segunda-feira, 10 de junho de 2019

bom dia evangelho - 11. junho. 2019


Bom dia evangelho

11 DE JUNHO DE 2019
TERÇA-FEIRA | 10ª SEMANA DO TEMPO COMUM | COR: VERMELHO | ANO C
Peregrinação das Crianças ao Santuário de Fátima, em Portugal / Foto: Santuário de Fátima
FATIMA, 10 Jun. 19 / 04:00 pm (ACI).- O Santuário de Fátima, em Portugal, acolheu nesta segunda-feira, 10 de junho, cerca de 25 mil crianças de todo o país, que peregrinaram até a Cova da Iria e recordaram o centenário da construção da Capelinha das Aparições.
Os pequenos participaram da Peregrinação das Crianças, que acontece anualmente há mais de quatro décadas.  Neste ano do centenário da construção da Capelinha das Aparições, a Peregrinação das Crianças teve como tema o pedido que Nossa Senhora deixou aos Pastorinhos na aparição de outubro de 1917: “Façam aqui uma capela”.
Missa foi presidida pelo Bispo Auxiliar do Porto, Dom Armando Esteves Domingues, o qual recordou o pedido feito pela Virgem Maria aos pastorinhos e exortou os peregrinos a construírem uma capelinha também em suas casas.
“Passaram 100 anos e, como os três pequenos pastores vieram em caminhada a este lugar, também nós cá estamos, vindos de longe e de todos os lugares, para escutar esta mesma frase, como se a Mãe do Céu estivesse a repetir a cada um de nós ‘quero pedir que faças uma capela em minha honra’”, disse o Prelado, segundo o site do Santuário de Fátima
Segundo ele, “quando chegamos a este Recinto, instintivamente, não paramos na entrada da Basílica… Os nossos passos levam-nos até à Capelinha, esse lugar de encanto, o lugar da Mãe, o lugar de um regaço que nos acolhe com carinho, onde o mapa da vida fica mais colorido, onde a ternura de uma mãe dá sentido aos nossos passos, mesmo aos mais difíceis e dolorosos”.
Dom Domingues assinalou que um dos âmbitos da Capelinha das Aparições foi o de “fazer santos como os Pastorinhos, que em casa continuavam a viver esta amizade, ao querer o mundo sem pecados nem guerras nem divisões”.
Nesse sentido, expressou o desejo de que todos saíssem da peregrinação “construtores”, pois, para “sermos peregrinos toda a vida, precisaremos sempre de um espaço especial como é esta Capelinha, para rezarmos nas nossas casas”.
Assim, convidou os peregrinos presentes a “tornar mais belo o cantinho de oração de sua casa, como se fosse uma pequena capela, tal como Nossa Senhora pediu”.
“Não são precisas pedras, nem telhas, nem ferro. Basta os quatro pilares: aprender, ser amigos e partilhar, assíduos à comunhão do pão e do vinho, do Corpo e Sangue de Cristo, e à oração. Pilares fáceis para esse cantinho, para que lembre sempre esta vossa bela peregrinação, 100 anos após o pedido para que se construísse esta capela”, completou.
Por sua vez, o Bispo de Leiria-Fátima, Cardeal António Marto, dirigiu uma saudação às crianças, mas quais disse que levaram ao Santuário “muito encanto, muita beleza e muita alegria”. O Purpurado também as pediu para “rezar pela paz no mundo, nas famílias e entre todos os povos”. “Rezem pelos doentes, por todos aqueles que mais sofrem, os portadores de deficiência, os que vivem sós e abandonados, os presos, os refugiados”, lembrou.
Segundo o Santuário de Fátima, participaram da Peregrinação 25 mil crianças da maioria das dioceses de Portugal, 150 mil peregrinos e 102 sacerdotes.
ORAÇÃO : Santo Apóstolo Barnabé, volvei o vosso olhar a nós e a todos os apóstolos da Igreja, para que servindo ao Evangelho, possam encontrar a fortaleza necessária para nunca desanimar. Olhai para as pedras que se encontram em nosso caminho: que ela nos levem à santidade. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!
EVANGELHO
(MT 10,7-13)
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! 9Não leveis ouro nem prata nem dinheiro nos vossos cintos; 10nem sacola para o caminho, nem duas túnicas nem sandálias nem bastão, porque o operário tem direito ao seu sustento.
11Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida. 12Ao entrardes numa casa, saudai-a. 13Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz”.
 Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Comentário do evangelho
Barnabé, homem bom e fiel. Os bens que possuía entregou aos apóstolos generosamente, e se pôs a serviço do Reino, sendo designado para evangelizar em Antioquia. Exortava a todos para serem perseverantes na fé e firmes no seguimento de Jesus. Também acompanhou Paulo em sua primeira viagem missionária. Deu testemunho do Senhor não somente com a palavra, mas com sua própria vida. Oração
Ó Deus, que designastes São Barnabé, cheio de fé e do Espírito Santo, para converter as nações, fazei que a vossa Igreja anuncie por palavras e atos o Evangelho de Cristo que ele proclamou intrepidamente. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
SANTO DO DIA
SÃO BARNABÉ
Barnabé, que significa "filho da consolação", não fez parte dos primeiros doze Apóstolos escolhidos por Jesus, mas acompanhou os Apóstolos naqueles primeiros dias. Vendeu um campo de plantações que possuía para doar seu dinheiro aos Apóstolos. Era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé.
Ele era da tribo de Levi. Estudou com o mestre Gamaliel, de quem aprendeu a firmeza de caráter, as ciências e as virtudes. Tinha o maravilhoso dom de acalmar e de consolar os aflitos.
Foi pelas mãos de Barnabé que Paulo de Tarso ingressou nos círculos judaico-cristãos. Barnabé também o acompanhou em sua primeira viagem apostólica e foram parceiros na grande obra de conversão realizada em Antioquia, onde estabeleceram e firmaram a primeira comunidade denominada de cristã.
Barnabé estava em Chipre quando foi apedrejado no ano 61. Outra tradição diz que Barnabé teria sido consagrado o primeiro Bispo de Milão, cidade que o tem como seu padroeiro até hoje.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO : Barnabé apresenta-se como Apóstolo cheio de fé e do Espírito Santo, sempre disposto à luta contra as dificuldades que se lhe opunham. A vida foi-lhe continuado martírio, razão por que os Apóstolos afirmavam que ele sacrificara a vida por amor do nome de Jesus Cristo. Que nós possamos assumir com fidelidade e paciência os desafios que a vida de fé nos coloca a cada dia.
tjl@ - a12.com – acidigital.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário