terça-feira, 22 de setembro de 2009

Evangelho do dia - 22 de setembro!

22 de setembro de 2009 — Terça-feira
Ser Cristão é, não só ser batizado: é seguir a Cristo e os seus ensinamentos.
Ano B- São Marcos - 25ª Semana Comum
Formulário do 25° Domingo Comum

A Palavra do Senhor nos reúne como família. Ela é dirigida a todos os homens e mulheres, para ser compreendida e acolhida. Nela encontramos o sentido da vida, e a vontade de Deus sobre nós. Ser convocado e estar unido pela Palavra é tornar-se, de fato, a família do Reino. É isto que Jesus mostrou ao dizer-nos:“Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática”. Amemos, pois, e guardemos essa Palavra que nos dá vida e nos faz família de Deus.

Oração
Pai, que minha condição de membro da grande família do Reino se expresse no meu modo de proceder. Pela disposição a amar, quero dar provas de ser teu filho.

Evangelho
Lc 8,19-21 - A verdadeira família de Jesus
-* 19 A mãe e os irmãos de Jesus se aproximaram, mas não podiam chegar perto dele por causa da multidão. 20 Então anunciaram a Jesus: «Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem te ver.» 21 Jesus respondeu: «Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática.»* 19-21: Jesus instaura novas relações entre os homens, que começam a existir quando os homens põem em prática a palavra do Evangelho, continuando a missão de Jesus. -Bíblia Sagrada - Edição Pastoral

Comentário do Evangelho
A grande família de Jesus é aquela em que o amor transbordaLucas coloca este episódio como fecho à instrução de Jesus sobre a escuta da palavra. Escutar a palavra não signifi ca tornar-se conhecedor de alguma doutrina religiosa ou grande devoto de cultos e louvores, nem aplicar-se a cumprir preceitos morais. O critério fundamental da comunhão com Deus é o cumprimento da sua vontade, pondo em prática as palavras de Jesus. A partir deste critério fundamental, Lucas já apresentara a parábola dos dois construtores: aquele que constrói a casa sólida é o que escuta as palavras de Jesus e as põe em prática, fazendo a vontade de Deus. Na narrativa de hoje se desvela um sentido mais amplo da própria família, extrapolando os laços carnais. É a grande família formada por todos aqueles que, unidos a Jesus, se empenham no cumprimento de sua palavra. É, também, na perspectiva da família aberta e solidária que Lucas narra a proclamação de Jesus: "Bem-aventurados, sobretudo, são os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática", quando uma mulher lhe diz: "Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram". A grande família de Jesus é aquela em que o amor transborda, comunicando-se a todos, particularmente aos mais necessitados. Realiza-se assim a vontade de Deus, que deseja vida plena para todos, sem exclusões.

A Igreja Celebra Hoje-22/set:
São Maurício e companheiros
Hoje Roma muitas vezes e chamada de Cidade Eterna, onde se encontramos a Cátedra de São Pedro, ocupada pelo atual papa João Paulo II. Roma é considerada pelos Católicos como sinal visível do Sacramento Universal da Salvação, a Igreja; porépara isto muitos mártires deram a vida para "compraram" com o sangue a vitória do Cristianismo sobre o Império Romano que em 381 dobrou os joelhos diante do verdadeiro Deus e verdadeiro homem Jesus Cristo.São Maurício e Companheiros, faziam parte da tropa de valentes guerreiros e mártires do Senhor, que estiveram envolvidos no massacre da Legião Tebaica. O imperador Diocleciano precisando combater tropas que ameaçavam o Império no Oriente, foi ao amigo Maxímiano para que o mesmo, organizasse um forte exército. Tendo feito um progresso, o imperador mandou que o exército parasse para descansar e oferecer sacrifícios aos deuses, em sinal de agradecimento.Imediatamente os soldados cristãos se opuseram a tal ordem :"Somos teus soldados e não menos servidores de Deus. Sabemos perfeitamente a nossa obrigação como militares, mas não nos é lícito atraiçoar o nosso Deus e Senhor. Estamos prontos a obedecer a tudo que não contrarie a lei de Jesus Cristo."Começaram a matar parte deste grupo, e o oficial Maurício com seus companheiros foram que mais se destacaram, pois acolheram por amor e fé em Jesus Cristo a palma do martírio, e dando o mais perfeito assim o testemunho. Providencialmente, ou seja, como sinal da grande fidelidade destes cristãos, o local à beira do rio Ródano ficou conhecida como Martigny, nome que deriva de mártir.

Fonte: http://www.editorasantuario.com.br/ -http://www.paulinas.org.br/diafeliz -http://odiadossantos.carissimus.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário