sábado, 2 de janeiro de 2010

Bom dia Evangelho
4 de janeiro de 2010 — Segunda-feira
Ano c – São Marcos - Segunda-feira depois da Epifania
Santos:
Angela de Foligno, Caio, Aquino, Tito, Prisciliano, Hermes, Elizabeth Seton (Pf. Epifania, Cor Branca)

Jesus proclama com a força de seu amor e de sua presença que o Reino está próximo e é necessária a conversão. Esse “grito” de Jesus na Galileia continua a ressoar em nossas Comunidades, no meio das grandes e pequenas cidades, e principalmente em nosso coração: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”. O convite de Jesus é para nosso próprio bem, e sua Palavra há de penetrar em nós profundamente, gerando conversão e vida nova.
Oração

Pai, torna-me beneficiário do Reino anunciado por Jesus, e dá-me, de novo, a alegria de viver e de empenhar-me pelo advento de um mundo melhor e mais fraterno.
Evangelho
Jesus começa o seu trabalho na Galiléia

Mt 4,12-17.23-25
Quando Jesus soube que João tinha sido preso, foi para a região da Galiléia. Não ficou em Nazaré, mas foi morar na cidade de Cafarnaum, na beira do lago da Galiléia, nas regiões de Zebulom e Naftali. Isso aconteceu para se cumprir o que o profeta Isaías tinha dito: "Terra de Zebulom e terra de Naftali, na direção do mar, do outro lado do rio Jordão, Galiléia, onde moram os pagãos! O povo que vive na escuridão verá uma forte luz! E a luz brilhará sobre os que vivem na região escura da morte!" Daí em diante Jesus começou a anunciar a sua mensagem. Ele dizia: - Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino do Céu está perto! Jesus andou por toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, anunciando a boa notícia do Reino e curando as enfermidades e as doenças graves do povo. As notícias a respeito dele se espalharam por toda a região da Síria. Por isso o povo levava a Jesus pessoas que sofriam de várias doenças e de todos os tipos de males, isto é, epiléticos, paralíticos e pessoas dominadas por demônios; e ele curava todos. Grandes multidões o seguiam; eram gente da Galiléia, das Dez Cidades, de Jerusalém, da Judéia e das regiões que ficam no lado leste do rio Jordão.
Comentário do Evangelho

Jesus começou a anunciar: "Convertei-vos, pois o Reino dos Céus está próximo".
Jesus havia se deslocado para as margens do Jordão, a leste da Judeia, ao encontro de João Batista. Identificado com o apelo à conversão na pregação de João, após a prisão deste, Jesus volta para a Galileia, abandona sua cidade de origem e parte para Cafarnaum. Enquanto João escolhera o deserto como referência para seu anúncio, Jesus orientou seu ministério para as regiões habitadas, com maior ou menor concentração de população, através da Galileia. Mateus apresenta os acontecimentos da vida de Jesus, às suas comunidades de discípulos oriundos do Judaísmo, como sendo o cumprimento das antigas Escrituras. Com um resumo da missão de Jesus, Mateus descreve o ministério de Jesus voltado, também, para os vários povos das regiões vizinhas da Galileia, com uma abrangência universalista.
A igreja celebra:
Santa Ângela de Foligno

Nascida em Foligno, perto de Roma, no ano de 1248, a história de conversão e santidade de Ângela é muito animadora para nós, pois tudo indica para a ação do Espírito Santo, que é o real santificador da nossa carne tendida ao pecado e a tentação. Bela jovem, bem prendada pela natureza, alegre e vaidosa, casou-se com um moço rico da cidade. Desta união nasceram vários filhos, que aos poucos foram morrendo assim como aconteceu com o pai. Ângela que gostava muito de se divertir na sociedade aos quarenta anos parou e questionou-se diante dos acontecimentos e do seu vazio interior. Registrou a própria Ângela: "Descontente comigo mesma, comecei a pensar seriamente em minha vida. Deus me mostrou os meus pecados e minha alma encheu-se de pavor, prevendo a possibilidade de minha condenação...Pedi a Nossa Senhora que conduzisse a um Sacerdote esclarecido ao qual pudesse fazer minha confissão geral". Depois foi em romaria até a cidade de Assis, onde está o túmulo de São Francisco, e ali radicalmente se converteu, destribuiu os bens aos pobres e entrou para a Ordem Terceira Franciscana. Ao permanecer viúva amou o Crucificado no Mistério de sua Paixão, teve experiência profundas com o Senhor e vivendo os votos de castidade, pobreza e humildade. A vida de Santa Ãngela, como a dos santos todos, foi selada pela cruz e pela certeza da vitória sobre o Demônio que a tentava na sexualidade e queria vê-la na descrença da misericórdia Divina. Santa Ângela faleceu em 1309 com a graça de vitórias alcançadas, pois na oração e pelas obras de caridade tudo suportou.
Santa Ângela de Foligno...rogai por nós!

www.paulinas.org.br - http://sao-tarcisio.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário