quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Bom Dia Evangelho
24 de setembro de 2009 — Quinta-feira
Ano B- São Marcos - 25ª Semana Comum
Santíssima Eucaristia – 3B - (Cor Branca)

Herodes está perplexo porque ouviu falar de Jesus, e desejava vê-lo pessoal-mente. Será que é suficiente encontrar-se com Jesus sem ter fé? Essa presença de Herodes prediz o sofrimento das perseguições na Comunidade primitiva. Em torno do altar, o próprio Cristo convida-nos a tomar atitudes diferentes em nossa vida: É preciso progredir na amizade com Deus. A Eucaristia nos alimenta e nos traz alento, mas também compromete-nos com a verdade do Evangelho no coração do mundo.

Oração:
Pai, diversamente dos inimigos de Jesus, quero conhecer a identidade e a missão de teu Filho, pois é por ele que me guiarei para ser fiel a ti.

EVANGELHO
Herodes viu, mas não creu (Lc 9,7-9).
Herodes, o governador da Galiléia, ouviu falar de tudo o que estava acontecendo e ficou sem saber o que pensar. Pois alguns diziam que João Batista tinha sido ressuscitado, outros diziam que Elias tinha aparecido, e outros ainda que um dos antigos profetas havia ressuscitado. Mas Herodes disse: - Eu mesmo mandei cortar a cabeça de João. Quem será então esse homem de quem ouço falar essas coisas? E Herodes procurava ver Jesus.
Comentário do Evangelho
A vida de Jesus provoca dúvida em HerodesO evangelista Lucas narra esta interrogação de Herodes sobre Jesus por ocasião do envio dos Doze em missão pela Galiléia, território não muito extenso, que estava sob a sua jurisdição. Recebendo notícias da crescente atividade de Jesus e seus discípulos, Herodes alarma-se, parecendo-lhe que se repetia a mesma agitação ocorrida com João Batista. Temendo a popularidade e a pregação de João, Herodes havia mandado prendê-lo e, depois de algum tempo, decapitá-lo. Eram várias as opiniões entre o povo sobre Jesus. Tendo sido discípulo de João Batista, Jesus assumiu na sua Boa-Nova a proclamação da proximidade do Reino e o apelo à conversão. Pela semelhança do anúncio de Jesus com o de João Batista, opinavam que este, recém-executado por Herodes, teria ressuscitado. Com um misto de curiosidade e receio, Herodes desejava ver Jesus. O evangelista Lucas registra que, no processo da Paixão, quando Jesus é levado à presença de Herodes, este fi ca muito contente, pois havia muito tempo queria vê-lo e esperava que ele fi zesse algum milagre. Fica no ar a pergunta sobre Jesus: "Quem é este?". A resposta é encontrada por todo aquele que se deixa tocar por ele, seguindo-o e comprometendo-se com o seu projeto de restauração da vida.
A IGREJA CELEBRA HOJE-24/SET:
São Geraldo
Hoje nos enriquecemos com a vida de santidade de São Geraldo, primeiro mártir da Hungria que nasceu no final do primeiro milênio.Estudou em escola beneditina e teve uma ótima formação, que inclui o zelo pela salvação das almas. Abraçou a vida religiosa na Ordem Beneditina e em pouco tempo São Geraldo chegou ao serviço de abade do mosteiro.Voltando de uma viagem à Terra Santa, passou pela Hungria e a pedido do rei assumiu a missão de Evangelizar com seu grupo aquela nação. Combateu as idolatrias e o sagrado bispo não deixava de recorrer e recomendar a onipotência suplicante da virgem Maria.Com a morte do rei, entrou a luta pelo poder e ele lutou pela paz onde reinava a discórdia. Um dos pretendentes não só era contra o bispo, mas cultivava ódio pelo Cristianismo.Numa viagem em socorro do povo com a fé ameaçada, foi preso, e apedrejado até a morte pelos inimigos da fé, isto em 24 de setembro de 1046.Deixou escrito lindos testemunhos do religioso, bispo e fiel cristão que tornou-se com a graça de Deus.
Fonte: http://odiadossantos.carissimus.com/index.htm - www.paulinas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário