quinta-feira, 11 de novembro de 2010

BOM DIA EVANGELHO
Quinta-feira, 11 de novembro de 2010
São Martinho de Tours, Bispo, Memória, 4ª do Saltério (Livro III), cor Litúrgica Branca
Hoje: Dia do Diretor de Escola
Santos: Atenodoro da Mesopotâmia (mártir), Bartolomeu de Grottaferrata (abade), Bertuíno de Malonne (monge, bispo), Menas de Alexandria (mártir), Menas de Santomena (eremita), Teodoro, o Estudita (abade), Valentim, Feliciano e Vitorino (mártires de Ravena), Verano de Lião (bispo), Araldo de Isenhagen (monge, bem-aventurado), Bartolomeu de Marmoûtier (bispo, bem-aventurado), Inês da Bavária (virgem, bem-aventurada)

São Martinho, nascido no ano de 316, filho de pais pagãos, tornou-se muito popular por sua caridade. Certa vez dividiu seu manto em dois, para abrigar contra o frio um mendigo que encontrou à noite. Sua vida foi carregada de gestos generosos. Foi obrigado a aceitar o bispado de Tours, sendo zeloso, ativo e grande missionário. Além de guiar seu rebanho, pregou missões nos campos, nas cidades e preparou seus sacerdotes para a missão. Que seu ardor missionário contagie a Igreja de nossos dias.
Antífona: Farei surgir um sacerdote fiel, que agirá segundo o meu coração e a minha vontade, diz o Senhor. (1Sm 2, 35).
Deus nos fala
Página carregada de relações de caridade, que orienta e acolhe, jamais oprime e escraviza. Jesus mostrou-nos a verdade da vida. Seremos salvos se nossa vida for dom de amor para os outros. O amor é o caminho de salvação.

Oração:
Ó Deus, que fostes glorificado pela vida e morte do bispo são Martinho, renovai em nossos corações as maravilhas da vossa graça, de modo que nem a morte nem a vida nos possam separar do vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Salmo Responsorial: 145 (146), 7.8-9a.9bc-10 (R/.5a)
Feliz quem se apoia no Deus de Jacó!
O Senhor faz justiça aos que são oprimidos; ele dá alimento aos famintos, é o Senhor quem liberta os cativos.
O Senhor abre os olhos aos cegos, o Senhor faz erguer-se o caído, o Senhor ama aquele que é justo. 9aÉ o Senhor quem protege o estrangeiro.
Quem ampara a viúva e o órfão, 9cmas confunde os caminhos dos maus. 10O Senhor reinará para sempre! Ó Sião, o teu Deus reinará para sempre e por todos os séculos!

Evangelho: Lucas (Lc 17, 20-25)
O Reino de Deus está entre vós
Naquele tempo, 20os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o reino de Deus. Jesus respondeu: “O reino de Deus não vem ostensivamente. 21Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘está ali’, porque o reino de Deus está entre vós”.
22E Jesus disse aos discípulos: “Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do homem e não podereis ver. 23As pessoas vos dirão: ‘Ele está ali’ ou ‘ele está aqui’. Não deveis ir, nem correr atrás. 24Pois, como o relâmpago brilha de um lado até ao outro do céu, assim também será o Filho do homem, no seu dia. 25Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração”. Palavra da Salvação!

Leitura paralela: Mt 24, 23-28.37-41

Comentando o Evangelho
A manifestação do reino
No tempo de Jesus, eram fortes as expectativas do fim do mundo e da manifestação de Deus na história humana. A dominação estrangeira já se tornara insuportável. A falta de liberdade, certas atitudes abusivas das autoridades romanas, e o cansaço pela espera do fim geravam uma febre escatológica. Acabava-se por ver o Messias, em toda parte.
Certos grupos, de caráter apocalíptico, iam além. Chegavam a estabelecer calendários, calcular datas, determinar sinais indicativos da consumação dos tempos. É possível que suas descrições aterradoras de guerras, fome e pestes acabassem por gerar um clima de terror no coração das pessoas.
Os fariseus, por sua vez, pregavam o caminho da estrita observância da Lei e a penitência como a forma de melhor preparar-se para a chegada do Messias. Os essênios segregaram-se no deserto, às margens do Mar Morto, formando uma comunidade continuamente voltada para as purificações rituais, à espera do Messias vindouro.
Jesus procurou libertar os discípulos deste escatologismo inútil. Em primeiro lugar, porque o Reino de Deus já estava presente na história humana, na ação do Filho de Deus. Em tudo quanto fazia ou pregava, era o próprio Deus interpelando a humanidade. Em segundo lugar, porque, por ocasião da segunda vinda do Messias, todos haveriam de dar-se conta de sua chegada. Por conseguinte, qualquer preocupação a este respeito seria desnecessária. [O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Ano C, ©Paulinas, 1996]

Para Sua Reflexão:
A expressão “reino/reinado de Deus” é quase exclusiva de Jesus. Mas um conteúdo semelhante, com outros aspectos, era conhecido, esperado e objeto de especulações. Dois Salmos anunciam a chegada de Yhwh como rei (96, 13-14 e 98, 8-9). Muitos judeus esperavam a restauração política de Israel. Como Jesus anunciou repetidas vezes a chegada do reinado de Deus, os fariseus o identificam com sua expectativa e lhe perguntam a data exata. Jesus evita uma resposta em termos de cronologia. O reinado de Deus já está presente e ativo entre eles, na pessoa e ação de Jesus. Depois se dirige aos discípulos para exortá-los à vigilância. O texto distingue “dias” e “o dia”. Segundo o ensinamento tradicional, há dias de Yhwh nos quais o Senhor intervém de forma extraordinária na história; há também o dia decisivo de Yhwh, num futuro indefinido. [Bíblia do Peregrino]

A IGREJA CCELEBRA HOJE
São Martinho de Tours
São Martinho de Tours, nasceu em Sabaria, Panônia (Hungria) no ano 316. Filho de tribuno romano, já aos 15 anos vestia o uniforme militar, tendo abandonado a milícia aos 18 anos para seguir Santo Hilário de Poitiers, seu mestre. Após breve noviciado de vida eremítica na ilha Galinária, Martinho fundou alguns mosteiros: Ligugé, o mais antigo da Europa, e Marmoutier, destinado a se tornar grande centro de vida religiosa. Martinho de Tours é um daqueles homens que fizeram falar de si gerações inteiras : Todos já ouvimos falar do episódio em que São Martinho, cavalgando, envolto na sua ampla manta de guarda imperial, encontra um pobre endurecido pelo frio e com gesto generoso corta em duas a manta, dando a metade ao pobre. À noite, em sonho, viu Jesus, envolto naquela metade de manta sorrindo-lhe reconhecido.

Martinho, eleito Bispo de Tours, tornou-se o grande evangelizador do centro da França. Tinha sido, como se disse, soldado sem querer, monge por escolha e Bispo por dever. Nos vinte e sete anos de vida episcopal; conquistou o amor entusiasmado dos pobres, dos necessitados e de todos os que sofriam injustiças, defendendo a causa dos oprimidos e deserdados deste mundo.

São Martinho de Tours morreu em 08 de novembro do ano 397 em Candes, durante uma visita pastoral. Foi considerado um dos primeiros santos não mártir a ter festa litúrgica. (A metade da celebérrima manta que São Martinho dividiu com o pobre, tirada numerosas franjas para enriquecer os vários relicários, foi guardada cuidadosamente em uma capela).

Espiritualidade de São Martinho
Guarda imperial, cavalgava com sua manta, quando avistou a um pobre que estava com frio e deu-lhe a metade dela, antes de entrar o para o sacerdócio. Era filho de um tribuno romano e aos 15 anos já pertencia a divisa militar e aos 18 anos abandonou a milícia, recebeu o batismo e seguiu santo Hilário de Poitiers, seu mestre. Após um breve noviciado de vida eremítica na ilha Galinária, fundou vários mosteiros: Ligugé, o mais antigo da Europa e Marmoutier, que se tornou um grande centro de vida religiosa. Por seu empenho, os monges tornaram-se mestres de espiritualidade, elaboradores do pensamento teológico. Além disso, São Martinho, grande e evangelizador da França, exerceu grande influência na estruturação da Igreja, empreendeu a evangelização nos meios rurais, chamando para Cristo todos os miseráveis e abandonados. Por toda parte conseguia substitui templos pagãos por oratórios. Por seu empenho hoje existem três mil e setecentas paróquias que o tem por padroeiro e quatrocentas vilas levam seu nome na França.

Oração de São Martinho de Tours
São Martinho de Tours que tanta popularidade gozastes no mundo medieval da cristandade, que certa vez dividistes vossa túnica pela metade com uma espada para dá-la a um pobre, e difundistes o cristianismo com tanta unção, peço-vos que intercedais junto a Deus por nós, para que também saibamos empregar nosso efêmero tempo nesta terra a serviço da caridade e da evangelização. Por Cristo Nosso Senhor. Amém (Regina Perina) [http://www.santafamilia.com]
TJL@http://sao-tarcisio.blogspot.com/


Deus e Você
Só Deus pode criar Mas você pode valorizar o que Ele criou Só Deus pode dar a fé Mas você pode dar o seu testemunho Só Deus pode dar o amor Mas você pode ensinar amar Só Deus pode dar a alegria Mas você pode sorrir a todos Só Deus pode dar a força Mas você pode apoiar a quem desanimou Só Deus é a luz Mas você pode fazê-la brilhar aos olhos dos seus irmãos. Só Deus é o caminho Mas você pode indicá-lo aos outros Só Deus é a vida Mas você pode restituir aos outros o desejo de viver Só Deus pode fazer milagres Mas você pode ser aquele que trouxe os cinco pães e os dois peixes Só Deus pode fazer o que parece impossível... Mas você pode fazer o possível Só Deus se basta a si mesmo, Mas Ele preferiu contar com você. DEUS te abençoe.... TJL@11112010-0904LT

Nenhum comentário:

Postar um comentário