Derrubou do trono os poderosos
e elevou os humildes.
53 Encheu de bens os famintos,
e despediu os ricos de mãos vazias.
54 Socorreu Israel, seu servo,
lembrando-se de sua misericórdia,
55 conforme prometera aos nossos pais,
em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre.'
56 Maria ficou três meses com Isabel;
depois voltou para casa.
Palavra da Salvação.
Reflexão - Lc 1, 46-56
Maria reconhece, no canto do magnificat, que Deus realizou maravilhas em sua vida, mas que esta realização não foi somente para ela e que não é um fato isolado na história do povo de Deus, de modo que as maravilhas que Deus realiza nela são, na verdade, para todo o povo de Deus, uma vez que pelo seu Filho virá a salvação para todos os povos. Sendo assim, devemos compreender que quando Deus realiza maravilhas nas nossas vidas, essas maravilhas não são apenas para nós, mas a todas as pessoas a partir de nós, e quando Deus realiza maravilhas nas vidas das outras pessoas, também somos beneficiados por ele.

SANTO DO DIA

SANTA FRANCISCA XAVIER CABRINi

Nascida em 15 de julho de 1850, desde pequena, se entusiasmava ao ler a vida dos santos. A preferida era a do Santo Francisco Xavier, a quem venerou tanto que assumiu seu sobrenome, se auto-intitulando Xavéria. 
Ainda jovem ficou órfã. Mas o ofício de professora ajudou-a a manter a vida e cultivar o sonho de ser religiosa. A fragilidade física era a principal barreira. Mas Francisca nunca desistiu do sonho de ser freira. 
Passado o tempo, quando já tinha trinta anos de idade, desabafou com um bispo o quanto desejava abraçar uma obra missionária e esse a aconselhou: "Quer ser missionária? Pois se não existe ainda um instituto feminino para esse fim, funde um". Foi exatamente o que ela fez. 
Em 1877 fundou o Instituto das Irmãs Missionárias do Sagrado Coração de Jesus, que colocou sob a proteção de Santo Francisco Xavier. Francisca preparou missionárias dispostas e plenas de fé como ela, para acompanhar os emigrantes em sua jornada para as Américas. Tinham o objetivo de fundar nas terras aonde chegavam, hospitais, asilos e escolas que lhes possibilitassem calor humano, amparo e conforto. Ela própria veio para a América, onde pessoalmente administrou muitas obras sociais. 
Madre Cabrini, como era popularmente chamada, morreu em Chicago, em 22 de dezembro de 1917, nos Estados Unidos. 
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
REFLEXÃO : Essa santa é considerada a grande mãe dos imigrantes italianos no começo do século XX. Foi missionária corajosa, apesar da fragilidade física. Soube servir a Cristo na pessoa do mais pobre e fez de sua vida uma constante ação de graças.

tjl@ - Evangelli.net – A12.com – Acidigital.com – são-tarcisio.blospoto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário