quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

BOM DIA EVANGELHO(07/DEZ/011).

BOM DIA EVANGELHO
Dia 07 de Dezembro — Quarta-feira
Santo Ambrósio - (BDr., Mem., Pf. Advento I ou Pastores, Cor Branca)
Santo Ambrósio, bispo e doutor da Igreja, viveu entre os anos 339 e 397. Fisicamente era de baixa estatura e muito frágil, porém, de grande valor em suas atitudes em defesa da fé. Fustigava os imperadores e era extremamente amável com os pobres. Acolhia aqueles que o procuravam e escutava-os com grande paciência. Preocupado com a sorte dos pobres, disse: “Os sacramentos não têm necessidade de ouro, porque não é com o ouro que são obtidos”, e fundiu os cálices para socorrer os pobres. Deixou-nos também grande herança litúrgica.
Antífona de Entrada (Ez 34,11.23-24)
Velarei sobre as minhas ovelhas, diz o Senhor; chamarei um pastor que as conduza e serei o seu Deus.

Deus nos fala

Quando o povo perde a esperança já está derrotado, “mas os que esperam no Senhor renovam suas forças”. Ninguém tem o direito de viver desanimado, pois, diz-nos o Senhor: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados”.
Oração
Pai, dá-me disposição para pôr em prática as exigências do Reino, assumidas como expressão de minha fé sincera em teu Filho Jesus.
Que elas sejam para mim um jugo suave!

Vinde a mim todos -Mt 11,28-30
"Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve."

Comentário do Evangelho
Jesus atrai todos a si
Em vez da ida à sinagoga ou ao Templo, onde se sentavam os sábios e entendidos que humilhavam e subjugavam o povo, Jesus convida os pequeninos e pobres: "Vinde a mim...". Jesus atrai todos a si, pois traz a proposta de um mundo novo, de justiça, paz e amor. Àqueles que estão curvados sob o pesado fardo do legalismo opressor e deprimente do Templo e da sinagoga Jesus propõe seu jugo leve e suave. Este jugo é a suave opção pelas bem-aventuranças proclamadas por Jesus, caminho para a felicidade e para a vida eterna. É o serviço na alegria e na solidariedade que caracterizam a comunidade fraterna unida a Deus, aberta e acolhedora a todos que se sentirem atraídos a ela. É o sentido da amizade, da vida e do compromisso que é encontrado por aqueles que vivem na solidão da incompreensão e da exclusão e que recebem da comunidade a acolhida, o respeito, o afeto, e se sentem valorizados. Temos aqui um dos mais belos, suaves e sedutores convites ao seguimento de Jesus. São palavras de Jesus para todas as pessoas e para todos os tempos. Ser discípulo de Jesus, conhecê-lo, desfrutar de sua presença e de suas palavras é encontrar a paz. É encontrar o repouso na dinâmica do amor e da partilha da vida. Jesus, manso e humilde de coração é o Jesus presente no nosso dia a dia, na família, no trabalho, em nossa comunidade missionária, comunicando a todos a própria vida eterna. (José Raimundo Oliva)
 Santo do dia
Santo Ambrósio
Conselheiro e pai espiritual de três imperadores romanos, Graciano, Valentiniano II e Teodósio I, Ambrósio é o símbolo da Igreja nascente, após os sofridos anos de perseguições e vida escondida. Foi graças à sua atuação que a Igreja de Roma conseguiu tratar com o poder público sem servilismo.
Tanto que Ambrósio chegou a repreender asperamente o imperador Teodósio I, obrigando-o a fazer uma penitência pública por ter massacrado a população da Tessalônica para conter uma revolta. A sua figura representa o ideal de bispo pastor, que se deve impor como símbolo de liberdade e de pacificação para o Povo de Deus.
Nasceu em Trèves, atual Alemanha, por volta do ano 339. Era de família cristã: seu pai era alto funcionário do Império Romano, governador de uma província do outro lado dos Alpes, no norte da Itália. Quando o pai morreu, a família foi para Roma, onde Ambrosio estudou direito, retórica e iniciou sua carreira jurídica.
Certa vez, estava em Milão quando o bispo morreu. Bom jurista e funcionário imperial, procurou evitar um conflito nas novas eleições eclesiásticas com um discurso firme e muito sensato. Foi tão sereno e equilibrado que, ao final, a assembléia o aclamou o novo bispo de Milão. Muito surpreso, recusou, dizendo que essa não era a sua intenção, até porque era um pecador, e não era ainda batizado, ainda se preparava para esse sacramento. Mas não adiantou. Logo foi batizado e consagrado.
Desde então, dedicou-se com afinco ao estudo das Sagradas Escrituras. Não era intelectual, mas suas obras litúrgicas, comentários sobre as Escrituras e tratados ascético-morais o fizeram especialista da doutrina cristã e da arte de administrar a comunidade cristã a ele confiada.
A marca do seu apostolado foi impressa pela importância que deu aos valores da virgindade de Maria e dos mártires de Cristo. Considerado o pai da liturgia ambrosiana, recebeu com mérito o título de doutor da Igreja.
Os livros de sua autoria que chegaram até nós são, quase todos, a reprodução de suas pregações e sermões. Agostinho, convertido por ele e um dos seus ouvintes freqüentes, conta que o prestígio dos sermões do bispo Ambrósio de Milão era enorme, graças ao eficaz tom de voz e sua eloqüência com a escolha das palavras. Por isso foi chamado de "o apóstolo da amizade".
Morreu em Milão, em 4 de abril de 397, uma Sexta-Feira Santa. Santo Ambrósio é venerado no dia 7 de dezembro, data em que, no ano 374, foi aclamado pela população bispo de Milão.


Projeto pró-gay será votado em Brasília na Solenidade da Imaculada Conceição
REDAÇÃO CENTRAL, 06 Dez. 11 (ACI) .- Depois de já ter sido arquivado, o projeto de lei PLC 122, também conhecido como "Brasil sem homofobia", que criminaliza manifestações contra o homossexualismo, foi trazido de volta ao debate pela senadora Marta Suplicy (PT-SP), que confirmou que o projeto deverá ser votado na Comissão de Direitos humanos do Senado nesta quinta-feira (8), dia da solenidade da Imaculada Conceição de Maria, fato que gerou indignação da parte de católicos de todo o Brasil. O projeto foi criticado também por alguns peritos em lei como juridicamente inútil. 
NOTÍCIA COMPLETA-www.acidigital.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário