quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Bom dia Evangelho
Sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
I Semana do Tempo Comum - Ano “C” (Ímpar) - 1ª Semana do Saltério (Livro III) - Cor Verde


Santos do Dia: Bonito de Clermont (monge, bispo) , Ceovulfo (rei da Nortúmbria, Inglaterra, monge), Efísio da Sardenha (mártir), Habacuc (profeta bíblico do Antigo Testamento), Isidoro de Alexandria (presbítero), Ida de Limerick (virgem), João Calabites (eremita), Laudato de Bardsey (abade), Macário, o Grego (eremita de Alexandria), Malardo de Chartres (bispo), Maura e Brita (virgens de Tours), Máximo de Nola (bispo), Miquéias (profeta bíblico do Antigo Testamento), Paulo de Tebas (eremita), Secundina de Roma (virgem, mártir), Tarsícia de Rodez (virgem), Francisco Fernando de Capillas (dominicano, mártir, bem-aventurado), Pedro de Castelnau (monge, mártir, bem-aventurado)
Antífona: Ergamos os nossos olhos para aquele que tem o céu como trono; a multidão dos anjos o adora, cantando a uma só foz: Eis aquele cujo poder é eterno.

Oração: Ó Deus, atendei como pai às preces do vosso povo; dai-nos a compreensão dos nossos deveres e a força de cumpri-los. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Evangelho: Marcos (Mc 2, 1-12)
A cura do Paralítico


1Alguns dias depois, Jesus entrou de novo em Cafarnaum. Logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. 2E reuniram-se ali tantas pessoas, que já não havia lugar; nem mesmo diante da porta. E Jesus anunciava-lhes a palavra. 3Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. 4Mas não conseguindo chegar até Jesus, por causa da multidão, abriram então o teto, bem em cima do lugar onde ele se encontrava. Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado. 5Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: "Filho, os teus pecados estão perdoados".

6Ora, alguns mestres da lei, que estavam ali sentados, refletiam em seus corações: 7"Como este homem pode falar assim? Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados, a não ser Deus". 8Jesus percebeu logo o que eles estavam pensando no seu intimo, e disse: "Por que pensais assim em vossos corações? 9O que é mais fácil: dizer ao paralítico: 'Os teus pecados estão perdoados', ou dizer: 'Levanta-te, pega a tua cama e anda'? 10Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder de perdoar pecados, disse ele ao paralítico: 11eu te ordeno: levanta-te, pega tua cama, e vai para tua casa!” 12O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. E ficaram todos admirados e louvavam a Deus, dizendo: “Nunca vimos uma coisa assim.” Palavra da Salvação!
Contexto: O ministério de Jesus na Galiléia. Leitura paralelas: Mt 9, 1-8; Lc 5, 17-26. O evangelho de hoje é sempre válido para a sexta-feira da primeira semana do tempo comum; a I leitura e o Salmo Responsorial são específicos para os anos pares
Comentário o Evangelho
Fé e incredulidade

É chocante o contraste entre a fé do paralítico e dos que o traziam até Jesus, para ser curado, e a incredulidade de alguns escribas, presentes nesta ocasião.

Para que o homem fosse curado, pessoas de boa vontade superaram todos os obstáculos a fim de fazê-lo chegar até Jesus. Mas, a presença da multidão impedia-lhes o acesso. Por isso, resolveram abrir um buraco no teto, por onde puderam descer a maca do paralítico. Só uma fé profunda pode explicar este gesto quase desesperado. E Jesus o descobre, e o recompensa. Por sua vez, 95 escribas ruminam, em seus corações, pensamentos malévolos a respeito da ação de Jesus. Tomam-no por usurpador de um poder exclusivo de Deus, porque perdoa os pecados daquele pobre homem, antes mesmo que lhe solicitassem a cura. Sua incredulidade leva-os a acusar Jesus de blasfemo. E que, no fundo, não suportavam conviver com a misericórdia que jorrava do coração do Mestre.
5

A incredulidade dos escribas não foi suficientemente forte para bloquear Jesus. Ele continuou a agir com absoluta liberdade, sempre conforme o querer do Pai. Não só per¬doou todos os pecados do paralítico, como também, devolveu-lhe a saúde, recompensando-lhe a fé.

Os incrédulos podem até permanecer firmes em sua incredulidade. Só não podem dizer que não tinham motivos para crer. O milagre de Jesus não dava margem para dúvidas. [O EVANGELHO DO DIA, Ano “A”. Jaldemir Vitório. ©Paulinas, 1997]
A igreja celebra hoje:
Santo Arnaldo Jassen


Santo Arnaldo Janssen era o segundo entre 11 irmãos, uma família profundamente católica, da classe média. Trata se um gigante espiritual, cuja biografia é impossível de ser resumida. Com apenas 20 anos de idade habilitou-se como professor de todas as matérias ginasiais em Bonn. Em seguida entrou no seminário maior de Münster, sendo ordenado em 5 de agosto de 1861. Por 12 anos foi professor e escritor de obras divulgadas. Foi diretor do Apostolado da Oração em Bonn. Renunciou ao cargo de professor e diretor do Apostolado da Oração e começou sua grande obra como fundador, a qual se dedicou até sua morte. Eis outras de suas fundações: Fundador da Sociedade Verbo Divino (1875), das Missionárias Servas do Espírito Santo (1889) e das Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua (1896) todos os três institutos em Steyl, na Holanda. Pioneiro das missões entre pagãos e entre católicos num clero escasso na América Latina e nas Ilhas Filipinas. Pioneiro do movimento moderno nos países de língua alemã, holandesa e eslava. Promotor do cuidado espiritual para com os migrantes, imprensa católica, apostolado dos leigos, etc. No final da vida foi obrigado a se refugiar para escapar ao Kuturkampf- perseguições à Igreja no recém Império alemão, dos últimos anos de governo de Bismarck.

Nascemos por amor, vivemos para amar e somente o amor eterniza nossas vidas. (Frei Neylor Tonin)
Dê um peixe a um homem faminto e você o alimentará por um dia. Ensine-o a
pescar, e você o estará alimentando pelo resto da vida. (Provérbio Chinês
)
tjl@
http://sao-tarcisio.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário