segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

BOM DIA EVANGELHO - 20.FEV.018 - 3ª FEIRA


BOM DIA EVANGELHO

20 DE FEVEREIRO DE 2018
TERÇA-FEIRA | 1ª SEMANA DA QUARESMA | COR: ROXA | ANO B

Papa Francisco durante o Ângelus. Foto: Daniel Ibáñez / ACI Prensa
VATICANO, 18 Fev. 18 / 09:14 am (ACI).- Antes de rezar o Ângelus deste domingo, o Papa Francisco fez uma breve explicação sobre as leituras do dia, baseando-se em 3 pilares: as tentações, a conversão e a Boa Nova e recordou que a Quaresma é um tempo propício para lutar contra o maligno.
“Jesus vai ao deserto para se preparar para a sua missão no mundo. Ele não precisa se converter, mas, como homem, deve passar por esta provação, seja para si mesmo, para obedecer a vontade do Pai, seja por nós, para nos dar a graça de vencer as tentações”, afirmou.
O Papa assegurou que “esta preparação consiste no combate contra o espírito do mal”. “Também para nós, a Quaresma é um tempo de ‘agonismo’ espiritual de luta espiritual: somos chamados a enfrentar o maligno mediante a oração para ser capazes, com ajuda de Deus, de vencê-lo na nossa vidacotidiana”.
“O mal, infelizmente, trabalha em nossa existência e ao nosso redor, onde se manifestam violências, a rejeição ao outro, isolamentos, guerras, injustiças”.
Mas, destacou que “rapidamente”, depois das tentações, Jesus “começa a pregar a Boa Nova que exige do homem conversão e fé”.
“Nunca estamos suficientemente orientados para Deus e devemos continuamente dirigir nossa mente e nosso coração a Ele”.
Para fazê-lo, “é preciso ter coragem de rejeitar tudo o que nos desvia do caminho, os falsos valores que nos enganam atraindo de modo sutil o nosso egoísmo”. Pelo contrário, “devemos confiar no Senhor, em sua bondade, seu projeto de amor para cada um de nós”.
“A Quaresma é um tempo de penitência, mas não de tristeza”, assinalou diante de milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro. “é um compromisso alegre e sério para nos desnudarmos do egoísmo, de nosso homem velho, e renovarmo-nos segundo a graça de nosso Batismo”.
Ao concluir, Francisco se mostrou convencido de que “só Deus pode nos dar a verdadeira felicidade: é inútil perdermos nosso tempo buscando-a além, nas riquezas, nos prazeres, no poder, na carreira... O Reino de Deus é a realização de todas as nossas aspirações mais profundas e mais autênticas, porque é, ao mesmo tempo, salvação do homem e glória de Deus”.
Assim, “neste primeiro domingo da Quaresma, somos convidados a escutar com atenção e acolher este chamado de Jesus a nos convertermos e a crer no Evangelho”, sublinhou.

ORAÇÃO 
Amado Pai, Deus Uno e Trino, que escolhestes São Eleutério para o pastoreio dos fiéis, ajudai-nos a descobrir e viver nossa vocação, dedicando nossa vida ao serviço dos mais necessitados. Pedimos isso em nome de Cristo, nosso Senhor. Amém.

EVANGELHO (MT 6,7-15)
 O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
 Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras.
8Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais.9Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. 11O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. 13E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.
14De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes”.
 Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Recadinho: - Em que consiste minha oração? - Será que para rezar são necessárias belas palavras? - Quando rezo o Pai Nosso procuro de fato pensar no que estou dizendo? - Qualquer que seja minha oração, é sempre algo que vem de meu íntimo? - Quando peço algo, faço o que está a meu alcance para conseguir o que quero?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
«E, orando, não useis de vãs repetições, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário»
Rev. D. Joaquim FAINÉ i Miralpech (Tarragona, Espanha)
Hoje, Jesus –que é o Filho de Deus- me ensina a me comportar como um filho de Deus. O primeiro ponto é a confiança quando falo com Ele. Mas o Senhor adverte: «Quando orardes, não useis de muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras» (Mt 6,7). Porque os filhos, quando falam com os pais, não usam raciocínios complicados, nem muitas palavras, mas com simplicidade pedem tudo aquilo que precisam. Sempre tenho a confiança de ser ouvido porque Deus –que é Pai- me ama e escuta. De fato, orar não é informar a Deus, mas pedir-lhe tudo o que preciso, já que «vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes» (Mt 6,8). Não seria um bom cristão se não oro, como não pode ser bom filho quem não fala habitualmente com seus pais.
O Pai Nosso é a oração que Jesus mesmo nos ensinou, e é um resumo da vida cristã. Cada vez que rezo ao Pai, nosso, deixo-me levar de sua mão e lhe peço aquilo que preciso cada dia para ser melhor filho de Deus. Preciso, não somente o pão material, mas —sobretudo— o Pão do Céu. «Peçamos que nunca nos falte o Pão da Eucaristia» Também aprender a perdoar e a ser perdoados: «Para poder receber o perdão que Deus nos oferece, dirijamo-nos ao Pai que nos ama», dizem as formulas introdutórias ao Pai Nosso da Missa.
Durante a Quaresma, a Igreja me pede para aprofundar na oração. «A oração é conversar com Deus, é o bem maior, porque constitui (...) uma união como Ele» (São João Crisóstomo). Senhor, preciso aprender a rezar e obter conseqüências concretas na minha vida. Sobretudo, para viver a virtude da caridade: a oração me da força para viver cada dia melhor. Por isso, peço diariamente que me ajude a desculpar tanto as pequenas chatices dos outros, como perdoar as palavras e atitudes ofensivas e, sobretudo, a não ter rancores, e assim poder dizer-lhe sinceramente que perdôo de todo coração a quem me tem ofendido. Conseguirei, porque em todo momento me ajudará a Mãe de Deus.
SANTO DO DIA
SANTO ELEUTÉRIO
O nome de Santo Eleutério significa "libertador". Assim Eleutério, ao viver inteiramente para Cristo conseguiu ser instrumento de libertação de erros e pecados para muitos. Viveu por volta do ano 470, em Tournai, região onde hoje está a Bélgica.
Conta-nos a história que, quando menino, ele ouviu a profecia de que seria um bispo. Eleutério respondeu o chamado vocacional e entrou para a formação que o encaminhou ao sacerdócio e mais tarde à ordenação episcopal. Eleito como primeiro bispo de Tournai, Santo Eleutério foi um grande desbravador da fé que deu o seu sangue por amor ao rebanho.
Santo Eleutério trabalhou arduamente para organizar a construção de igrejas, incentivar vocações, formar o clero, enfim, tudo o necessário para lidar com a recém-nascida diocese. Grande pacificador, Santo Eleutério conviveu em meio a grandes conflitos. Por isso, ao lidar com um povo de índole guerreira, teve que esforçar-se para levar a paz de Cristo para tantos corações. Promoveu uma sólida evangelização a fim de que o Evangelho fosse entendido como um estilo de vida para o povo.
Zeloso, perseverante e homem de oração, combateu as heresias e batalhou para o resgate de muitos pagãos. Santo Eleutério doou a vida em favor do povo. Foi martirizado em 532.
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
REFLEXÃO : Santo Eleutério, de caráter bem formado e no exercício prático do sagrado magistério, fez a obra da redenção ser conhecida pelo povo. Cristo morreu para a salvação de todos os homens. Não devemos, portanto, julgar os mais ricos, os pobres, e nem mesmo os pecadores. Devemos condenar as más atitudes, os maus exemplos, mas nunca condenar aqueles que praticam tais danos, pois Deus é fiel e justo e só a ele cabe o julgamento. Nossa missão aqui na terra é praticar boas obras e, com nosso exemplo, quem sabe, converter quem pratica a iniqüidade. Cristo não veio para salvar os justos, e sim os pecadores. Portanto, enquanto navegamos no mar da vida, tenhamos a consciência que estamos todos na mesma embarcação implorando a misericórdia do Senhor.
TJL# - ACIDIGITAL.COM – A12.COM – EVANGELI.NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário