sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Bom dia Evangelho 25.set.2009

25 de setembro de 2009 — Sexta-feira
Ano B- São Marcos - 25ª Semana Comum
Pela Igreja – 1B - (Cor Verde)

Jesus perguntou aos discípulos o que o povo estava dizendo sobre Ele. Depois perguntou aos próprios discípulos, e Pedro respondeu em nome de todos: “O Cristo de Deus”. Essa mesma resposta deve ser dada por todos e cada cristão, em nome da Igreja que anuncia o Redentor da humanidade. Ele nos une em sua Igreja e nos dá sua graça que sustenta nossa fé. Bonito é quando todos nós respondemos: “Ele está no meio de nós”. Ser Igreja é ser sacramento do Reino no mundo.
Oração
Pai, só tu podes revelar-me a identidade de teu Filho Jesus. Que eu a conheça de forma verdadeira para poder conformar com ela a minha vida.
EVANGELHO DO DIA
Lc 9,18-22 - Jesus é o Messias

- 18 Certo dia, Jesus estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou: «Quem dizem as multidões que eu sou?» 19 Eles responderam: «Alguns dizem que tu és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que tu és algum dos antigos profetas que ressuscitou.» 20 Jesus perguntou: «E vocês, quem dizem que eu sou?» Pedro respondeu: «O Messias de Deus.» 21 Então Jesus proibiu severamente que eles contassem isso a alguém. 22 E acrescentou: «O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos chefes dos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto, e ressuscitar no terceiro dia.* 18-27: Não basta declarar e aceitar que Jesus é o Messias; é preciso rever a idéia a respeito do Messias, o qual, para construir a nova história, enfrenta os que não querem transformações. Por isso, ele vai sofrer, ser rejeitado e morto. Sua ressurreição será a sua vitória. E quem quiser acompanhar Jesus na sua ação messiânica e participar da sua vitória, terá que percorrer caminho semelhante: renunciar a si mesmo e às glórias do poder e da riqueza. +Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
Comentário do Evangelho
Cabe a Pedro revelar a identidade do Mestre
Várias são as opiniões sobre a identidade de Jesus e a natureza de sua missão. As identificações com João Batista, com Elias ou com algum dos antigos profetas exprimem a expectativa de um líder popular libertador. Contudo, caberá a Pedro, que na narrativa representa a comunidade de discípulos, a interpretação equivocada, identificada com a ideologia do sistema religioso da sinagoga: Jesus é o messias ("cristo") davídico, escolhido por Javé para restaurar Israel. Em decorrência, segue-se a severa advertência aos discípulos. A narrativa destina-se amplamente às novas comunidades, para que não se atrelem à ideologia messiânica de poder da sinagoga, opressora e conservadora. Para terminar de desfazer o equívoco, Jesus apresenta-se como o "Filho do Homem". A expressão hebraica, depois traduzida para o grego, significa simplesmente "o humano". E o "humano" é vulnerável à violência, ao sofrimento e à morte. Entretanto, o "humano", em Jesus e por Jesus, pela filiação divina amorosamente infundida por Deus em seu coração, é portador da vida eterna.
A Igreja celebra hoje dia 25 de setembro:
Santo Alberto, São Firmino ou Firmin, São Cléofas ou Alfeu, Santa Aurélia eSanta Neomísia (séc. XIV).
São Sérgio
"Contemplando a santíssima trindade, vencer a odiosa divisão deste mundo "Esta frase reflete a alma contemplativa do santo de hoje, são Sérgio, considerado o são Bento da Rússia cristã. Na antiga Rússia o cristianismo penetrou por volta do século IX, sendo Vlademiro o primeiro príncipe a se converter ao cristianismo, isto em 1010.A religião do Cristo esteve sempre na Rússia, ligada mais ao Oriente do que a Roma. Monge, Sérgio tornou-se o grande evangelizador so século XIV, pois através de numerosos mosteiros irradiava a cultura e a verdadeira fé.Após deixar o declínio da vida monástica na Rússia, Sergio experimentou, com seu irmão, a construção numa floresta virgem de uma capela dedicada a Santíssima Trindade, devoção desconhecida naquele povo.O irmão não aguentou, mas com firmeza e santidade, o santo de hoje atraiu a muitos, até que edificaram um mosteiro em louvor a Santíssima Trindade.Ordenado sacerdote para melhor exercício e vocação de formar os monges na fundamental, regra da oração e trabalho, viveu são Sergio os "filhos", a pobreza, mansidão e total confiança na divina providência.São Sérgio escreveu tanto que é considerado o grande educador nacional do povo russo. Faleceu com quase 80 anos em 25 de setembro de 1392 no mosteiro da Santíssima Trindade.
Por que Deus não impediu o primeiro homem de pecar?
São Leão Magno responde: ` A graça inefável de Cristo deu-nos bens melhores do que aqueles que a inveja do demônio os havia subtraído`(Sermão 73,4 : PL 54,396)São Tomás: ` Nada obsta que a natureza humana tenha sido destinada a um fim mais elevado após o pecado. Com efeito Deus permite que os males aconteçam para tirar deles um bem maior. Donde a palavra de São Paulo: ` Onde abundou o pecado superabundou a graça ` (Rom 5, 20). E o canto do Exultet: Ó feliz culpa, que mereceu tal e tão grande Redentor` (S. Th. III,1.3 ad 3).
Fonte: http://odiadossantos.carissimus.com/index.htm - www.paulinas.org.br - www.vatican.on -www.cleofas.com.Br-http://odiadossantos.carissimus.com/index.htm-http://www.arquidiocesedebrasilia.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário