quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Bom dia evangelho
3 de novembro de 2010 — Quarta-feira
31ª Semana Comum
Formulário do 31° Domingo Comum
(Cor Verde)
Hoje a Igreja celebra : S. Martinho de Porres (ou de Lima), religioso, +1639


As palavras de Cristo são claras: “Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim não pode ser meu discípulo”. Seu convite é para que vivamos uma vida nova, um novo relacionamento entre os irmãos, marcado pelo projeto do Reino. Tantas coisas nos cansam e nos desanimam no mundo, estão desgastadas e em nada favorecem. As palavras de Cristo, porém, são sempre novas, e respondem a todas as angústias humanas. Confiemos naquele que nos dá sua Palavra de vida e de esperança.
ORAÇÃO
Pai, reforça minha disposição a ser discípulo de teu Reino, afastando tudo quanto possa abalar a solidez de minha adesão a ti e a teu Filho Jesus.
Deus nos fala
Deus tomou a iniciativa de se relacionar conosco, e devemos conservar “com firmeza a palavra da vida”. Jesus convida, mas não obriga ninguém a segui-lo. Ele deixa claro quais são as condições para o seguimento dele.

EVANGELHO

Lc 14, 25-33
Para ser discípulo de Jesus
-* 25 Grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele disse: 26 «Se alguém vem a mim, e não dá preferência mais a mim que ao seu pai, à sua mãe, à mulher, aos filhos, aos irmãos, às irmãs, e até mesmo à sua própria vida, esse não pode ser meu discípulo. 27 Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo. 28 De fato, se alguém de vocês quer construir uma torre, será que não vai primeiro sentar-se e calcular os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? 29 Caso contrário, lançará o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso, começarão a caçoar, dizendo: 30 ‘Esse homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’ 31 Ou ainda: Se um rei pretende sair para guerrear contra outro, será que não vai sentar-se primeiro e examinar bem, se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? 32 Se ele vê que não pode, envia mensageiros para negociar as condições de paz, enquanto o outro rei ainda está longe. 33 Do mesmo modo, portanto, qualquer de vocês, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo.
* 25-35: Seguir a Jesus e continuar o seu projeto (= ser discípulo) é viver um clima novo na relação com as pessoas, com as coisas materiais e consigo mesmo. Trata-se de assumir com liberdade e fidelidade a condição humana, sem superficialismo, conveniência ou romantismo. O discípulo de Jesus deve ser realista, a fim de evitar ilusões e covardias vergonhosas.Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
Comentário ao Evangelho do dia feito por : São Macário do Egipto (?-405), monge
Homilias espirituais (a partir da trad. Deseille, Coll. Spi. Or. 40, Bellefontaine 1984, p. 114)
Entregarmo-nos totalmente a Ele
Como é possível que, apesar de tais encorajamentos e tais promessas da parte do Senhor, nos recusemos a entregar-nos a Ele totalmente e sem reservas, a renunciarmos a todas as coisas e mesmo à nossa própria vida, em conformidade com o Evangelho (Lc 14, 26), para amarmos apenas a Ele, e mais ninguém a não ser Ele?
Considera tudo o que foi feito para nós: que glória nos foi dada, que planos com vista à história da salvação fez o Senhor desde os pais e os profetas, que promessas, que exortações, que compaixão da parte do Mestre desde as origens! No fim, manifestou a Sua indizível benevolência para connosco ao vir habitar connosco e ao morrer na cruz para nos converter e nos trazer à vida. E nós não abandonamos as nossas próprias vontades, o nosso amor ao mundo, as nossas predisposições e os nossos maus hábitos, aparecendo nisso como homens de pouca fé, ou mesmo sem fé nenhuma. [...]
E contudo, vede como, apesar de tudo isso, Deus Se mostra cheio de uma doce bondade. Ele protege-nos e cuida de nós invisivelmente; apesar das nossas faltas, não nos abandona definitivamente à maldade e às ilusões do mundo; na Sua grande paciência, impede-nos de perecer e vigia de longe o momento em que voltaremos para Ele.

A IGREJA CELEBRA HOJE

São Martinho de Lima
Com "orgulho santo" celebramos a santidade de vida dum santo da nosso chão latino-americano. São Martinho nasceu em Peru em 1579, filho de um conquistador espanhol com a mulata panamenha.Grande parte da sociedade de Lima não diferenciava tanto da nossa atual, pois sustentava a hipócrita postura do preconceito racial, por isso Martinho sofreu humilhações, por causa de sua pele escura. Aconteceu que São Martinho não foi reconhecido portador de sangue nobre, e nem precisava, porque educado cristãmente pela mãe, descobriu com a vida que o "aspecto mais sublime da dignidade humana está na vocação do homem à comunhão com Deus"(Catecismo da Igreja Católica).Com idade suficiente São Martinho, homem cheio do Espírito Santo e de obras no Amor, conseguia servir o Cristo no próximo, primeiramente pela suas diversas profissões (barbeiro, dentista, ajudante de médico), e mais tarde amou Deus no outro e o outro em Deus, como irmão da Ordem Dominicana. Mendigo por amor aos mendigos, São Martinho de Porres, ou de Lima, destacou-se dentre tantos pela sua luta contra o Tentador e a tentação, além da humildade, piedade e caridade. Sendo assim, Deus pôde munir Martinho com muitos Carismas, como o de cura e milagres, sem que estes o orgulhasse e o impedisse de ir para o Céu, onde entrou em 1639.
TJL@

Nenhum comentário:

Postar um comentário