terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Bom dia Evangelho -Terça-feira, 12 de janeiro de 2010
I Semana do Tempo Comum - Ano “C” (Ímpar) - 1ª Semana do Saltério (Livro III) - Cor Verde


Santos do Dia: Antônio Maria Pucci (presbítero), Arcádio da Mauritânia (mártir), Bento Biscop (abade), Cesária de Arles (abadessa), João de Ravena (bispo), Martinho de León (agostiniano), Probo de Verona (bispo), Satiro da Acaia (mártir), Tatiana de Roma (mártir), Tígrio e Eutrópio (mártires de Constantinopla), Vitoriano de Asan (abade), Zótico, Rogato, Modesto, Catulo e Companheiros (mártires da África), Bernardo de Corleone (capuchinho, bem-aventurado), João Gaspar Cratz, Manuel d'Abreu, Bartolomeu Alvarez e Vicente da Cunha (jesuítas, mártires do Vietnam, bem-aventurados), Margarida Bourgeoys (virgem, fundadora da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora, bem-aventurada), Pedro Francisco Jamet (presbítero, bem-aventurado)

Antífona: Ergamos os nossos olhos para aquele que tem o céu como trono; a multidão dos anjos o adora, cantando a uma só foz: Eis aquele cujo poder é eterno.

Oração: Ó Deus, atendei como pai às preces do vosso povo; dai-nos a compreensão dos nossos deveres e a força de cumpri-los. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Evangelho: Marcos (Mc 1, 21b-28)
Jesus ensina em Cafarnaum e cura um endemoniado


21bEstando com seus discípulos em Cafarnaum, Jesus, num dia de sábado, entrou na sinagoga e começou a ensinar. 22Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da lei.

23Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: 24"Que queres de nós, Jesus nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o santo de Deus". 25Jesus o intimou: "Cala-te e sai dele!" 26Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. 27E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: "O que é isto? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!" 28E a fama de Jesus logo se espalhou por toda parte, em toda a região da Galiléia. Palavra da Salvação!

Contexto: O ministério de Jesus na Galiléia. Leitura paralela: Lc 4, 31-37. O evangelho de hoje é sempre válido para a terça-feira da primeira semana do tempo comum; a I leitura e o Salmo Responsorial são específicos para os anos pares.

Comentário o Evangelho
Ensinava com autoridade


A autoridade com que Jesus falava e realizava milagres chamava a atenção das pessoas. Embora houvesse muitos mestres e se tivesse notícia de indivíduos capazes de operar prodígios, ele se distinguia de todos os demais. Não era um milagreiro qualquer, nem um rabi como tantos outros. Em que consistia a sua originalidade?

As palavras e a ações de Jesus apontavam para algo que o superava. Não correspondiam àquilo que se podia esperar de um ser humano comum. Por exemplo, o modo como se defrontava com os espíritos imundos, e os submetia destemidamente, tinha algo de insólito.

O segredo de tudo isto é que Jesus era detentor de um poder, recebido de Deus. Era o Pai mesmo quem agia por meio do Filho. Por isso, o povo percebia existir algo de especial no que ele fazia. O próprio Jesus afirmava não agir por conta própria, e sim, por iniciativa divina. Jamais dissera estar nele a fonte de seu poder. Antes, buscava sempre levar seus ouvintes e espectadores a atribuir a Deus tudo o que viam e ouviam. As ações do Mestre eram verdadeira revelação do Pai.

Ao constatar que Jesus ensinava, com autoridade, uma doutrina nova, as pessoas podiam reconhecer, logo, a ação de Deus no meio delas. (O EVANGELHO DO DIA, Ano “A”. Jaldemir Vitório. ©Paulinas, 1997)

A igreja celebra hoje:
São Tomás de Córi


Este santo é especialmente reconhecido pela Igreja Católica já que restaurou os templos dos Santos Lugares em Jerusalém, depois do terrível destroço que fizeram ali os persas.

No ano 600 o rei persa Cosroes, pagão e inimigo da religião católica invadiu a Terra Santa na Palestina, e ajudado pelos judeus e samaritanos foi destruindo e queimando sistematicamente todo o católico: templos, casa religiosas, altares, etc. Mandou matar a milhares de cristãos em Jerusalém, a muitos outros os vendeu como escravos e, a outros, desterrou-os sem piedade. Um deles foi o Arcebispo de Jerusalém, São Zacarias, e foi São Modesto superior de um dos conventos da Terra Santa que Deus chamaria para reconstruir os templos. Heráclito, o novo governante, conseguiu afastar aos persas da cidade, situação que o santo aproveitou para começar o projeto de reconstrução, para o que contou com a ajuda de suas monges a recolher.

O primeiro que reconstruiu foi o templo do Santo Sepulcro, e em seguida o do Getsemani ou o Horto das Oliveiras e a Casa da Última Ceia, ou Cenáculo.

O Arcebispo Zacarias tinha morrido no desterro, e o imperador Heráclito nomeou como sucessor de este a São Modesto. Nomeou-o Patriarca Arcebispo de Jerusalém, sendo uma eleição muito oportuna, porque então sim teve facilidade para dedicar-se a reconstruir as centenas de templos e demais lugares Santos destruídos pelos bárbaros. Modesto continuou incansável seu trabalho de reconstruir templos, conseguir contribuições e inspecionar os trabalhos nos diversos sítios.

Morreu em 18 de dezembro enquanto levava um valioso carregamento de ajuda para a restauração dos Santos lugares, foi envenenado por uns perversos para poder lhe roubar os tesouros que levava. [ACI DIGITAL]

A gente não se liberta de um hábito, atirando-o pela janela: é
preciso fazê-lo descer a escada, degrau por degrau. (Mark Twain)
Os grandes navegadores devem sua reputação aos temporais e tempestades. (Epicuro)

tjl@

Nenhum comentário:

Postar um comentário