segunda-feira, 12 de agosto de 2013

bom dia evangelho-13 de agosto


Bom dia evangelho
Papa Francisco durante o Angelus - Fotografia © Stefano Rellandini – Reuters
13 de agosto - Terça-feira da 19ª semana do Tempo Comum
Santo do dia : Santo Hipólito, presbítero, mártir, +235,  S. Ponciano, papa, mártir, +235
O papa Francisco apelou hoje a muçulmanos e cristãos para que promovam o "respeito mútuo", ao incluir na oração semanal do Angelus uma saudação aos muçulmanos que celebram o fim do mês sagrado do Ramadão.
 
Oração
Senhor Jesus, que eu jamais perca de vista o desejo do Pai em relação aos pequeninos, de forma a me tornar um incansável defensor deles.
Mateus 18,1-5.10.12-14
Aleluia, aleluia, aleluia.
Tomai meu jogo sobre vós e aprendei de mim, que sou de coração humilde e manso! (Mt 11,29)
 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus. 

18 1 Neste momento os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-lhe: “Quem é o maior no Reino dos céus?”
2
 Jesus chamou uma criancinha, colocou-a no meio deles e disse:
3
 “Em verdade vos declaro: se não vos transformardes e vos tornardes como criancinhas, não entrareis no Reino dos céus.
4
 Aquele que se fizer humilde como esta criança será maior no Reino dos céus.
5
 E o que recebe em meu nome a um menino como este, é a mim que recebe..
10
 Guardai-vos de menosprezar um só destes pequenos, porque eu vos digo que seus anjos no céu contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus.
12
 Que vos parece? Um homem possui cem ovelhas: uma delas se desgarra. Não deixa ele as noventa e nove na montanha, para ir buscar aquela que se desgarrou?
13
 E se a encontra, sente mais júbilo do que pelas noventa e nove que não se desgarraram.
14
 Assim é a vontade de vosso Pai celeste, que não se perca um só destes pequeninos”.
Palavra da Salvação.

 
Comentário do Evangelho
QUE NINGUÉM SE PERCA
A severidade e o desprezo dos líderes da comunidade em relação àqueles que davam os primeiros passos na vida de fé foram seriamente censurados por Jesus. Não era possível exigir deles uma maturidade própria de quem já havia feito uma longa caminhada. Os pequeninos deveriam ser tratados de maneira muito especial, com paciência e benignidade. Só assim sua fé haveria de se consolidar e se tornariam capazes de dar um testemunho autêntico de sua condição de discípulos. 
O carinho dos líderes pelos pequeninos não se parecia, por nada, com o amor do Pai para com eles. A parábola da ovelhinha desgarrada serviu de motivo para a compreensão deste amor paterno. Vale a pena deixar noventa e nove ovelhas, que estão em segurança, para ir em busca de uma que se desviou. O desinteresse pela ovelha desgarrada não tem justificativa. O pastor está em relação pessoal com cada ovelha. Por isso, não pode contentar-se com a perda de nenhuma delas. Para ele, o rebanho não é questão de número. As ovelhas são consideradas na sua individualidade. E a perda de uma só delas é motivo de dor. 
O mesmo se passa com o Pai. Ele não considera a comunidade de discípulos sob o aspecto numérico. Cada um deles, por menor que seja, é objeto de um carinho especial. Portanto, os líderes da comunidade não têm o direito de desprezá-los.


A igreja celebra hoje

Santo Hipólito, presbítero, mártir, +235

Hipólito foi o mais importante escritor cristão do final do século III. Entre suas obras mais conhecidas estão as "Teorias Filosóficas", o "Livro de Daniel" e "A tradição apostólica", em que são retratados temas importantes como culto, disciplina e costumes cristãos da época. Lutou energicamente pela preservação da fé recebida dos Apóstolos.
Foi martirizado juntamente com o Papa S. Ponciano
.
S. Ponciano, papa, mártir, +235

Ponciano foi eleito bispo de Roma em 231. Exilado em 235 pelo imperador Maximiano, cumpriu seu exílio juntamente com Hipólito, na Sardenha, onde abdiou do papado. Depois de sua morte no exílio, o corpo foi sepultado no cemitério da Via Tiburtina.
 
tjl@ - www.paulinas.org.br – evangelhodoquotidiano.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário