terça-feira, 22 de setembro de 2009

EVANGELHO DO DIA - 23 de Setembro, quarta-feira!


23 de setembro de 2009 — Quarta-feira
Missa, ou Celebração Eucarística, é um ato solene com que os católicos celebram o sacrifício de Jesus Cristo na cruz, recordando a Última Ceia.
Ano B – São Marcos - São Pietrelcina
(Presb, Mem., Cor Branca)


São Pietrelcina nasceu em 25 de maio de 1887 e morreu em 22 de setembro de 1968. Era grande sua caridade e solicitude pastoral para com aqueles que necessitavam de reconciliação e orientação espiritual. Sofrendo por mais de cinquenta anos os estigmas que trazia em seu corpo, venceu-os pelo caminho da santidade, trilhado na paciência, na dedicação e na vontade de Deus. Que São Pietrelcina ajude-nos a compreender nossos sofrimentos por maiores que sejam.
OraçãoPai, tendo recebido a tarefa de continuar a missão de Jesus, ensina-me a imitá-lo tanto no modo de ser e de pregar, quanto na pobreza e na coragem de enfrentar a rejeição.

Evangelho
Lc 9,1-6 - A missão dos discípulos
1 Jesus convocou os Doze, e lhes deu poder e autoridade sobre os demônios e para curar as doenças. 2 E os enviou a pregar o Reino de Deus e a curar. 3 E disse-lhes: «Não levem nada para o caminho: nem bastão, nem sacola, nem pão, nem dinheiro, nem duas túnicas. 4 Em qualquer casa onde vocês entrarem, fiquem aí, até vocês se retirarem do lugar. 5 E todos aqueles que não os acolherem, vocês, ao sair da cidade, sacudam a poeira dos pés, como protesto contra eles.» 6 Os discípulos partiram, e percorriam os povoados, anunciando a Boa Notícia, e fazendo curas em todos os lugares.* 9,1-6: Cf. nota em Mc 6,7-13. [* 6b-13: Os discípulos são enviados para continuar a missão de Jesus: pedir mudança radical da orientação de vida (conversão), desalienar as pessoas (libertar dos demônios), restaurar a vida humana (curas). Os discípulos devem estar livres, ter bom senso e estar conscientes de que a missão vai provocar hoque com os que não querem transformações.] - Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
Comentário do Evangelho
Jesus envia os apóstolos em missãoA simples referência aos "Doze" remete a uma lista da tradição com os doze nomes de apóstolos. Esta tradição foi criada a partir da interpretação, dos discípulos oriundos do judaísmo, de que o movimento de Jesus era a continuidade das doze tribos de Israel. Nos Evangelhos sinóticos, fora a lista dos Doze, só são feitas referências a quatro discípulos - Pedro, André, Tiago e João - e, na narrativa da Paixão, aparece o nome de Judas Iscariotes. O Evangelho de João não menciona esta lista dos Doze, nem fala em apóstolos. Demônios e doenças significavam a opressão interior que a doutrina das sinagogas e do templo exercia sobre o povo, bem como as precariedades e carências físicas sofridas pelos excluídos. Os discípulos devem ir despojados, entregues à providência daqueles que encontrarão nas casas ou pelos caminhos. O sucesso da missão resulta da confiança e auto-entrega dos enviados e da acolhida amorosa por parte dos destinatários, disponíveis para a solidariedade e para a comunhão. Vão surgindo, assim, novas comunidades, formando uma rede missionária.

A Igreja Celebra Hoje-23/set:
São Lino e Santa Tecla
Lembramos com alegria a história de santidade do papa Lino e da virgem prudente Tecla, que por diferentes caminhos tiveram como ponto em comum a docilidade em acolher o chamado de santidade, cada um dentro do seu estado vida. Por isso somos convidados pelo próprio Senhor neste dia a nos questionarmos sobre nossa resposta a Jesus, que através da vida destes encantadores santos, chama-nos a santidade.
São Lino
O grande pastor universal que lembrmos hoje chamava-se Lino e foi o primeiro sucessor de Pedro na sede de Roma; nascido em Toscana chegou a Roma para estudar, já que nesta se encontrava o maior centro de estudos e administração imperial. Lino conheceu os apóstolos Pedro e Paulo, deles se tornou amigo e discípulo:"Apressa-te a vir antes do inverno. Saúdam-te Eubulo, Pudente, Lino, Cláudia e todos os irmãos". (II Tim 4,21)Com o martírio de São Pedro em 67,aconteceu a entrada de São Lino no serviço dos servos do Senhor, e o apostolado deste homem de oração e ação foi fecundo e alcançou grande êxito na administração, tanto assim que sagrou 15 bispos, 18 sacerdotes e em 77 derramou seu sangue como fiel testemunho do Evangelho.
Santa Tecla
Uma das santas mais amadas do início do cristianismo, Tecla foi convertida pelo apóstolo Paulo, em uma suas missões. Deixou-se a tal ponto atrair-se pela beleza da castidade, que rompeu o noivado e consagrou-se a Cristo fazendo voto de virgindade.O noivo revoltado começou a acusar São Paulo de feitiçaria e outras práticas que o levaram a prisão, mas mesmo diante desta dificuldade Santa Tecla não deixou a amizade e a catequese do apóstolo, que só foi interrompido quando condenada a morrer queimada, pois não abandonava o seu santo propósito.Salva por um anjo, santa Tecla continuou amiga de São Paulo, que depois de liberto contou muito com a colaboração dessa virgem fiel e prudente.
Fonte: http://www.franciscanos.org.br/v3/vidacrista/liturgia/evangelho/2009/setembro/230909.php +http://odiadossantos.carissimus.com/index.htm + www.paulinas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário