quarta-feira, 24 de novembro de 2010

BOM DIA EVANGELHO
"Somos eternos nômades, em busca de Deus."
Quinta-feira - 25 de novembro de 2010
34ª Semana Comum
Em Ação de Graças – 39B
(Cor Branca)
Dia Nacional de Ação de Graças

A história da salvação se consumará no fim do mundo, quando acontecerá o juízo de Deus sobre a humanidade. A queda de Jerusalém que nos apresenta o evangelho é o sinal precedente desta verdade que virá sobre o mundo. O Cristo veio para fazer de nós um povo novo, e sua Palavra é a verdade que nos orienta e salva. Desprezá-la é já o julgamento que se realiza sobre nós. E hoje, com o coração agradecido, bendizemos ao Senhor neste Dia de Ação de Graças, Ele que nos deu seu amor e nos salvou.

Responsório (SALMO 99)
— São bem-aventurados os que foram convidados para a Ceia Nupcial das bodas do Cordeiro! — São bem-aventurados os que foram convidados para a Ceia Nupcial das bodas do Cordeiro! — Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos! — Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, Ele mesmo nos fez e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho. — Entrai por suas portas dando graças, e em seus átrios com hinos de louvor; dai-lhe graças, seu nome bendizei! — Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente!
Oração
Pai, faze-se adequar meu existir à novidade que me é oferecida por Jesus, como dom teu à humanidade, de modo que eu possa usufruir dos benefícios de tua salvação.

Deus nos fala
Quem despreza o amor e a Palavra do Senhor, atrai sobre si a justiça divina, mas os convidados para o banquete são felizes. Quem se esforça em viver o ensinamento do Senhor, anda de cabeça erguida porque sua libertação está próxima.

EVANGELHO
Lc 21, 20-28 -Fim da separação
-* 20 «Quando vocês virem Jerusalém cercada de acampamentos, fiquem sabendo que a destruição dela está próxima. 21 Então, os que estiverem na Judéia, devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que estiverem no campo, não entrem na cidade. 22 Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras. 23 Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando nesses dias, pois haverá uma grande desgraça nessa terra e uma ira contra esse povo. 24 Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações. Jerusalém será pisada pelos pagãos, até que o tempo dos pagãos se complete.»
A história e o fim dos tempos -* 25 «Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. E na terra, as nações cairão no desespero, apavoradas com o barulho do mar e das ondas. 26 Os homens desmaiarão de medo e ansiedade, pelo que vai acontecer ao universo, porque os poderes do espaço ficarão abalados. 27 Então eles verão o Filho do Homem vindo sobre uma nuvem, com poder e grande glória. 28 Quando essas coisas começarem a acontecer, levantem-se e ergam a cabeça, porque a libertação de vocês está próxima.»
* 20-24: Lucas descreve a destruição de Jerusalém no ano 70 d.C. Esse acontecimento marca o final da história do povo da Antiga Aliança. Daí para a frente não há mais separação entre judeus e pagãos: o povo de Deus da Nova Aliança será construído por pessoas vindas de todos os povos da terra.
* 25-28: Cf. nota em Mc 13,24-27. [* 24-27: A queda de Jerusalém manifesta e antecipa o julgamento com que Deus acompanha toda a história, e que se consumará no fim dos tempos. O Filho do Homem é Jesus que, pela sua morte e ressurreição, testemunhadas pelos discípulos, irá reunir todo o povo de Deus (cf. Dn 7,13-14).
* 28-37: Somente agora Jesus responde à pergunta dos discípulos (v. 4). Mas, em vez de dizer «quando» ou «como» acontecerá o fim, ele indica apenas como o discípulo deve se comportar na história. A tarefa do discípulo é testemunhar sem desanimar, continuando a ação de Jesus. A espera da plena manifestação de Jesus e do mundo novo por ele prometido impede, de um lado, que o discípulo se instale na situação presente; de outro, evita que o discípulo desanime, achando que o projeto de Jesus é difícil, distante e inviável.] Bíblia Sagrada - Edição Pastoral

Comentário do EvangelhoHumanidade libertadaO prenúncio inicial sobre a destruição do Templo é completado, agora, com o prenúncio da destruição da própria cidade de Jerusalém. Lucas escreve seu Evangelho na década de 80, cerca de dez anos após Jerusalém ter sido destruída pelas tropas do general romano Tito, e seu texto reflete o fato já acontecido. O fim de Jerusalém, na visão dos cristãos convertidos do Judaísmo, tinha o caráter escatológico da inauguração dos novos tempos, com a manifestação plena do Filho do homem, no desabrochar da nova em Jesus. Autor: José Raimundo Oliva

A IGREJA CELEBRA HOJE
Santa Catarina de Alexandria
Neste dia lembramos a vida da bela e sábia Santa que é inspiradora e protetora de um Estado brasileiro, Santa Catarina. Nascida em Alexandria recebeu uma ótima formação cristã, num tempo em que ser cristão, era ser candidato(a) ao martírio.
Conta-se que Santa Catarina de Alexandria apresentou-se em nome de Deus, diante do perseguidor, a fim de protestar os injustos massacres dos cristãos e demonstrar a irracionalidade e inutilidade da idolatria. Como Catarina, conduzida pelo Espírito Santo e com sabedoria, conseguiu demonstrar a beleza do seguimento de Jesus na sua Igreja.
O Imperador convocou seus filósofos que além de se contradizerem, curvaram-se para a Verdade e converteram-se ao Cristianismo, isto tudo para a infelicidade do terrível imperador. Mortos os filósolfos, por darem testemunho, mais tarde nossa irmã, Santa Catarinha foi provada na dor e aprovada por Deus no martírio, onde foi decapitado por volta do ano 305.
TJL@ - WWW.PAULINAS.ORG.BR
"A bondade de Deus estende-se a toda a natureza e a todas as criaturas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário