domingo, 28 de novembro de 2010

Bom dia evangelho
"Sem o espírito Santo, Deus fica longe."
29 de novembro de 2010 — Segunda-feira
1ª Semana do Advento
(Pf. Advento, Cor Roxa)
santos do dia
Iluminato,Brás,Saturnino de Toulouse, Filomeno, Demétrio

No Tempo litúrgico do Advento
celebramos a vinda de Jesus Cristo no tempo e na história dos homens. Ele vem para trazer-nos a salvação. Somos chamados a vivê-lo em plenitude, e assim receber com alegria aquele que vem para nos redimir. É nessa esperança de vida e de salvação que acolhemos e vivemos o Tempo do Advento, tempo de conversão, de esperança e de presença do Senhor. Deixemos, pois, que o Espírito de Deus nos fale profundamente, e nos conduza nas sendas do Reino.
Deus nos fala
O Reino que vem firma-se na paz, e a Igreja o anuncia com alegria a todas as gentes. A vinda de Jesus é a grande esperança, pois Ele é o Filho do eterno Pai e nosso Redentor. Aquele homem pagão é acolhido por Jesus, amadurece em sua fé e entra na nova Comunidade.
SALMO(121)
— Que alegria, quando me disseram: “Vamos à casa do Senhor!” — Que alegria, quando me disseram: “Vamos à casa do Senhor!”— Que alegria, quando ouvi que me disseram: “Vamos à casa do Senhor!” E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em tuas portas.— Jerusalém, cidade bem edificada num conjunto harmonioso; para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor.— Para louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor. A sede da justiça lá está e o trono de Davi.— Rogai que viva em paz Jerusalém, e em segurança os que te amam! Que a paz habite dentro dos teus muros, tranquilidade em teus palácios!
— Por amor a meus irmãos e meus amigos, peço: “A paz esteja em ti!” Pelo amor que tenho à casa do Senhor, eu te desejo todo bem!

Oração
Pai, que a purificação da fé predisponha-me para ir ao encontro do Senhor. Como o homem pagão, quero manifestar uma fé imensa no poder salvífico de teu Filho Jesus.


EVNGELHO
Fé sem fronteiras - Mt 8,5-11
Quando Jesus entrou na cidade de Cafarnaum, um oficial romano foi encontrar-se com ele e pediu que curasse o seu empregado. Ele disse:
- Senhor, o meu empregado está na minha casa, tão doente, que não pode nem se mexer na cama. Ele está sofrendo demais.
- Eu vou lá curá-lo! - disse Jesus.
O oficial romano respondeu:
- Não, senhor! Eu não mereço que o senhor entre na minha casa. Dê somente uma ordem, e o meu empregado ficará bom. Eu também estou debaixo da autoridade de oficiais superiores e tenho soldados que obedecem às minhas ordens. Digo para um: "Vá lá", e ele vai. Digo para outro: "Venha cá", e ele vem. E digo também para o meu empregado: "Faça isto", e ele faz.
Quando Jesus ouviu isso, ficou muito admirado e disse aos que o seguiam:
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: nunca vi tanta fé, nem mesmo entre o povo de Israel! E digo a vocês que muita gente vai chegar do Leste e do Oeste e se sentar à mesa no Reino do Céu com Abraão, Isaque e Jacó.

Comentário do Evangelho
Jesus cura o servo do centurião
Esta narrativa envolvendo a fé de um centurião é encontrada, com pequenas diferenças, no Evangelho de Lucas. Contudo é também encontrada no Evangelho de João, com vários pontos divergentes. Porém podemos perceber que todas têm uma origem comum na tradição surgida dentre as primeiras comunidades cristãs. A centralidade do episódio está em dois aspectos: o primeiro e principal aspecto é a grande fé de um gentio e o outro, a cura a distância.
A fé do gentio opõe-se à incredulidade dos israelitas, e o gentio passa a tomar lugar na mesa do Reino. Jesus chama e acolhe a todos, sem eleitos nem excluídos. Jesus cura o servo sem ir à casa do centurião. A cura a distância soma-se à cura pelo toque, tão presente em várias outras narrativas. Esta fé operante, pela simples palavra de Jesus, supre a sua ausência sensível nas comunidades ao longo da história. =Autor: José Raimundo Oliva


A igreja celebra hoje - São Virgílio
Neste dia comemoramos a vida do Santo Bispo missionário que revolucionou a Diocese de Salzburgo pelo seu testemunho de serviço ao Reino de Deus. São Virgílio nasceu no ano 700 na Irlanda, onde abraçou com sua juventude e ardor a vida monástica e sacerdotal.
São Virgílio chegou a abade de um mosteiro Irlandês, até que foi convidado pelo rei franco Pepino para estabelecer em sua região um centro cultural, já que Virgílio, além de aprofundado nas ciências Biblicas e Teológicas, possuía grande bagagem de conhecimentos. Ao discernir a vontade de Deus São Virgílio tornou-se abade no reino franco, e mais tarde Bispo de Salzburgo, onde como pastor e mestre fez de tudo para conduzir o Rebanho ao Bom e Belo Pastor.
Vemos que na vida deste Santo nada foi coincidência, mas tudo Providência, pois de um interresse político do rei Pepino - que vizava apenas a pacificação do povo - Deus tirou a salvação para uma multidão através do Santo apostolado de Virgílio. Reconhecido pelos seus dotes de mente e coração São Virgílio fundou muitos faróis de evangelização, ou seja, vários mosteiros além de construir o primeiro catálogo e crônica dos mosteiros beneditinos e ajudou na cristianização de outras regiões, isto tudo até entrar no Céu em 784 onde continua glorificando a Deus e ajudando na evangelização pela sua intercessão.
Amigos
O calendário roda e, mais uma vez, a Igreja nos recorda que esta vida é uma caminhada para a terra prometida! Aí está mais um Advento, com as suas propostas de vigilância, de anúncio do Senhor que vem, de partilha simples e confiante da alegria da Sua encarnação.
Dentro de quatro semanas é Natal e, uns mais do que outros, todos começamos a perguntar que presente podemos dar aos que nos são mais próximos, mais queridos. Nos tempos que correm, este discernimento não é fácil porque a maior parte das bolsas está leve…
Já pensaram dar o mais valioso e o mais barato dos presentes aos vossos amigos: a Palavra de Deus, renovada cada manhã como Pão que nos alimenta e água que nos sacia?
tjl@ "Rezar não é pensar muito, mas amar muito."
http://odiadossantos.carissimus.com/Cas/CalendarioDosSantos.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário