terça-feira, 27 de abril de 2021

BOM DIA EVANGELHO - 28 DE ABRIL DE 2021

 

BOM DIA EVANGELHO


28 DE ABRIL DE 2021-Quarta-feira da 4ª semana da Páscoa

Oração: Ó Deus de admirável providência, que, no mártir São Pedro Maria Chanel destes ao vosso povo pastor corajoso e forte, concedei-nos, pela sua intercessão, ajuda nas tribulações e firme constância na fé. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Evangelho do dia -Evangelho segundo São João 12,44-50.

Naquele tempo, Jesus disse em alta voz: «Quem acredita em Mim não é em Mim que acredita, mas naquele que Me enviou;
e quem Me vê, vê Aquele que Me enviou.
Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que acredita em Mim não fique nas trevas.
Se alguém ouvir as minhas palavras e não as guardar, não sou Eu que o julgo, porque não vim para julgar o mundo, mas para o salvar.
Quem Me rejeita e não acolhe as minhas palavras tem quem o julgue: a palavra que anunciei o julgará no último dia.
Porque Eu não falei por Mim próprio: o Pai, que Me enviou, é que determinou o que havia de dizer e anunciar.
E Eu sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, as palavras que Eu digo, digo-as como o Pai Mas disse a Mim»
.(
Tradução litúrgica da Bíblia)

Lansperge o Cartuxo (1489-1539) - religioso e teólogo - Sermão 5 (Opera omnia 3, 315)

«Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que acredita em Mim não fique nas trevas»

A humildade com que Cristo «Se esvaziou a Si mesmo, tomando a condição de servo» (Fil 2,7) é para nós luz, como é luz também a sua recusa de glória neste mundo, Ele que não quis nascer num palácio, mas preferiu um estábulo e sofreu uma morte vergonhosa numa cruz. Por esta humildade, somos capazes de perceber quão detestável é o pecado de alguém que, sendo apenas pó (cf Gn 2,7), um homenzinho de nada, pelo poder do orgulho se glorifica e se recusa a obedecer, ao passo que Deus infinito é humilhado, desprezado e entregue ao bel-prazer dos homens. A mansidão com que Ele suportou a fome, a sede, o frio, os insultos, os golpes e as feridas também é luz para nós, pois «não abriu a boca, como cordeiro que é levado ao matadouro ou como ovelha emudecida nas mãos do tosquiador» (Is 53,7). Por esta mansidão, somos capazes de ver que a cólera e as ameaças são inúteis, e de nos dispor a sofrer e a servir a Cristo de todo o coração; por ela, enfim, compreendemos tudo o que nos é pedido: expiar os nossos pecados em atitude de submissão e silêncio, suportar com paciência o sofrimento quando surgir, como Cristo suportou os seus tormentos com brandura e paciência, não pelos seus próprios pecados, mas pelos dos outros. Irmãos caríssimos, reflitamos desde já em todas as virtudes que Cristo nos ensinou com a sua vida exemplar, nos recomenda com o seu estímulo e nos ajuda a imitar com a fortaleza da sua graça.

Santo do Dia: São Pedro Chanel

Lembramos hoje a vida do grande missionário São Pedro Chanel. Nascido em Cuet em 1803, de uma família do campo, Pedro fez sacerdote na diocese de Turim.
Desde o seminário Pedro se encantava com a leitura sobre Missões. Respondendo ao apelo de Deus, entrou para a Sociedade de Maria e foi evangelizar as regiões e ilhas da Oceania, Atlântico e Pacífico.

Em 1837 partiu em companhia de um confrade leigo para Futuna, uma pequena ilha no Oceano Pacífico, no arquipélago de Tonga. Chegou a conseguir a simpatia dos mais jovens pela sua doutrina e pela sua presença pessoal.
Por outro lado, levantou a hostilidade dos mais velhos, ciosos de suas tradições e costumes, ameaçados pelo "sacerdote branco". Nessa ilha, a guerra estava tomando conta do povo, que estava dividido por duas tribos.

Avisado pelos amigos do risco que corria e para que deixasse a ilha, São Pedro ignorou o aviso e decidiu permanecer e continuar a pregação. Foi morto a golpes de "tacape" no dia 28 de abril de 1841. Seu sacrifício não foi em vão. A semente de sua pregação germinou e todos os habitantes acolheram o cristianismo
São Pedro Maria Chanel foi declarado padoreira da Oceania em 1954.  (Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)

Reflexão: A vocação missionária faz parte da vida da Igreja. Seja a missão cotidiana, ou a missão entre os povos, todo cristão é convidado a levar a Boa Nova de Jesus Cristo para além dos limites de sua comunidade. Pedro Chanel foi envolvido pelo amor a Jesus Cristo e quis colocar sua vida a serviço do evangelho. Que o exemplo deste santo nos leve também a viver uma vida de justiça e fraternidade.

TJL – ACIDIGITAL.COM – A12.COM – EVANGELI.NET –EVANGELHODOQUOTIDIANO.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário