quarta-feira, 11 de agosto de 2010

BOM DIA EVANGELHO
12 de agosto de 2010 — Quinta-feira
19ª Semana Comum
Santíssima Eucaristia – 3A
(Cor Branca)
Semana Nacional da Família

Quem pode colocar limites para o amor verdadeiro? Amor verdadeiro não se contém nem na palma da mão nem no coração. Transborda sempre. Por isso o perdão, que é a manifestação maior do amor, também não tem limites. A vida cristã vivida em Comunidade só pode mesmo estar baseada no amor e na misericórdia. Se temos reservas para o perdão, ainda não somos autênticos cristãos.
Deus nos fala
O povo de Israel será exilado junto com seu rei. Olhemos para os exílios forçados daqueles que buscam hoje sobreviver. Sejamos misericordiosos com os sofredores. Se somos os destinatários da misericórdia divina, do mesmo modo que a recebemos devemos dá-la aos outros.
Oração
Pai, predispõe meu coração para o perdão, e que eu esteja sempre disposto a perdoar e a querer viver reconciliado com meu semelhante.

EVANGELHO
Perdoar sempre - Mt 18,21-19,1
Então Pedro chegou perto de Jesus e perguntou:

- Senhor, quantas vezes devo perdoar o meu irmão que peca contra mim? Sete vezes?
- Não! - respondeu Jesus. - Você não deve perdoar sete vezes, mas setenta e sete vezes. Porque o Reino do Céu é como um rei que resolveu fazer um acerto de contas com os seus empregados. Logo no começo trouxeram um que lhe devia milhões de moedas de prata. Mas o empregado não tinha dinheiro para pagar. Então, para pagar a dívida, o seu patrão, o rei, ordenou que fossem vendidos como escravos o empregado, a sua esposa e os seus filhos e que fosse vendido também tudo o que ele possuía. Mas o empregado se ajoelhou diante do patrão e pediu: "Tenha paciência comigo, e eu pagarei tudo ao senhor."
- O patrão teve pena dele, perdoou a dívida e deixou que ele fosse embora. O empregado saiu e encontrou um dos seus companheiros de trabalho que lhe devia cem moedas de prata. Ele pegou esse companheiro pelo pescoço e começou a sacudi-lo, dizendo: "Pague o que me deve!"
- Então o seu companheiro se ajoelhou e pediu: "Tenha paciência comigo, e eu lhe pagarei tudo."
- Mas ele não concordou. Pelo contrário, mandou pôr o outro na cadeia até que pagasse a dívida. Quando os outros empregados viram o que havia acontecido, ficaram revoltados e foram contar tudo ao patrão. Aí o patrão chamou aquele empregado e disse: "Empregado miserável! Você me pediu, e por isso eu perdoei tudo o que você me devia. Portanto, você deveria ter pena do seu companheiro, como eu tive pena de você."
- O patrão ficou com muita raiva e mandou o empregado para a cadeia a fim de ser castigado até que pagasse toda a dívida.
E Jesus terminou, dizendo:
- É isso o que o meu Pai, que está no céu, vai fazer com vocês se cada um não perdoar sinceramente o seu irmão.
Depois de dizer isso, Jesus saiu da Galiléia e foi para a região da Judéia que fica no lado leste do rio Jordão.

Comentário do Evangelho
Ser perdoado e perdoar

Em Jesus, uma das características fundamentais da revelação do amor de Deus é o perdão, fruto da misericórdia. Na antiga Lei predominava o revide à agressão e o extermínio do inimigo. A interrogação de Pedro a Jesus indica uma tolerância limitada à ofensa. A resposta de Jesus, com a figuração numérica de "setenta vezes sete", revela que o perdão não tem limites. Só quem se julga justo é que mede até onde perdoar e dispõe-se a condenar. Nesse sentido segue-se a parábola, narrada por Jesus. Aquele que é perdoado não pode negar seu perdão a outrem. Quem toma consciência de que recebeu o infinito perdão do Deus misericordioso deve perdoar sem limites.-Autor: José Raimundo Oliva
A IGREJA CELEBRAHOJE:

São João Berchmans
Hoje lembramos o jovem que viveu durante seus únicos vinte anos, numa total entrega e amor ao Cristo. São João Berchmans nasceu na Bélgicca, em 1599 de família pobre, porém rica em vida cristão.
Tocado pelo testemunho de paciência heróica da mãe diante da fatal enfermidade, e motivado pelo pai viúvo, o qual abraçou o Sacerdócio Católico, São João de grande vida de piedade e capacidades intelectuais, começou estudar em um Colégio dos Jesuíta até entrar na Companhia. Ao ser encaminhado para os estudos de filosofia e teologia de Malines para Roma; João mostrou com a vida seu amor Mãe de Deus e luta contra o pecado: " Antes, mil vezes morrer, do que cometer o mais leve pecado ou transgredir uma regra da Ordem ".
São João Berchmans que, fez de sua vida comum sua maior penitência, pegou uma grave enfermidade, a qual aceitou com alegria; por isso deitou-se no chão, em sinal de humildade e recebeu os últimos Sacramentos. Testemunha-se que com o crucifixo, livro da Regra e terço apertados sobre o peito disse: " São estes os meus três tesouros, em cuja companhia quero morrer ", desta maneira é que despedido de todos, foi para a Eternidade repetindo: " Jesus, Maria!".
FONTE:WWW.PAULINAS.ORG.BR – WWW.MUNDOCATOLICO.ORG.BR - http://odiadossantos.carissimus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário