terça-feira, 17 de agosto de 2010

BOM DIA EVANGELHO
20ª Semana Comum
Formulário do 20º Domingo Comum (Cor Verde)
É mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus. (Mateus 19,23-30)

Os discípulos são surpreendidos pela palavra de Jesus: “É mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus”. E isto serve para Jesus explicar-lhes que é preciso viver com generosidade, entrega e dedicação, para pertencer ao Reino. Quem pensa viver só para si não é feliz nem faz felizes os outros. Nós devemos sim nos preocupar em acolher o Reino de Cristo.
Deus nos fala
O profeta enfrenta o presunçoso rei de Tiro, desmascarando sua arrogância de querer ser deus. E Jesus, Rei verdadeiro, doa até o extremo tudo o que Ele é. A vida tem sentido quando é doada e partilhada entre nós. Isto aprendemos de Jesus.
Salmo
Então pensei: «Vou reduzi-los a pó, e apagar sua memória do meio dos homens». Mas eu temi a arrogância dos inimigos, a má interpretação dos adversários. Eles diriam: «Nossa mão venceu, não foi Javé quem fez isso». Porque é uma nação sem juízo e que não tem inteligência. (Dt 32,26-28.30.35cd-36ab)
Oração
Pai, desapega meu coração das coisas deste mundo, livrando-me da ilusão de buscar segurança nos bens acumulados. E reforça minha fé na Providência!

Aclamação (2Cor 8,9)
Aleluia, aleluia, aleluia. Aluia, aleluia, aleluia.
Jesus Cristo, Senhor nosso, embora sendo rico, para nós se tornou pobre, a fim de enriquecer-nos, mediante sua pobreza.
Dificuldade para entrar no Reino do Céu

Evangelho (Mt 19,23-30)
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus. Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 23Jesus disse aos discípulos: “Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no reino dos Céus. 24E digo ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus”. 25Ouvindo isso, os discípulos ficaram muito espantados, e perguntaram: “Então, quem pode ser salvo?” 26Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível”.27Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Vê! Nós deixamos tudo e te seguimos. Que haveremos de receber?” 28Jesus respondeu: “Em verdade vos digo, quando o mundo for renovado e o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, também vós, que me seguistes, havereis de sentar-vos em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. 29E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna. 30Muitos que agora são os primeiros, serão os últimos. E muitos que agora são os últimos, serão os primeiros. Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.

Comentário ao Evangelho do dia feito por : São João da Cruz (1542-1591),
carmelita, Doutor da Igreja Conselhos e máximas, 169-175 (trad. OC, Cerf 1990, p. 288)
«Vem e segue-Me»
Quanto mais te separares das coisas terrenas mais te aproximarás das coisas do céu e mais riquezas em Deus encontrarás.Aquele que souber morrer para tudo encontrará vida em tudo.Separa-te do mal, faz o bem, procura a paz (Sl 33, 15).Aquele que se queixa ou que murmura não é perfeito e nem sequer é bom cristão.Aquele que se esconde no seu próprio vazio e sabe abandonar-se a Deus é humilde.Aquele que sabe suportar o próximo e suportar-se a si mesmo é doce.Se queres ser perfeito, vende a tua vontade e dá-a aos pobres de espírito. Em seguida vira-te para Cristo para obteres d'Ele a doçura e a humildade e segue-O até ao calvário e ao sepulcro.

A Igreja celebra hoje
Amável contribuição da leitora Leonor Santos, Portugal
Santa Beatriz da Silva ou Santa Beatriz dos Pobres
Nasceu em Portugal em 1424, como Beatriz da Silva Menezes, filha do Conde de Viana, e tinha 20 anos quando acompanhou a princesa Isabel de Portugal, para a corte espanhola. Pouco tempo depois, Beatriz tomou o véu do convento Cisterciano de São Domingos de Silos em Toledo, Espanha. Mais tarde Santa Beatriz fundou a Congregação da Imaculada Conceição, séculos antes da confirmação da definição da Perpétua Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria. Tempos depois, o Cardeal Cisneros concedeu a Congregação, a regra de Santa Clara de Assis (Clarissas Pobres).
Por isto é conhecida tambem como Santa Beatriz dos Pobres.
A Ordem da Imaculada Conceição a que este Mosteiro é incorporado, foi fundada por Santa Beatriz em 1489. A Ordem é totalmente de vida contemplativa. Vive o mistério de Cristo a partir da fé, da oração constante, da disponibilidade e do ocultamento silencioso. A clausura é um modo de unir-se mais profundamente à Paixão de Cristo e de participar de um modo especial do mistério pascal. Além de sinal de separação do mundo, essencial à vida contemplativa, a clausura constitui uma opção de solidão e de recolhimento vivendo como num deserto em despojamento e em amor a Cristo crucificado. Na sabedoria da Cruz manifesta-se o ocultamento da vida com Cristo em Deus. Este clima de recolhimento e de silêncio, facilita a oração, a ordem, a paz e a unidade da pessoa ao encontro com Deus, passando a ser sacrifício de louvor oferecido ao Pai em nome dos homens e mensagem de amor, de paz e de alegria que Deus oferece ao mundo.
Santa Beatriz morreu em 9 de agosto de 1492. Seu culto foi confirmado em 1926, e foi canonizada pelo Papa Paulo VI em 3 de outubro de 1976.

Nenhum comentário:

Postar um comentário