quarta-feira, 5 de junho de 2019

BOM DIA EVANGELHO - 06 DE JUNHO DE 2019


BOM DIA EVANGELHO

06 DE JUNHO DE 2019
QUINTA-FEIRA | 7ª SEMANA DA PÁSCOA | COR: BRANCA | ANO C

Papa Francisco chega à Praça de São Pedro para a catequese deste 05 de junho. Foto: Daniel Ibáñez / ACI Prensa
Vaticano, 05 Jun. 19 / 08:37 am (ACI).- Nesta quarta-feira 5 de junho, durante a Audiência Geral celebrada na Praça de São Pedro do Vaticano, o Santo Padre compartilhou com os fiéis o balanço de sua estadia na Romênia entre os dias 31 de maio a 2 de junho, e afirmou ter encontrado ali “uma Igreja viva”.
O Santo assinalou que, como anunciava o lema da viagem, “exortei a ‘caminhar juntos’. E minha alegria foi poder fazê-lo não ao longe, ou do alto, mas caminhando eu mesmo no meio do povo romeno, como peregrino em sua terra”.
“Os diferentes encontros evidenciaram o valor e a exigência de caminhar juntos tanto entre os cristãos, no plano da fé e da caridade, como entre os cidadãos, no plano do compromisso civil”, explicou o Papa Francisco.
Ele indicou que, “como cristãos, temos a graça de viver um período de relações fraternas entre as diversas Igrejs”, recordando que “na Romênia a maior parte dos fiéis pertencem à Igreja Ortodoxa guiada atualmente pelo Patriarca Daniel”.
O Pontífice defendeu que “a união entre os cristãos, embora incompleta, está baseada em um único Batismo e está selada pelo sangue e o sofrimento padecido juntos nos tempos escuros da perseguição, em particular no século passado sob o regime ateu”.
“Com o Patriarca e o Santo Sínodo da igreja ortodoxa romena tivemos um encontro muito cordial no qual reafirmou-se a vontade da igreja católica de caminhar juntos na memória reconciliada e por volta de uma unidade mais plena que o próprio povo romeno invocou profeticamente durante a visita de São João Paulo II”.
O Papa Francisco fez insistência nesta “importante dimensão ecumênica da viagem” que “culminou com a oração solene do Pai-Nosso na nova e imponente catedral ortodoxa de Bucarest”. “Foi um momento de forte valor simbólico, porque o Pai Nosso é a oração cristã por excelência, patrimônio comum de todos os batizados”. Nesse sentido, “manifestamos que a unidade não elimina a legítima diversidade”.
Sobre os eventos celebrados junto à comunidade católica, assinalou que “celebramos três liturgias eucarísticas. A primeira na catedral de Bucareste, ao 31 de maio, Festa da Visitação da Virgem Maria, ícone da Igreja no caminho da fé e da caridade”.
“A segunda no Santuário de Sumuleu Cius, meta de muitíssimos peregrinos. Ali, a Santa Mãe de Deus acolhe ao povo fiel em variedade de línguas, de culturas e de tradições”. E a terceira liturgia “foi a Divina Liturgia em Blaj, centro da Igreja grego-católica na Romênia, com a Beatificação de sete Bisposmártires grego-católicos, testemunhas da liberdade e da misericórdia do Evangelho”.
O Papa Francisco sublinhou que “particularmente intenso e festivo foi o encontro com os jovens e as famílias, que teve lugar em Iasi, antiga cidade e importante centro cultural, ponte entre o ocidente e oriente. Um lugar que convida a abrir caminhos sobre os que caminhar juntos na riqueza da diversidade, em uma liberdade que não corte as raízes, mas as desenha de forma criativa”.
Por último, recordou “a visita à comunidade ‘rom´ em Blaj. Naquela cidade os ‘rom’ são muito numerosos, e por isso quis saudá-los e renovar o chamado contra toda discriminação e pelo respeito das pessoas de qualquer étnica, língua e religião”.

ORAÇÃO : Ó Deus, que fizestes de São Norberto fiel ministro da vossa Igreja, pela oração e zelo pastoral, concedei-nos por suas preces e méritos, alcançar um dia, com a vossa graça, a realização de tudo o que nos ensinou por palavras e exemplos. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!
EVANGELHO 
(JO 17,20-26)
Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu e rezou, dizendo: 20“Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra; 21para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste.
22Eu dei-lhes a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: 23eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste, como me amaste a mim. 24Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me deste porque me amaste antes da fundação do universo. 25Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes também conheceram que tu me enviaste.
26Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles”.
Palavra da Salvação.Glória a vós, Senhor.
Comentário DO EVANGELHO
Cristo chamou os primeiros discípulos para que estivessem vinculados nele e fossem plenamente disponíveis para a missão. Agora, Jesus, na intimidade do Pai, roga por eles, para que sejam consagrados ao serviço do Reino. São eles não apenas continuadores do ensinamento de Cristo, mas da própria pessoa de Cristo. Fizeram-se disponíveis e realizaram o novo êxodo e serão apoiados pelo Cristo em sua missão. Descubramos, pois, nossa vinculação com a pessoa de Cristo e sejamos seus discípulos-missionários. Oração
Nós vos pedimos, ó Deus, que o vosso Espírito nos transforme com a força dos seus dons, dando-nos um coração capaz de agradar-vos e de aceitar a vossa vontade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
SANTO DO DIA
SÃO NORBERTO
Norberto nasceu por volta de 1080 na Alemanha. Filho mais novo de uma família da nobreza, podia escolher entre a carreira militar e a religiosa. Norberto escolheu a vida religiosa, mas vivia despreocupado e numa vida de luxo e festas constantes. Um dia foi atingido por um raio enquanto cavalgava no bosque.
Quando o jovem nobre despertou do desmaio, ouviu uma voz que lhe dizia para abandonar a vida mundana e fosse praticar a virtude. A partir daquele instante abandonou a família, amigos, posses e a vida dos prazeres. Passou a percorrer na solidão, com os pés descalços e roupa de penitente, os caminhos da Alemanha, Bélgica e França.
Talvez envergonhado pelo passado, empreendeu a luta por reformas na Igreja, visando acabar com os privilégios dos nobres no interior do cristianismo. Fundou a Ordem dos Cônegos Regulares Premonstratenses, conhecidos como Monges Brancos por causa da cor do hábito.
Em 1126 foi nomeado Arcebispo de Magdeburgo e escolhido para conselheiro espiritual do rei. Norberto morreu no dia 06 de junho de 1134.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO:  São Norberto é considerado um dos maiores reformadores eclesiásticos do século doze. Atualmente existem milhares de monges da Ordem de São Norberto, em vários mosteiros encontrados em muitos países de todos os continentes, inclusive no Brasil. A vida monástica testemunha ao mundo que vale a pena dedicar-se totalmente a Cristo, pelo trabalho e oração. Rezemos hoje por todos os monges do mundo, de modo especial pelos premonstratenses.
TJL@ - ACIDIGITAL.COM – A12.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário