Bom dia Evangelho (01.janeiro.2009)
Ano C - São Marcos SANTO DO DIA: Santa Maria, Mãe de Deus; Santa Zedislava de Lemberk, mãe de família; Santo Elói ou Elígio
SE QUISERES CULTIVAR A PAZ, PRESERVA A CRIAÇÃO
Oração
Pai, dá-me a luz do teu Espírito, para que, como Maria, eu possa compreender o desígnio de amor que tens para mim, e ser-lhe fiel.
Evangelho
Solenidade da Mãe de Deus (Lc 2,16-21)
Eles foram depressa, e encontraram Maria e José, e viram o menino deitado na manjedoura. Então contaram o que os anjos tinham dito a respeito dele. Todos os que ouviram o que os pastores disseram ficaram muito admirados. Maria guardava todas essas coisas no seu coração e pensava muito nelas. Então os pastores voltaram para os campos, cantando hinos de louvor a Deus pelo que tinham ouvido e visto. E tudo tinha acontecido como o anjo havia falado. Uma semana depois, quando chegou o dia de circuncidar o menino, puseram nele o nome de Jesus. Pois o anjo tinha dado esse nome ao menino antes de ele nascer.
Comentário ao Evangelho do dia feito por : João Paulo II, Papa entre 1978 e 2005 Homilia de 01/01/02 (© copyright Libreria Editrice Vaticana Mãe de Deus, Mãe do Príncipe da Paz «Salve Santa Mãe santa, que destes à luz o Rei do céu e da terra» (antífona de entrada).
Hoje, oitavo dia depois do Natal e primeiro dia do ano, a Igreja dirige-se com esta antiga saudação à Santíssima Virgem Maria, invocando-a enquanto Mãe de Deus. O Filho eterno do Pai tomou n'Ela a nossa carne e tornou-se, através d'Ela «filho de David, filho de Abraão» (Mt 1, 1). Maria é, portanto, a verdadeira Mãe, a Theotokos, a Mãe de Deus! Se Jesus é a Vida, Maria é a Mãe da Vida. Se Jesus é a Esperança, Maria é a Mãe da Esperança. Se Jesus é a Paz, Maria é a Mãe da Paz, a Mãe do Príncipe da Paz. Entrando no novo ano, pedimos a esta Mãe santa que nos abençoe. Peçamos-lhe que nos dê Jesus, a nossa bênção completa, com a qual o Pai abençoou a história de uma vez por todas, fazendo com que se tornasse uma história de salvação. [...] O Menino nascido em Belém é a Palavra eterna do Pai feita carne para nossa Salvação: é «Deus connosco» que traz conSigo o segredo da verdadeira paz. Ele é o Príncipe da Paz (Is 7, 14; 9, 5). [...]«Salve, Santa Mãe!» [...] O Menino que apertas contra o peito tem um nome querido aos povos da religião bíblica: «Jesus», que significa «Deus salva». Assim Lhe chamava o arcanjo, antes mesmo de que Ele fosse concebido no teu seio (Lc 2, 21). Na face do Messias recém-nascido reconhecemos a face de cada um dos teus filhos ultrajados e explorados. Reconhecemos em especial a face das crianças, seja qual for a sua raça, o país ou a cultura a que pertençam. Para elas, ó Maria, pelo futuro delas, te pedimos que enterneças os corações endurecidos pelo ódio, a fim de que se abram ao amor e de que a vingança ceda finalmente o lugar ao perdão. Ó Mãe, alcança-nos que a verdade desta afirmação – não há paz sem haver justiça e não há justiça sem haver perdão – se imprima no coração de todos. A família humana poderá assim reencontrar a paz verdadeira, que nasce do encontro entre a justiça e a misericórdia. Mãe santa, Mãe do Príncipe da Paz, ajuda-nos! Mãe da humanidade e Rainha da Paz, ora por nós!
A Igreja celebra hoje Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus
Graças ao Espírito Santo que conduz a Igreja Católica, podemos iniciar o ano civíl pedindo que a Santa Maria passe à frente de cada dia deste novo tempo. De modo concreto, isto acontece com a Solenidade que inaugura o calendário dos santos, com a Mãe e molde de todos os santos: Theotokos, Santa Maria, Mãe de Deus. Santa Maria é a Mãe de Deus (Theotokos) porque assim o Pai, Filho e o Espírito quiseram: "Deus Pai ajuntou todas as águas e denominou-as mar; reuniu todas as suas graças e chamou-as Maria. Deus Filho comunicou a sua Mãe tudo que adquiriu por sua vida e morte: seus méritos infinitos e suas virtudes admiráveis. Deus Espírito Santo comunicou a Maria, sua fiel esposa, seus dons inefáveis, escolhendo-a para dispensadora de tudo que ele possui" (São Luís Maria Grignion de Montfort). Todo este querer da Santíssima Trindade tornou-se possível devido o ativo sim da Virgem: "Eu sou a serva do Senhor. Aconteça-me segundo a tua palavra!" (Lc 1,38). O "fiat" da Virgem Santíssima permitiu a Encarnação do Verbo que a escolheu desde toda eternidade para ser mãe da segunda Pessoa da Trindade, esposa do Espírito e filha predileta do Pai. Este dogma Mariano, afirmada nas Sagradas Escrituras e sustentada pela Tradição Viva da Igreja, foi declarada oficialmente pela Igreja no Concílio Ecumênico de Éfeso, em 413, em oposição à oposição à heresia de Nestório, que destruía a unidade pessoal do Cristo. Nesse concílio a Santa Maria foi chamada Theotokos, isto é, geradora de Deus, e desde então, com maior clareza os cristãos puderam e em todos os dias deste ano poderemos recorrer a sua poderosa intercessão de Mãe do Deus, que se fez nosso irmão e de sua Mãe feita nossa também: "Mulher eis aí teu filho! Em seguida, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe!" (Jo 19,26-27).Santa Maria, Mãe de Deus...rogai por nós!
tjl-www.paulinas.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário