terça-feira, 22 de setembro de 2009

A Missa é apenas isso. Ou tudo isso.

A Missa é apenas isso. Ou tudo isso.
Altar:
A mesa onde se realizavam os sacrifícios. A consagração sobre o altar do pão (hóstia) e do vinho, que simbolizam o corpo e o sangue de Jesus, celebra o Seu sacrifício pela salvação da humanidade. O altar é o centro da ação de graças que se realiza pela Eucaristia.

Liturgia (ou ritos):
Os atos do culto público de uma Igreja.

Missa (Celebração Eucarística):
Missa vem do latim mitere, que significa enviar, remeter, e tem o sentido de missão (que é a ação de enviar). Mas os primeiros nomes dados pelos cristãos a esta cerimônia foram duas expressões bem descritivas: Ceia do Senhor e Fração do Pão. O nome Missa possivelmente apareceu porque, em latim, o ritual se encerra com a frase Ite, missa est dirigida aos fiéis, significando mais ou menos Agora devem ir, pois já receberam uma missão para cumprir. Essa missão é anunciar ao mundo a ressurreição de Cristo, que os fiéis testemunham no ato da consagração do pão e do vinho.

Ritos:
Conjunto de cerimônias e regras cerimoniais usualmente praticadas por uma religião.

Santo:
Pessoa canonizada pela Igreja, isto é, pessoa que a Igreja proclamou solenemente ter praticado as virtudes e ter vivido fiel à graça de Deus.

Trindade:
Dogma fundamental da fé cristã: um Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo; um só Deus em três pessoas distintas numa única substância.Como dogma, a Trindade é uma verdade aceita sem base crítica de seus princípios.

A MISSA EXPLICADA:
Missa, ou Celebração Eucarística, é um ato solene com que os católicos celebram o sacrifício de Jesus Cristo na cruz, recordando a Última Ceia. A nossa refeição sempre reúne em torno da mesa pessoas que se querem bem - é um momento de partilha, de confraternização, de amizade.Há dois mil anos também era assim. E foi uma ceia que Jesus escolheu para reunir Seus apóstolos durante a Páscoa do ano de Sua morte. Com certeza Jesus queria um ambiente de confraternização e cordialidade para esse encontro que, só Ele sabia, seria o último a reunir o grupo todo.Normalmente, aquela ceia seguiria o ritual das ceias cultuais judaicas. No início o hospedeiro tomava um pedaço de pão, erguia um palmo acima da mesa e dizia uma breve oração antes de dividir o pão com todos. E na Páscoa, para assegurar as graças divinas, a ceia incluía o sacrifício de um cordeiro.Mas, dessa vez, no início Jesus tomou o pão, partiu e, no lugar da oração convencional, disse “Tomai, comei. Isto é o Meu Corpo que será entregue por vós”.
ritual da Missa justamente revive todos os momentos daquela memorável refeição com o mesmo sentido de fraternidade. São quatro partes ou momentos bem distintos.A primeira parte da Missa, os Ritos Iniciais, marca a chegada e a reunião de todos os convidados em torno da mesa.Segue-se uma animada conversa entre amigos que se encontram: é a segunda parte, a Liturgia da Palavra, o alimento espiritual, a palavra de Deus - a Boa Nova que Jesus sempre pregava. A terceira parte é o momento central de toda ceia - todos vão alimentar-se. É a Liturgia Eucarística, o coração da Missa. Ela revive o mistério pascal de Cristo, isto é, Sua morte e ressurreição. Com a consagração feita sobre o altar, a hóstia adquire as propriedades do corpo de Jesus. E como fizeram os apóstolos naquela ceia, os fiéis também tomam seu alimento sólido (o pão, agora em forma de hóstia), e podem tomar o vinho, seu alimento líquido (em muitas ocasiões o celebrante imerge a hóstia no cálice de vinho antes de oferecê-la ao fiel).
A Eucaristia recorda esse momento de comunhão. Na Eucaristia os fiéis ressurgem com Cristo para uma nova existência.
Encerrando a Ceia, a bênção e a despedida dos Ritos Finais têm o mesmo sentido da bênção dada por Jesus a seus discípulos após Sua ressurreição: nesse momento Jesus os enviava para apregoar pelo mundo a palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário