sábado, 17 de fevereiro de 2018

BOM IA EVANGELHO - 16.FEVEREIRO. 2018

BOM DIA EVANGELHO

16 DE FEVEREIRO DE 2018
SEXTA-FEIRA | SEXTA-FEIRA DEPOIS DAS CINZAS | COR: ROXA | ANO B
Papa Francisco em um momento de oração. Foto: Daniel Ibáñez / ACI Prensa
VATICANO, 16 Fev. 18 / 08:15 am (ACI).- O Diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Greg Burke, confirmou que o Papa Francisco se encontra com vítimas de abusos sexuais várias vezes ao mês.
“Em resposta as perguntas dos jornalistas, posso confirmar que, várias vezes ao mês, o Pontífice se encontra com vítimas de abusos sexuais, tanto individualmente quanto em grupos. O Papa Francisco escuta as vítimas e procura ajudá-las a curar as graves feridas causadas pelos abusos sofridos. Os encontros se realizam na mais estrita reserva, respeitando as vítimas e seus sofrimentos”, diz o comunicado assinado pelo Diretor da Sala de Imprensa.
Deste modo, confirma a informação publicada por ‘La Civilità Cattolica’, que transcreve o conteúdo dos diálogos que o Santo Padre teve com os membros da Companhia de Jesus durante a sua viagem apostólica ao Chile e Peru.
De acordo com esta publicação jesuíta, o Pontífice disse que “nas sextas-feiras normalmente me encontro com alguns deles”. O Papa assegurou que o escândalo dos abusos sexuais do clero “é a maior desolação que a Igreja está passando”.
“Isso te leva a sentir vergonha – lamentou –, mas também é necessário lembrar que a vergonha é uma graça muito inaciana”. “Portanto, vamos aceitá-la como uma graça e envergonhar-nos profundamente. Devemos amar uma igreja com feridas. Com muitas feridas...”.
Francisco assinalou que não se pode relativizar este escândalo. “Às vezes preferem os ‘prêmios de consolação’, e alguns inclusive dizem: ‘Tudo bem, mas olhem as estatísticas. Cerca de 70% dos pedófilos estão no âmbito da família, dos casos conhecidos. Depois nas academias, nas piscinas. A porcentagem de sacerdotes católicos é de apenas 1,6%, 2%’”.
“Mas é terrível, mesmo se fosse um só desses nossos irmãos! Porque ele foi ungido para santificar crianças e adultos, e ele as destruiu. É horrível! Devemos escutar o que sente um abusado ou uma abusada”.
O Santo Padre também afirmou que, “para a Igreja ,é uma grande humilhação. Isso nos mostra não apenas a nossa fragilidade, mas também, digamos claramente, o nosso nível de hipocrisia”.
Além disso, chamou a atenção para o fato de que “haja várias Congregações, relativamente novas, cujos fundadores tenham caído nesses abusos. São casos públicos”.
“O Papa Bento XVI teve que suprimir uma numerosa Congregação masculina. O fundador havia semeado essas práticas. Era uma Congregação que também possuía uma comunidade feminina e na qual a fundadora também havia semeado essas práticas. Ela abusava dos religiosos jovens e imaturos. Bento ampliou o processo para a comunidade feminina. E eu tive que suprimi-la”.
“Isso é curioso: o fenômeno do abuso afetou algumas Congregações novas, prósperas”.
Nesse sentido, destacou que “o abuso nessas Congregações sempre é a consequência de uma mentalidade ligada ao poder, que deve ser solucionada em suas raízes malignas. Além disso, há três níveis de abuso que estão ligados: abuso de autoridade, abuso sexual e corrupção econômica”.
“O dinheiro está sempre no meio disso: o diabo entra pela carteira. Inácio colocou a riqueza no primeiro grau das tentações do demônio..., depois estão a vaidade e a soberba, mas a riqueza é a primeira de todas as tentações. Nas novas Congregações que caíram neste problema dos abusos, esses três níveis normalmente estão juntos”, assegurou.

ORAÇÃO
 Pai Santo, desde o começo dos tempos os pequenos e pobres foram seus preferidos. Somos gratos por que nos destes Santo Onésimo como modelo de simplicidade e santidade. Permita-nos, pela sua bondade, servir aos mais esquecidos do mesmo modo que Onésimo serviu os cristãos de seu tempo. Por Cristo nosso Senhor. Amém!

EVANGELHO (MT 9,14-15)
 O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
 PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
 Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 14os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?”
15Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”.
 Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Recadinho: - Será que assumo com espírito de Fé os sacrifícios que a vida pede de mim? - Compreendo que se assumo com Fé, meus sacrifícios ajudam minha vida interior? - Penso também em oferecer meus sacrifícios pela vida espiritual de meus irmãos? - Dou-me conta de que o mais importante não é aparentar ar de penitência e sacrifício, mas um coração intimamente unido a Deus e aos irmãos? - Por outro lado, minha alegria de viver pode atrair outras pessoas para o mesmo caminho?(Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R)
«Dias, porém, virão, em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão»
Rev. D. Xavier PAGÉS i Castañer (Barcelona, Espanha)
Hoje, primeira sexta-feira da Quaresma, tendo feito jejum e a abstinência da quarta-feira de Cinza, procuramos oferecer o jejum e o Santo Rosário pela paz, que é tão urgente no nosso mundo. Nós estamos dispostos a ter cuidado com este exercício quaresmal que a Igreja, Mãe e Mestra, nos pede que observemos e, ao recordar o que o mesmo Senhor disse: «Vocês acham que os convidados de um casamento podem estar de luto, enquanto o noivo está com eles? Mas chegarão dias em que o noivo será tirado do meio deles. Aí então eles vão jejuar» (Mt 9,15). Temos o desejo de vivê-lo não só como o cumprimento de um critério ao que estamos obrigados, e —sobretudo— procurando chegar a encontrar o espírito que nos conduz a viver esta prática quaresmal e que nos ajudará em nosso progresso espiritual.
Em busca deste sentido profundo, podemos perguntar: qual é o verdadeiro jejum? Já o profeta Isaías, na primeira leitura de hoje, comenta qual é o jejum que Deus aprecia: «Comparte com o faminto teu pão, e aos pobres e peregrinos convida-os a tua casa; quando vires ao desnudo, cobre-lo; não fujas deles, que são teus irmãos. Então tua luz sairá como a manhã, e tua saúde mais rápido nascerá, e tua justiça irá à frente de tua cara, e te acompanhará o Senhor» (Is 58,7-8). Deus gosta e espera de nós tudo aquilo que nos leva ao amor autêntico com nossos irmãos.
Cada ano, o Santo Padre João Paulo II nos escrevia uma mensagem de Quaresma. Em uma dessas mensagens, sob o lema «Faz mais feliz dar que receber» (Hch 20,35), suas palavras nos ajudaram a descobrir esta mesma dimensão caritativa do jejum, que nos dispõe —desde o profundo do nosso coração— a prepararmos para a Páscoa com um esforço para identificarmos, cada vez mais, com o amor de Cristo que o levou até a dar a vida na Cruz. Definitivamente, «o que todo cristão deve fazer em qualquer tempo, agora deve fazê-lo com mais atenção e com mais devoção» (São Leão Magno, Papa).
SANTO DO DIA
SANTO ONÉSIMO
O Santo que hoje nos ajuda na edificação de nossa vida chama-se Onésimo. Era um escravo dos homens e tornou-se um servo de Deus. A santidade de Onésimo está descrita nas páginas da Bíblia, pelo testemunho de São Paulo.
Santo Onésimo era escravo do rico Filêmon, e antes de conhecer Jesus fugiu da casa do seu senhor até encontrar-se em Roma com São Paulo, que estava preso, e São Paulo o evangelizou. Filêmon, sua esposa e filho, em certa ocasião foram atingidos por Jesus através de São Paulo. Ao enviar Onésimo, já convertido ao cristianismo, de volta para casa, São Paulo escreveu:
"De bom grado o teria conservado comigo, a fim de que ele me sirva em teu lugar na prisão, onde estou por causa do Evangelho; entretanto, nada quis fazer sem o teu consentimento, para que tal benefício não tenha ares de forçado, mas o provenha de tua livre vontade. Portanto, se me consideras teu irmão na fé, recebe-o como a mim próprio" ( Filêmon, capítulos 18 e 19 ).
Santo Onésimo permaneceu no trabalho com São Paulo até ser sagrado bispo em Éfeso. Sofreu o martírio por apedrejamento em 109. São Onésimo foi um grande testemunho da ressurreição de Cristo.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO
 A vida de Santo Onésimo testemunha o amor de Deus pelos pequenos e fracos. Este santo era um escravo e sua condição social não o impediu de buscar a verdade de Jesus Cristo. Muitas vezes esquecemos que Jesus escolheu os pequenos e fracos para estar com ele e privilegiamos somente aqueles que nos podem oferecer vantagens em troca de nossos serviços. Reencontrar o amor de Deus no serviço aos mais pobres e abandonados nos aproxima ainda mais do coração misericordioso do Pai.

TJL@- aCIDIGITAL.COM – A12.COM – EVANGELI.NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário