quinta-feira, 19 de agosto de 2010

BOM DIA EVANGELHO
20 de agosto de 2010 — Sexta-feira
São Bernardo, Abade
(AbDr., Mem., Cor Branca)


São Bernardo nasceu no ano de 1090, na França. Recebeu piedosa educação de sua família. Admitido, no ano de 1111, entre os Monges Cistercienses, foi eleito, pouco tempo depois, abade do mosteiro de Claraval. Com sua atividade e exemplo exerceu uma notável influência na formação espiritual dos seus irmãos religiosos. Por causa dos cismas que ameaçavam a Igreja, percorreu a Europa para restabelecer a paz e a unidade. Escreveu muitas obras de teologia e ascética. Morreu no ano 1153, aos 63 anos de idade.
Deus nos fala
A palavra do profeta é criadora, liberta e devolve a vida a um povo, que será transformado por dentro. E o mandamento de Jesus deve ser nossa preocupação diária: Amar o irmão como Cristo nos amou.
Oração
Pai, que o meu amor a ti se manifeste na solidariedade para com o meu próximo. E que a comunhão com o meu próximo expresse meu profundo amor por ti.

EVANGELHO- Mt 22,34-40
O centro da vida

-* 34 Os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito os saduceus se calarem. Então eles se reuniram em grupo, 35 e um deles perguntou a Jesus para o tentar: 36 «Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?» 37 Jesus respondeu: «Ame ao Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma, e com todo o seu entendimento. 38 Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39 O segundo é semelhante a esse: Ame ao seu próximo como a si mesmo. 40 Toda a Lei e os Profetas dependem desses dois mandamentos.»

* 34-40: Cf. nota em Mc 12,28-34. [* 28-34: Jesus resume a essência e o espírito da vida humana num ato único com duas faces inseparáveis: amar a Deus com entrega total de si mesmo, porque o Deus verdadeiro e absoluto é um só e, entregando-se a Deus, o homem desabsolutiza a si mesmo, o próximo e as coisas; amar ao próximo como a si mesmo, isto é, a relação num espírito de fraternidade e não de opressão ou de submissão. O dinamismo da vida é o amor que tece as relações entre os homens, levando todos aos encontros, confrontos e conflitos que geram uma sociedade cada vez mais justa e mais próxima do Reino de Deus. -Bíblia Sagrada - Edição Pastoral

Comentário do Evangelho
O amor e a lei

Jesus, em uma disputa anterior, com sua revelação sobre a ressurreição, silenciara os saduceus, que nela não acreditavam. Os fariseus, por sua vez, acreditavam na ressurreição, divergindo destes saduceus. Um doutor da Lei, fariseu, vem a Jesus, com espírito de intriga, questioná-lo sobre o maior mandamento da Lei. Esta era uma questão
discutida entre os rabinos, face aos 613 mandamentos que constavam na Lei. Predominava a opinião de que a observância do sábado seria o principal. O doutor da Lei, simulando deferência, dirige-se a Jesus chamando-o de
Mestre, título que a si próprio era dado pelos seus alunos. Jesus não entra pelo debate casuístico no emaranhado da Lei. Extraindo dois mandamentos separados, um do Livro do Deuteronômio e outro do Livro do Levítico, Jesus remete a resposta à realidade concreta do compromisso de amor com Deus e com o próximo, igualando o amor ao próximo ao amor a Deus. Completando esta síntese fundamental, Jesus já apresentara outra, no Sermão da Montanha: "Tudo quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o, vós também, a eles. Isto é a Lei e os Profetas" (Mt 7,12). A simplicidade do amor supera a complexidade da Lei. (Autor: José Raimundo Oliva)

A IGREJA CELEBRA HOJE
São Bernardo

Com muita alegria celebramos a santidade do abade e doutor da Igreja São Bernardo. Nascido no Castelo de Fontaine, perto de Dijon, Bernardo pertencia a uma família nobre que se assustou com sua decisão radical de seguir Jesus como monge da Ordem de Cister.
São Bernardo é considerado pela família Cistercienses um segundo fundador, pois atraia a tantos para a Ordem que as mães e esposas afastavam os filhos e maridos do Santo; tanto era real o poder de atração de Bernardo que todos os irmãos, primos e amigos o seguiram. Homem de oração, destacou-se como pregador, prior, místico, escritor, fundador de mosteiros, abade, conselheiro de papas, reis, bispos e também polemista, político e pacificador.
Aconteceu que São Bernardo, mesmo sendo contemplativo, entrou no concreto da realidade da sua época, ao ponto de participar de várias polêmicas internar e externas da Igreja da época. Do Mosteiro de Claraval o Santo irradiava a luz do Cristianismo, isto também pelos escritos, como o Tratado do amor de Deus e o Comentário ao Cântico dos Cânticos; é fruto de sua profunda e sólido devoção à Nossa Senhora, a invocação: " Ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria", pela Mãe do Céu foi acolhido na eternidade em 1153.
São Bernardo...rogai por nós!
TJL@ - FONTE: WWW.PAULINAS.ORG.BR- http://odiadossantos.carissimus.com/index.htm
Disponível no blog:
http://sao-tarcisio.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário