segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Bom dia evangelho
9 de agosto de 2010 — Segunda-feira
19ª Semana Comum -Pela Família – 43
(Cor Verde) -Semana Nacional da Família

Jesus está consciente de sua missão, sabe por que foi enviado ao mundo pelo Pai. Veio para dar a vida para nossa libertação. Veio servir-nos com amor assumindo sua dor, sua paixão: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará”. Os discípulos ainda não entenderam tudo, mas estão progredindo na compreensão da missão de Jesus e no seguimento dele. Deus nos dê a graça de compreendermos nossa missão.
Deus nos fala
Eis a força da transcendência divina: Deus está em toda parte e não está preso no templo ou em outro lugar. Jesus anuncia aos discípulos sua paixão, e o modo de proceder diante das instituições, mesmo que todos os bens sejam de Deus.
Livro de Salmos 148(147),1-2.11-12.13.14.
Louvai ao SENHOR do alto dos céus; louvai-o nas alturas!
Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos celestes!
Louvai-o, reis do mundo e todos os povos; todos os chefes e governantes do mundo;
os jovens e as donzelas, os velhos e as crianças!
Louvem todos o nome do SENHOR, pois só o seu nome é sublime e a sua glória está acima do céu e da terra!
Ele engrandeceu a força do seu povo, Ele é a honra de todos os seus fiéis, dos filhos de Israel, seu povo amigo.
Oração
Pai, que eu saiba desfrutar minha condição de filho, que me faz livre diante das imposições injustas dos poderes deste mundo, pois só a ti devo submeter-me.

EVANGELHO

Jesus fala outra vez da sua morte e da sua ressurreição
Mt 17,22-27

Um dia os discípulos estavam se reunindo na Galiléia, e Jesus disse a eles:
- O Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens, e eles vão matá-lo; mas três dias depois ele será ressuscitado.
E os discípulos ficaram muito tristes.
O imposto do Templo
Quando Jesus e os discípulos chegaram à cidade de Cafarnaum, os cobradores do imposto do Templo foram perguntar a Pedro:
- O mestre de vocês não paga o imposto do Templo?
- Paga, sim! - respondeu Pedro.
Depois Pedro entrou em casa, mas, antes que falasse alguma coisa, Jesus disse:
- Simão, o que é que você acha? Quem paga impostos e taxas aos reis deste mundo? São os cidadãos do país ou são os estrangeiros?
- São os estrangeiros! - respondeu Pedro.
- Certo! - disse Jesus. - Isso quer dizer que os cidadãos não precisam pagar. Mas nós não queremos ofender essa gente. Por isso vá até o lago, jogue o anzol e puxe o primeiro peixe que você fisgar. Na boca dele você encontrará uma moeda. Então vá e pague com ela o meu imposto e o seu.


Comentário ao Evangelho do dia feito por :
Santa Teresa Benedita da Cruz [Edith Stein] (1891-1942), carmelita, mártir co-padroeira da Europa. A mulher e o seu destino (a partir da trad. Amiot-Dumont 1956, p. 124)
«Eis o Esposo! Ide ao Seu encontro»
A união da alma com Cristo não é o mesmo que a comunhão entre duas pessoas humanas: começa com o baptismo e é constantemente reforçada com os outros sacramentos, é uma integração e um impulso de seiva – como nos diz o símbolo da videira e dos ramos (Jo 15). Este acto de união com Cristo provoca uma aproximação membro a membro entre todos os cristãos. Assim, a Igreja toma a figura do Corpo Místico de Cristo. Este corpo é um corpo vivo e o espírito que o anima é o Espírito de Cristo que, partindo da cabeça, se comunica a todos os membros; o espírito que emana de Cristo é o Espírito Santo, e por conseguinte a Igreja é o templo do Espírito Santo (cf 1Co 6, 19).
Mas, apesar da real unidade orgânica da cabeça e do corpo, a Igreja encontra-se ao lado de Cristo como uma pessoa independente. Enquanto Filho do Pai Eterno, Cristo vivia antes do início dos tempos e antes de qualquer existência humana. Pelo acto da criação, a humanidade vivia antes de Cristo tomar a natureza humana e ser integrado nela. Pela Sua incarnação, Ele trouxe à humanidade a Sua vida divina. Pela Sua obra de redenção, tornou a humanidade capaz de receber a graça. [...] A célula primitiva desta humanidade resgatada é Maria: é nela que se realiza pela primeira vez a purificação e a santificação operadas por Cristo, é Ela a primeira a ser cheia do Espírito Santo. Antes de nascer da Santíssima Virgem, o Filho de Deus criou esta Virgem cheia de graça e, nela e com ela, a Igreja. É por isso que, sendo uma criatura distinta d'Ele, a Igreja se encontra a Seu lado, embora indissoluvelmente ligada a Ele.
Qualquer alma purificada pelo baptismo e elevada ao estado de graça é, por essa mesma razão, criada por Cristo e nascida para Cristo. Mas é criada na Igreja e nasce pela Igreja. [...] Assim, a Igreja é a mãe de todos aqueles a quem se destina a redenção É-o pela sua união íntima com Cristo, e porque se realiza a Seu lado na qualidade de Esposa de Cristo, para colaborar na Sua obra de redenção.
A igreja celebra hoje:
Santo Tomás de Cantalupo

Neste dia comemoramos mais uma pessoa que marcou a história da Igreja, não propriamente pelo que fez, mas sim por aquilo que deixou Deus fazer nela e através dela. Santo Tomás nasceu na Inglaterra por volta de 1218 e recebeu este nome em homenagem ao Bispo mártir Tomás Bécket.
O Santo de hoje, diante da idade necessária estudou nas universidades de Paris e de Orléans, e pelo seu amor às ciências literárias, jurídicas e teológica acabou sendo nomeado reitor da Universidade de Oxford. Tomás de Cantalupo amou acima dos livros, a Vontade de Deus e os irmãos, ao ponto de acolher com alegria a vocação e tornar-se sacerdote do Mestre dos mestres, para assim exercer seu Ministério na santidade e promoção da paz, já que não precisou abandonar sua função de reitor.
Pelo fato de Santo Tomás de Cantalupo conseguir por várias vezes conciliar partes conflituosas do reino de Henrique II, este o nomeou como primeira autoridade depois do rei. Homem de oração, penitência, fidelidade ao sacerdócio e humildade, Santo Tomás ao pedir para voltar à Universidade ele teve que assumir o episcopado; sendo assim optou por um ministério Santo, o qual não o excluiu de sofrimentos, perseguição, calúnia e até excomunhão por parte de um Arcebispo, isto até vencer o bom combate e entrar no Céu com 64 anos.
Santo Tomás de Cantalupo...rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário