segunda-feira, 29 de abril de 2013

bom dia evangelho-29.abril


Bom dia evangelho
29 de abril-segunda-feira, Santo do dia : Santa Catarina de Sena, virgem, Doutora da Igreja, Padroeira da Europa,+1380

Oração: Pai, desperta em mim o desejo e a disposição de amar Jesus e de pôr em prática as palavras dele. Assim, estarei seguro de ser amado por ti e de viver em comunhão contigo.

Evangelho (João 14,21-26)
— O Senhor esteja convosco.— Ele está no meio de nós.— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João. — Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 21“Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. 22Judas – não o Iscariotes – disse-lhe: “Senhor, como se explica que te manifestarás a nós e não ao mundo?” 23Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, guardará minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 24Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. 25Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. 26Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”.

- Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

Homilia Diária
COMENTANDO O EVANGELHO
Por meio de breves homilias, tem como objetivo alimentar a todos os que têm fome e sede da Palavra de Deus!
A santidade do nosso viver é garantida pela força do Espírito Santo
A maior prova do amor a Jesus passa pela obediência, não “cega”, mas iluminada pela fé nas palavras e obras do Mestre. Jesus inspira e fundamenta nossas ações e nosso modo de viver. Seu exemplo de amor e misericórdia nos arrasta para a contemplação da beleza da vida e a certeza da eternidade em Deus.
Observar e obedecer Suas palavras é seguir o caminho ao longo do qual se dá o encontro com o Pai na vivência da partilha, da fraternidade e da solidariedade com os excluídos e oprimidos da nossa sociedade.
No seu amor, tornamo-nos “sacramentos da vida”, sinais visíveis de sua presença entre nós. Daí, brota nossa responsabilidade cristã: manifestá-Lo ao mundo! Muitas vezes, ocupamo-nos com coisas inúteis, deixando de lado o fundamental. Não percamos tempo em coisas que não são essenciais para nossa vida. Deixemo-nos conduzir por aquelas coisas que nos aproximam d’Ele e, sobretudo, da Sua Palavra.
Pela Palavra todos nós somos orientados a participar da vida do único e verdadeiro Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, para que, abraçando o dom da fé, consigamos descobrir quer a nossa origem quer o nosso destino, a nossa pátria definitiva.
O encontro e a comunhão com a vida divina e eterna são o conteúdo da Palavra que, com intensidade e fervor, Jesus anunciou aos apóstolos e discípulos, e continua dirigindo a nós. Depois de tudo o que Ele fez e falou, já não há motivos de dúvida nem de desespero; até porque a santidade do nosso viver – ainda na terra – é garantida pela força vivificadora do Espírito Santo.
A missão do Espírito Santo é recordar tudo o que Jesus disse, fez e ensinou. O Paráclito nos revela a presença real de Cristo entre nós, iluminando Sua Palavra e fortalecendo nossa fé, enquanto entre dores, dificuldades, tristeza e traições vemos como que entre sombras, mas também entre alegrias, vitórias e triunfos, vislumbramos com toda a certeza – enquanto caminhamos – a manifestação gloriosa de Deus, nosso Pai.
Cabe a mim e a você, meu irmão, ser obediente à Palavra que se fez carne. Deixe a luz do céu entrar no seu coração! Abra bem as portas da sua alma, do seu espírito, para que transfigurado pela Palavra fique cheio de esperança de ver chegar a hora de vencer, de triunfar sobre tudo e todos em nome e no poder de Jesus.(Padre Bantu Mendonça)
Santa Catarina de Sena

Neste dia, celebramos a vida de uma das mulheres que marcaram profundamente a história da Igreja: Santa Catarina de Sena. Reconhecida como Doutora da Igreja, era de uma enorme e pobre família de Sena, na Itália, onde nasceu em 1347.

Voltada à oração, ao silêncio e à penitência, não se consagrou em uma congregação, mas continuou, no seu cotidiano dos serviços domésticos, a servir a Cristo e Sua Igreja, já que tudo o que fazia, oferecia pela salvação das almas. Através de cartas às autoridades, embora analfabeta e de frágil constituição física, conseguia mover homens para a reconciliação e paz como um gigante.

Dotada de dons místicos, recebeu espiritual e realmente as chagas do Cristo; além de manter uma profunda comunhão com Deus Pai, por meio da qual teve origem sua obra: “O Diálogo”. Comungando também com a situação dos seus, ajudou-o em muito, socorrendo o povo italiano, que sofria com uma peste mortífera e com igual amor socorreu a Igreja que, com dois Papas, sofria cisão, até que Catarina, santamente, movimentou os céus e a terra, conseguindo banir toda confusão. Morreu no ano de 1380, repetindo: "Se morrer, sabeis que morro de paixão pela Igreja".

Santa Catarina de Sena, rogai por nós

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário