segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Bom dia Evangelho-29.set.2009

Segue: Evangelho do dia 29 de setembro - (http://sao-tarcisio.blogspot.com/)

Deus nos fala
O Reino de Deus vence os reinos do mundo e o Povo de Deus não lhes está mais submisso. No Cristo, Cordeiro imolado que deu-nos a vida, e em sua misericórdia, o cristão vence toda maldade que o ameaça. Cristo conhece o coração humano e sabe quando há nele sinceridade e abertura de alma.
tjl@28set2009-18:37lt(29set)

29 de setembro de 2009 — Terça-feira
S. Miguel, S. Gabriel e S. Rafael
(Arcanjos, Gl., Pf. Anjos, Cor Branca)


Celebramos hoje os Arcanjos: Miguel, Gabriel e Rafael. Os Anjos vêm de Deus e nos trazem sua mensagem, como o Anjo Gabriel anunciou a Zacarias o nascimento de João Batista, e, a Maria, o nascimento de Jesus. Deus protege-nos por causa de seu infinito amor para conosco, e sempre que pedimos seu socorro está pronto a nos auxiliar. De nossa parte, andemos nos caminhos da caridade, para que assim atraiamos sobre nós a bênção e as graças divinas.
Peçam, e lhes será dado! Procurem, e encontrarão!Batam, e abrirão a porta para vocês! Pois todo aquele que pede, recebe; quem procura, acha;
Oração
Pai, leva-me a conhecer, cada vez mais profundamente, a identidade de teu Filho Jesus, e a fazer-me discípulo dele, de modo a compartilhar sua missão.

Evangelho
Jo 1,47-51
Jesus chama Natanael

47 Jesus viu Natanael aproximar-se e comentou: «Eis aí um israelita verdadeiro, sem falsidade.» 48 Natanael perguntou: «De onde me conheces?» Jesus respondeu: «Antes que Filipe chamasse você, eu o vi quando você estava debaixo da figueira.» 49 Natanael respondeu: «Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel!» 50 Jesus disse: «Você está acreditando só porque eu lhe disse: ‘Vi você debaixo da figueira’? No entanto, você verá coisas maiores do que essas.» 51 E Jesus continuou: «Eu lhes garanto: vocês verão o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.»

* 35-51: João descreve os sete dias da nova criação. No primeiro dia, João Batista afirma: «No meio de vocês existe alguém que vocês não conhecem.» Nos dias seguintes vemos como João Batista, João, André, Simão, Filipe e Natanael descobrem a Jesus. É sempre uma testemunha que aponta Jesus para outra. O último dia será o casamento em Caná, onde Jesus manifestará a sua glória.
«O que vocês estão procurando?» São estas as primeiras palavras de Jesus neste evangelho. Essa pergunta, ele a faz a todos os homens. Nós queremos saber quem é Jesus, e ele nos pergunta sobre o que buscamos na vida.
Os homens que encontraram Jesus começaram a conviver com ele. E no decorrer do tempo vão descobrindo que ele é o Mestre, o Messias, o Filho de Deus. O mesmo acontece conosco: enquanto caminhamos com Cristo, vamos progredindo no conhecimento a respeito dele.
João Batista era apenas testemunha de Jesus, a quem tudo se deve dirigir. João sabia disso; por isso convida seus próprios discípulos para que se dirijam a Jesus. E os dois primeiros vão buscar outros. É desse mesmo modo que nós encontramos a Jesus: porque outra pessoa nos falou dele
ou nos comprometeu numa tarefa apostólica.
Jesus sempre reconhece aqueles que o Pai coloca em seu caminho. Ele reconhece Natanael debaixo da figueira e também Simão, escolhido para ser a primeira Pedra da Igreja.
Vereis o céu aberto: No sonho de Jacó, os anjos subiam e desciam por uma escada que ligava a terra ao céu (leia Gn 28,10-22). Doravante é Jesus, o Filho do Homem, a nova ligação entre Deus e os homens. Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
Comentário do Evangelho
Natanael se coloca no seguimento de Jesus


O tom profético da afirmação de Jesus, de que já conhecia Natanael, provoca a admiração deste. Embora um sincero israelita, Natanael, dominado pela ideologia messiânica de poder, desprezava a Galiléia. Porém, acaba chamando Jesus de Rabi e, como profissão de fé, lhe confere dois títulos de poder: Filho de Deus, atribuído aos reis, e Rei de Israel, poderoso messias davídico; ambos são recusados por Jesus. Natanael, seguindo Jesus, verá coisas maiores ainda. Verá "o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem". Na crença judaica, os anjos eram servidores de Deus. No livro de Gênesis, os "anjos de Deus" que sobem a Deus e descem antecedem a renovação da aliança de Javé, então com Jacó. Agora, a nova aliança é feita com o Filho do Homem, o Deus encarnado em Jesus. O Jesus humano e humilde faz a aliança com os pobres, pequeninos, oprimidos e excluídos, e, com seu amor misericordioso, promove a sua libertação e o desabrochar de suas vidas.
A Igreja celebra hoje-29.setembro
São Miguel, Gabriel e Rafael
Com alegria, comemoramos a festa de três arcanjos neste dia: Miguel, Gabriel e Rafael. A igreja Católica, guiada pelo Espírito Santo, herdou do Antigo Testamento, a devoção a estes amigos, protetores e intercessores, que do céu vem em nosso socorro, pois, como são Paulo, vivemos num constante bom combate.
São Miguel

O nome do Arcanjo Miguel, possui um revelador significado em hebraico:"Quem é igual a Deus" segundo a bíblia, ele é um dos sete espíritos assistentes ao trono do altíssimo, portanto um dos grandes príncipes do céu e ministro de Deus.
No Antigo Testamento o profeta Daniel chama são Miguel de príncipe protetor dos judeus, enquanto que no novo testamento ele é o protetor dos filhos de Deus e sua Igreja, já que até a Segunda vinda do Senhor, estaremos em luta espiritual contra os vencidos, que querem nos fazer perdedores também.
"Houve então um combate no céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer, e não se encontrou mais lugar para eles no céu".
São Gabriel

O nome deste arcanjo, citado duas vezes nas profecias de Daniel, significa "Homem de Deus", mas é muito conhecido devido sua singular missão de mensageiro, uma vez que ele quem anunciou o nascimento de João Batista e principalmente anunciou o maior fato histórico:
"No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré ... O anjo veio à presença dela (Maria) e lhe disse: "Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus" a partir daí são Lucas narra no primeiro capítulo do seu Evangelho, como se deu a Encarcação.
São Rafael

Um dos sete espíritos que assistem ao trono de Deus, Rafael aparece no Antigo Testamento, no livro de Tobit.
" Tobias foi à procura de alguém que o pudesse acompanhar até a Média e conhecesse bem o caminho. Ao sair encontrou o anjo Rafael, em pé diante dele, mas não suspeitou que fosse um anjo de Deus " (Tob 5,4).
Este arcanjo de nome "Deus Curou" restituiu a vista do piedoso Tobit, e nos demonstra que a sua presença, como a de Miguel e Rafael, é discreta, porém amiga e importante.
Há diferença entre Rezar e Orar?
Para nós católicos não há diferença entre rezar e orar; para os protestantes, rezar é fazer orações lidas ou memorizadas. Então, como eles não têm orações memorizadas ou lidas, preferem o termo orar. Fonte: Prof. Felipe Aquino.
Fonte: http://www.buscandonovasaguas.com/ -http://www.gaudiumpress.org/ -http://www.paroquiasaopedro.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário