segunda-feira, 9 de agosto de 2010

BOM DIA EVANGELHO
10 de agosto de 2010 — Terça-feira
São Lourenço
(DiácMt., Gl., Pf. Mártires, Cor Vermelha)
Semana Nacional da Família

São Lourenço foi um ardoroso diácono no III século. Foi sinal do Reino no trabalho em favor dos pobres. Sofreu o martírio sob o domínio de Valeriano no ano 258. Suportou com muita firmeza a dor atroz numa grelha, depois de distribuir os bens da Comunidade aos pobres, por ele chamados de verdadeiros tesouros da Igreja. Apresentou ao juiz os pobres como verdadeira riqueza da Igreja. Que os santos de ontem inspirem nossa santificação hoje.
Deus nos fala
É preciso praticar a caridade, e praticá-la bem, sem fingimento ou constrangimento. A vida é doação, é entrega. Por isso nos diz Jesus: se o grão de trigo que cai na terra não morre, continua só um grão de trigo.
Oração
Senhor Jesus, a vida jorrou abundante de tua fidelidade até à morte de cruz. Possa eu beneficiar-me desta plenitude de vida.

Responsório (SALMO 111)
Feliz o homem caridoso e prestativo!
Feliz o homem caridoso e prestativo!
Feliz o homem que respeita o Senhor e que ama com carinho sua lei! Sua descendência será forte sobre a terra, abençoada a geração dos homens retos!
Feliz o homem caridoso e prestativo, que resolve seus negócios com justiça. Porque jamais vacilará o homem reto, sua lembrança permanece eternamente!
Ele não teme receber notícias más: confiando em Deus, seu coração está seguro. Seu coração está tranquilo e nada teme, e confusos há de ver seus inimigos.
Ele reparte com os pobres os seus bens, permanece para sempre o bem que fez, e crescerão a sua glória e seu poder.

Aclamação (Jo 8,12)
Aleluia, aleluia, aleluia. Aleluia, aleluia, aleluia.
Aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida!


O que significa seguir Jesus?
Evangelho (Jo 12,24-26)
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo disse Jesus a seus discípulos: 24“Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto.
25Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará”.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Queremos ver Jesus

Jesus encontra-se em Jerusalém para comunicar seu anúncio de libertação e vida à multidão que acorria para celebrar a festa da Páscoa. Aproxima-se o desfecho de seu ministério pela morte de cruz, articulada pelos chefes religiosos do Judaísmo. Jesus, ao aproximar-se de Jerusalém, havia sido recebido com entusiasmo pela multidão, fora
dos muros da cidade. Dentre a multidão, havia alguns gregos da região de Betsaida, cidade de Filipe, André e Pedro. Pediram a Filipe: "Queremos ver Jesus". No início do Evangelho, no chamado dos primeiros discípulos, Filipe comunica a Natanael que haviam encontrado Jesus e diz-lhe: "Vem e vê" (Jo 1,46). Agora são os gregos que tomam a iniciativa de procurar ver Jesus. Filipe e André vão a ele e lhe comunicam. Respondendo-lhes, Jesus fala da sua glorificação como Filho do homem, referindo-se a sua simples condição humana, assumida por Deus. A glorificação de Jesus é como o grão que cai na terra, transforma-se e produz muito fruto. O grão que desaparece para dar lugar à planta e ao fruto é a glória de Jesus. É a conversão de vida. É o libertar a vida da escravidão aos interesses dos chefes deste
mundo e colocá-la a serviço de Jesus presente no nosso próximo. É o alcançar a liberdade da vida eterna na prática do amor. -Autor: José Raimundo Oliva

A igreja celebra hoje
São Lourenço

Nós festejamos neste dia a vida de santidade e martírio do Diácono que nem chicotes, algozes, chamas, tormentos e correntes puderam contra sua fé e amor ao Cristo. Lourenço foi um Diácono de bom humor que servia a Deus na Igreja de Roma.Conta-nos a história que São Lourenço como primeiro dos Diáconos tinha grande amizade com o Papa Sisto II, tanto assim que ao vê-lo indo para o martírio falou: " Ó pai, aonde vais sem o teu filho? Tu que jamais ofereceste o sacrifício sem a assistência do teu Diácono, vais agora sozinho, para o martírio?". E o Papa respondeu: " Mais uns dias e te aguarda uma coroa mais bonita! ". São Lourenço era também responsável pela administração dos bens da Igreja que sustentava muitos necessitados.Diante da perseguição do Imperador Valeriano, o prefeito local exigiu de Lourenço os tesouros da Igreja, para isto o Santo Diácono pediu um prazo, o qual foi o suficiente para reunir no átrio os órfãos, os cegos, os coxos, as viúvas, os velhos...todos os que a Igreja socorria, e no fim do prazo - com bom humor - disse: " Eis aqui os nossos tesouros, que nunca diminuem, e podem ser encontrados em toda parte ". Sentindo-se iludido o prefeito sujeitou o Santo a diversos tormentos até colocá-lo sobre um braseiro ardente; São Lourenço que sofreu o martírio em 258, não parava de interceder por todos, e mesmo assim encontrou - no Espírito Santo - força para dizer no auge do sofrimento na grelha: " Vira-me , dizia ao carrasco, que já estou bem assado deste lado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário