Bom Dia Evangelho
19 de janeiro de 2010 — Terça-feira
Ano C - 2ª Semana Comum
Formulário do 2° Domingo Comum
(Cor Verde) – Santos do dia: Mário&Marta , Canuto Lavard, Gumersindo,Geroncio, Ábaco, Júlio, Henrique,Firmino, Juliano(Simão,o leproso)
Deus tudo fez por amor de nós. E, corresponder ao seu amor é praticar o bem, a caridade e a misericórdia aos outros, irmãos e irmãs nossos. É o amor e a misericórdia que dão sentido às leis, como a do sábado para os judeus. A preocupação de Jesus é o crescimento na vida nova, na Nova Aliança que Ele veio trazer, e não se os discípulos estavam cumprindo ao pé da letra as leis religiosas existentes. Ele é a nova Lei, o Vinho novo da nova vida.
Oração
Pai, ensina-me a ser fiel a ti, vivendo os Mandamentos, sem fanatismo, e sim com a liberdade de quem está em plena sintonia contigo.
Evangelho
Jesus e o sábado - Mc 2,23-28
Num sábado, Jesus e os seus discípulos estavam atravessando uma plantação de trigo. Enquanto caminhavam, os discípulos iam colhendo espigas. Então alguns fariseus perguntaram a Jesus: - Por que é que os seus discípulos estão fazendo uma coisa que a nossa Lei proíbe fazer no sábado? Jesus respondeu: - Vocês não leram o que Davi fez, quando ele e os seus companheiros não tinham comida e ficaram com fome? Ele entrou na casa de Deus, na época do Grande Sacerdote Abiatar, comeu os pães oferecidos a Deus e os deu também aos seus companheiros. No entanto, é contra a nossa Lei alguém comer desses pães; somente os sacerdotes têm o direito de fazer isso. E Jesus terminou: - O sábado foi feito para servir as pessoas, e não as pessoas para servirem o sábado. Portanto, o Filho do Homem tem autoridade até mesmo sobre o sábado.
Comentário do Evangelho
Somos chamados a abrir caminhos, para que o pão seja farto na mesa de todos.
O "caminho" é uma palavra-chave no Evangelho de Marcos. João Batista é aquele que veio para preparar o caminho do Senhor. Logo no início do ministério de Jesus, Marcos apresenta os discípulos de Jesus abrindo caminho entre as plantações de trigo, e, na segunda parte de seu Evangelho, a linha mestra é Jesus a caminho de Jerusalém, no desfecho de seu ministério; e sobre vários episódios é dito que acontecem "no caminho". Jesus abre o caminho da liberdade que supera as estreitas observâncias do Judaísmo, impostas pelas elites religiosas das sinagogas e de Jerusalém, que oprimiam o povo. É o caminho da vida, na contramão da ordem do poder opressor e desumano. Caminho que vai sendo aberto apesar das repressões, das difamações e das ameaças daqueles que querem garantir seu poder às custas da exploração dos pequenos e humildes. Somos chamados a abrir caminhos, rompendo as cercas ideológicas ou materiais armadas pelo sistema do poder, para que o pão seja farto na mesa de todos.
A igreja celebra hoje:
São Canuto
Estamos neste dia celebrando o testemunho de São Canuto que nasceu em 1040 na Dinamarca. Era o primogênito e herdeiro da coroa. Bem cedo já se mostrova amigo de Jesus, pois pela oração cultivava tão profunda oração que o levava ao termor de Deus.Quando seu pai morreu recebeu São Canuto o direito do trono, mas seu ambicioso irmão apoderou-se do direito; o Santo nada fez até que seu irmão faleceu. Casado com uma nobre Princesa teve um filho, chamado Carlos, também Santo reconhecido pela Igreja.Para todos ,São Canuto era um pai, que tinha como regime a justiça e caridade. Caridoso em extremo para os órfãos , viúvas e necessitados, agora quanto os malvados opressores do povo era enérgico juiz. Sabendo que o melhor educador de uma nação é o bom exemplo que vem de cima, considerou seu primeiro dever o de ser um modelo ao seu povo.Dedicava São Canuto tempo à oração e meditação a Palavra de Deus, acompanhada de uma verdadeira devoção à Virgem Santíssima. Por fim, fez o máximo para propagrar pelos meios do reino o Reinado de Deus, isto no concreto significou ajudou a Igreja na Evangelização, igrejas construídas, conventos, escolas e hospitais.São Canuto aqui na terra só parou de fazer o bem porque devido uma falha do irmão, o povo da Dinamarca ficou revoltado. Por isso ao entrar numa igreja para rezar pela paz na nação foi atacado por agitadores e morto.São Canuto...rogai por nós!tjl@
Nenhum comentário:
Postar um comentário