quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Bom dia evangelho
21 de janeiro de 2010 — Quinta-feira
Santa Inês-
Pedro Damião, Severiano, Sérvulo, Fortunato, Zacarias,Germano,Irene,Roberto
Ano C - (VgMt, Mem., Cor Vermelha)


Santa Inês era ainda muito jovem, tinha por volta de 16 anos, quando foi colocada diante da escolha entre Cristo ou a vida do mundo. Sem dúvida, escolheu o martírio pelo qual encontrou-se definitivamente com seu amado, Jesus Cristo: uma espada lhe atravessou o peito! Foi seu natal. Deu-nos grande lição de firmeza, apesar de sua pouca idade. A fé madura e sincera não olha idade ou condição social. Nós somos adultos de verdade em nossa fé?
Oração

Pai, conduze-me ao teu filho Jesus, por meio do qual o Reino mostra sua eficácia em mim, fazendo a vida e a esperança renascerem em meu coração
Evangelho

Mc 3,7-12Jesus e a multidão
-* 7 Jesus se retirou para a beira do mar, junto com seus discípulos. Muita gente da Galiléia o seguia. 8 E também muita gente da Judéia, de Jerusalém, da Iduméia, do outro lado do Jordão, dos territórios de Tiro e da Sidônia, foi até Jesus, porque tinha ouvido falar de tudo o que ele fazia. 9 Então Jesus pediu aos discípulos que arrumassem uma barca, para ele não ficar espremido no meio da multidão. 10 Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal se jogavam sobre ele para tocá-lo. 11 Vendo Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés gritando: «Tu és o Filho de Deus!» 12 Mas Jesus ordenava severamente para não dizerem quem ele era.* 7-12: Jesus se retira, mas atrai a multidão de todos os lugares. Ele acolhe o povo, mas também toma distância. O projeto de Jesus não pode ser atrapalhado por um assistencialismo que só atende às necessidades imediatas. É preciso destruir pela raiz as estruturas injustas; estas é que produzem todo tipo de necessidades na vida do povo.(Bíblia Sagrada - Edição Pastoral ).

Comentário do Evangelho

Jesus penetra nos corações pela humildade de seu amor encarnado
Estando Jesus em plena atividade em seu ministério na Galileia, Marcos faz um sumário desta missão com uma grandiosidade que parece ser mais um efeito literário para realçar a importância do movimento de Jesus. O povo da Galileia seguia Jesus, e a este povo juntava-se muita gente vinda das diversas regiões gentílicas vizinhas. Marcos caracteriza, assim, o ministério de Jesus como que dirigido a todos os povos, de maneira diferenciada do exclusivismo do Judaísmo. Dentre as multidões encontram-se alguns com "espíritos impuros". O título Filho de Deus era um título de poder associado a faraós e imperadores. A expectativa do messias glorioso e poderoso é própria dos "espíritos impuros". Jesus reprime e rejeita as manifestações de que ele seja o messias poderoso. Ele exprime a sua relação com Deus com a expressão "Abba" (carinhosamente: "paizinho"), e não como um filho de um rei poderoso. Jesus penetra nos corações pela humildade de seu amor encarnado e não pelo poder que violenta a liberdade. Em Deus confio,
A Igreja celebra hoje:
Santa Inês

Fazemos com grande alegria a Memória de Santa Inês, uma mulher que sofreu duplo matírio: o da castidade e o da fé. O nome de Inês deriva de uma palavra grega que significa "casta". Seu nome com todo seu significado tornou-se uma profecia e uma programa de vida.Da maneira que é hoje, a castidade, pureza e a virgindade no começo da Igreja também era um desafio, um ato heróico. Agora sem dúvida, dentre tantas mártires, foi Santa Inês uma das maiores que educada em família profundamente cristã viveu ,com a graça de Deus, sua afetividade e sexualidade de modo Santo.Conforme fontes segurar, Santa Inês tinha apenas treze anos quando estourou a perseguição de Diocleciano contra os cristãos. Devido sua beleza interior e exterior atraiu os olhares até do filho do prefeito de Roma, que a entregou como Cristã , ao imperador .Santa Inês entrou no céu como mártir em 304. No início quiseram diálogo, depois foi presa ,torturada arrastada para adorar um ídolo, além de ser jogada numa zona de prostituição, onde nada aconteceu, pois: "Jesus Cristo vela sobre a vida e a pureza ...Ele é meu defensor e abrigo. Podes derramar o meu sangue, nunca, porém, conseguirás profanar o meu corpo, que é consagrado a Cristo!"Santa Inês...rogai por nós!

tjl@

Nenhum comentário:

Postar um comentário