Bom
dia evangelho
13 de fevereiro -Quinta-feira da 5ª semana do
Tempo Comum
Oração: Pai, cria em meu coração uma fé profunda como a da mulher pagã
que demonstrou total confiança em Jesus. Por isso, foi atendida por ele.
Livro de Salmos
106(105),3-4.35-36.37.40.
Felizes os que
observam os seus preceitos
e fazem sempre o que é justo.
Lembra-te de mim, Senhor, por amor do teu povo.
Vem trazer-me a tua salvação,
-Misturaram-se com esses povos
e aprenderam os seus costumes.
Prestaram culto aos seus ídolos,
que foram para eles uma armadilha.
-Imolaram os seus filhos
e as suas filhas em sacrifício aos demónios.
Por isso, o Senhor se indignou com o seu povo
e ficou desgostoso com a sua herança.
Evangelho segundo S. Marcos 7,24-30.
Naquele tempo, Jesus foi
para a região de Tiro e de Sídon. Entrou numa casa e não queria que ninguém o
soubesse, mas não pôde passar despercebido,
porque logo uma mulher que tinha uma filha possessa de um espírito maligno, ouvindo falar dele, veio lançar-se a seus pés.
Era gentia, siro-fenícia de origem, e pedia-lhe que expulsasse da filha o demónio.
Ele respondeu: «Deixa que os filhos comam primeiro, pois não está bem tomar o pão dos filhos para o lançar aos cachorrinhos.»
Mas ela replicou: «Dizes bem, Senhor; mas até os cachorrinhos comem debaixo da mesa as migalhas dos filhos.»
Jesus disse: «Em atenção a essa palavra, vai; o demónio saiu de tua filha.»
Ela voltou para casa e encontrou a menina recostada na cama. O demónio tinha-a deixado. -Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org
Comentário do dia:
Orígenes (c. 185-253), presbítero, teólogo
Comentário sobre o Evangelho de Mateus 9, 16; SC 16
porque logo uma mulher que tinha uma filha possessa de um espírito maligno, ouvindo falar dele, veio lançar-se a seus pés.
Era gentia, siro-fenícia de origem, e pedia-lhe que expulsasse da filha o demónio.
Ele respondeu: «Deixa que os filhos comam primeiro, pois não está bem tomar o pão dos filhos para o lançar aos cachorrinhos.»
Mas ela replicou: «Dizes bem, Senhor; mas até os cachorrinhos comem debaixo da mesa as migalhas dos filhos.»
Jesus disse: «Em atenção a essa palavra, vai; o demónio saiu de tua filha.»
Ela voltou para casa e encontrou a menina recostada na cama. O demónio tinha-a deixado. -Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org
Comentário do dia:
Orígenes (c. 185-253), presbítero, teólogo
Comentário sobre o Evangelho de Mateus 9, 16; SC 16
«Jesus entrou na região Tiro»
Jesus saiu de Israel […]: «Jesus partiu dali
e retirou-Se para os lados de Tiro» (Mt 15,21), nome que quer dizer «reunião
das nações»; e fê-lo para que as pessoas desse território que acreditassem
pudessem ser salvas quando dele saíssem. Com efeito, presta atenção a estas
palavras: «Então uma cananeia que viera daquela região começou a gritar: “Tem
piedade de mim, Senhor, Filho de David: minha filha está cruelmente atormentada
por um demónio”» (v. 22). A meu ver, se ela não tivesse saído desse território,
não teria podido dirigir a Jesus estes gritos «de uma grande fé», como o
próprio Jesus testemunhou (v. 28).
Saímos do território das nações pagãs «de acordo com a proporção da nossa fé» (Rom 12,6). […] Pois é necessário crer que cada um de nós, quando peca, se encontra no território de Tiro e de Sidónia, ou do Faraó do Egipto, ou em qualquer outro país estranho à herança de Deus. Mas quando o pecador deixa o mal, regressando ao bem, sai dessas regiões onde reina o pecado e apressa-se a dirigir-se para as que são de Deus […]
Repara também na natureza do encontro de Jesus com a mulher de Canaã; pois Ele parece dirigir-Se para a região de Tiro e Sidónia. […] Os justos são introduzidos no Reino dos céus e propostos para a elevação ao Reino de Deus, mas os pecadores ficam destinados à degradação da sua própria maldade. […] A cananeia, deixando esse território, deixa a tendência para a degradação quando clama: «Tem piedade de mim, Senhor, Filho de David». […] Todas as curas que Jesus realizou, tal como as contam os evangelistas, aconteceram porque os que as desejaram tinham fé. Mas estes acontecimentos são o símbolo do que é realizado permanentemente pelo poder de Jesus, pois não há época nenhuma em que o que está escrito não se realize, exactamente da mesma maneira.(paulinas.org.br)
Saímos do território das nações pagãs «de acordo com a proporção da nossa fé» (Rom 12,6). […] Pois é necessário crer que cada um de nós, quando peca, se encontra no território de Tiro e de Sidónia, ou do Faraó do Egipto, ou em qualquer outro país estranho à herança de Deus. Mas quando o pecador deixa o mal, regressando ao bem, sai dessas regiões onde reina o pecado e apressa-se a dirigir-se para as que são de Deus […]
Repara também na natureza do encontro de Jesus com a mulher de Canaã; pois Ele parece dirigir-Se para a região de Tiro e Sidónia. […] Os justos são introduzidos no Reino dos céus e propostos para a elevação ao Reino de Deus, mas os pecadores ficam destinados à degradação da sua própria maldade. […] A cananeia, deixando esse território, deixa a tendência para a degradação quando clama: «Tem piedade de mim, Senhor, Filho de David». […] Todas as curas que Jesus realizou, tal como as contam os evangelistas, aconteceram porque os que as desejaram tinham fé. Mas estes acontecimentos são o símbolo do que é realizado permanentemente pelo poder de Jesus, pois não há época nenhuma em que o que está escrito não se realize, exactamente da mesma maneira.(paulinas.org.br)
A igreja celebra hoje
São Martiniano - Século IV
Martiniano era um monge eremita, mas acabou
se tornando um andarilho para que o pecado nunca o achasse "em endereço
fixo".
Martiniano era natural da Cesaréia, na Palestina, nasceu no século quatro. Desde a tenra idade decidiu ligar sua vida à Deus e aos dezoito anos ingressou numa comunidade de eremitas, não muito distante da sua cidade, onde se entregou à vida reclusa e viveu durante sete anos. A fama de sua sabedoria percorreu a Palestina e Martiniano passou a ser procurado por gente de todo o país que lhe pedia conselhos, orientação espiritual, a cura de doenças e até a expulsão de maus espíritos. Ganhou fama de santidade e essa fama atraiu Cloé, uma jovem cortesã.
Cloé era milionária, bela e conhecida como uma mulher de costumes arrojados e pouco recomendáveis. Fez uma espécie de aposta em seu círculo de amizades e afirmou que faria o casto monge se perder. Trocou suas roupas luxuosas por farrapos e procurou Martiniano, pedindo abrigo. Ele deixou que entrasse, acomodou-a e foi para os aposentos do fundo da casa, onde rezou entoando cânticos de louvor ao Senhor, antes de se recolher para dormir.
Mesmo assim, Cloé não desistiu. Pela manhã trocara os farrapos por uma roupa muito sensual, aguardando o ingresso do monge nos aposentos internos da casa. Ela, então, utilizou argumentos espertos tentando seduzir Martiniano, mas, ao invés disso, acabou sendo convertida por ele. Cloé a partir de então, se recolheu ao convento de Santa Paula, em Belém, passando ali o resto de seus dias. E se santificou na vida religiosa consagrada a Deus.
Por sua vez, Martiniano, que chegou a sentir-se tentado, mudou-se dali para uma ilha. Porém, certa vez, naquelas águas que rodeavam a ilha ocorreu um naufrágio de um navio e uma jovem passageira chamada Fotinia que se salvou lhe pediu abrigo. Ele consentiu que ela ficasse, mas para não sentir a tentação novamente abandonou o lugar a nado, apesar do continente ficar muito distante. A tradição diz que ele não nadou, mas que Deus mandou dois delfins para apanhá-lo e levá-lo à terra firme, são e salvo.
O fato é que, depois disso, tomou uma decisão radical, tornou-se andarilho para nunca mais ter de abrigar ninguém e ser tentado pelo pecado. Vivia da caridade alheia e morreu em Atenas, no ano 400, depois de parar a caminhada numa igreja da cidade. Sabia que o momento chegara, recebeu os sacramentos e partiu para a Casa do Pai serenamente e na santa paz.
Outros santos e beatos:
Santas Fosca e Maura martirizadas em 250.Fosca, adolescente de 15 anos, de Ravena, e Maura, sua ama-de-leite, fizeram parte do seleto escol das valentes mulheres que enfrentaram a sangrenta perseguição movida pelos imperadores Décio e Diocleciano.
Catecúmenas do monge Ermolau, das mãos deste receberam o batismo, apesar da ferrenha oposição do pai de Fosca, que não hesitou em denunciá-las ao prefeito Quinciano. Os homens enviados para levá-las à presença do juiz voltaram de mãos vazias: ao lado das duas mulheres — lê-se na Paixão —, viram um anjo com uma espada flamejante desembainhada!
Mais tarde, Fosca e Maura apresentaram-se espontaneamente ao magistrado, proclamaram sem vacilar sua fidelidade a Cristo e também previram o gênero de morte a que seriam condenadas: a decapitação.
Seus corpos — sempre de acordo com a tardia Paixão — foram lançados ao mar e milagrosamente aportaram nas longínquas costas da Tripolitânia, onde mãos piedosas os recolheram e sepultaram nos arredores de Sabrata.
Quando, no século VII, a região foi invadida pelos muçulmanos, os restos mortais foram de lá retirados e postos a salvo por um certo Vital, que os trasladou para a ilha veneziana de Torcello, onde se ergue uma igreja em honra das duas mártires.
Santo Ágabo — profeta do século I, mencionado nos Atos dos Apóstolos.
Santo Aimo (†790) — natural de Milão, fundador do convento feminino de São Vítor.
Beata Arcângela Girlani (1461-1494) — nascida em Monferrato, freira carmelita em Parma, fundadora de um convento em Mântua.
São Dyfnog — galês, viveu no século VII.
Santo Estêvão de Lião (†512) — bispo, atuou entre os borgonheses arianos.
Santo Estêvão de Rieti (†590) — abade; são Gregório Magno o define como homem “culto de espírito”, embora “inculto no falar”.
São Fulcrano (†1006) — asceta, bispo de Lodève, na França.
São Gosberto (†859) — bispo beneditino de Osnäbruck.
Santa Hermenegilda (†700) — filha de santa Sexburga, esposou o rei da Mércia. Ao ficar viúva, juntou-se à mãe no convento de Münster, do qual foi eleita abadessa.
Beato João Lântrua de Triora (1760-1816) — franciscano martirizado na China, onde trabalhou ativamente como missionário.
São Julião de Lião — martirizado na França, em época incerta.
São Lucínio (†618) — bispo de Angers.
São Modomnoc ou Dominc (†550) — discípulo de são Davi de Gales, depois eremita e bispo.
São Paulo Loc (1831-1859) — padre martirizado no Vietnã; canonizado em 1988.
São Polieuto — martirizado em Mitilene, na Armênia; em 259, oficial das tropas romanas sob o governo de Valeriano.
São Tiago de Viterbo (†1308) — eremita agostiniano, teólogo, bispo de Benevento.
tjl@
- www.dioceserio.org.br –evangelhodoquotidiano.org.br
– vatican.
Martiniano era natural da Cesaréia, na Palestina, nasceu no século quatro. Desde a tenra idade decidiu ligar sua vida à Deus e aos dezoito anos ingressou numa comunidade de eremitas, não muito distante da sua cidade, onde se entregou à vida reclusa e viveu durante sete anos. A fama de sua sabedoria percorreu a Palestina e Martiniano passou a ser procurado por gente de todo o país que lhe pedia conselhos, orientação espiritual, a cura de doenças e até a expulsão de maus espíritos. Ganhou fama de santidade e essa fama atraiu Cloé, uma jovem cortesã.
Cloé era milionária, bela e conhecida como uma mulher de costumes arrojados e pouco recomendáveis. Fez uma espécie de aposta em seu círculo de amizades e afirmou que faria o casto monge se perder. Trocou suas roupas luxuosas por farrapos e procurou Martiniano, pedindo abrigo. Ele deixou que entrasse, acomodou-a e foi para os aposentos do fundo da casa, onde rezou entoando cânticos de louvor ao Senhor, antes de se recolher para dormir.
Mesmo assim, Cloé não desistiu. Pela manhã trocara os farrapos por uma roupa muito sensual, aguardando o ingresso do monge nos aposentos internos da casa. Ela, então, utilizou argumentos espertos tentando seduzir Martiniano, mas, ao invés disso, acabou sendo convertida por ele. Cloé a partir de então, se recolheu ao convento de Santa Paula, em Belém, passando ali o resto de seus dias. E se santificou na vida religiosa consagrada a Deus.
Por sua vez, Martiniano, que chegou a sentir-se tentado, mudou-se dali para uma ilha. Porém, certa vez, naquelas águas que rodeavam a ilha ocorreu um naufrágio de um navio e uma jovem passageira chamada Fotinia que se salvou lhe pediu abrigo. Ele consentiu que ela ficasse, mas para não sentir a tentação novamente abandonou o lugar a nado, apesar do continente ficar muito distante. A tradição diz que ele não nadou, mas que Deus mandou dois delfins para apanhá-lo e levá-lo à terra firme, são e salvo.
O fato é que, depois disso, tomou uma decisão radical, tornou-se andarilho para nunca mais ter de abrigar ninguém e ser tentado pelo pecado. Vivia da caridade alheia e morreu em Atenas, no ano 400, depois de parar a caminhada numa igreja da cidade. Sabia que o momento chegara, recebeu os sacramentos e partiu para a Casa do Pai serenamente e na santa paz.
Outros santos e beatos:
Santas Fosca e Maura martirizadas em 250.Fosca, adolescente de 15 anos, de Ravena, e Maura, sua ama-de-leite, fizeram parte do seleto escol das valentes mulheres que enfrentaram a sangrenta perseguição movida pelos imperadores Décio e Diocleciano.
Catecúmenas do monge Ermolau, das mãos deste receberam o batismo, apesar da ferrenha oposição do pai de Fosca, que não hesitou em denunciá-las ao prefeito Quinciano. Os homens enviados para levá-las à presença do juiz voltaram de mãos vazias: ao lado das duas mulheres — lê-se na Paixão —, viram um anjo com uma espada flamejante desembainhada!
Mais tarde, Fosca e Maura apresentaram-se espontaneamente ao magistrado, proclamaram sem vacilar sua fidelidade a Cristo e também previram o gênero de morte a que seriam condenadas: a decapitação.
Seus corpos — sempre de acordo com a tardia Paixão — foram lançados ao mar e milagrosamente aportaram nas longínquas costas da Tripolitânia, onde mãos piedosas os recolheram e sepultaram nos arredores de Sabrata.
Quando, no século VII, a região foi invadida pelos muçulmanos, os restos mortais foram de lá retirados e postos a salvo por um certo Vital, que os trasladou para a ilha veneziana de Torcello, onde se ergue uma igreja em honra das duas mártires.
Santo Ágabo — profeta do século I, mencionado nos Atos dos Apóstolos.
Santo Aimo (†790) — natural de Milão, fundador do convento feminino de São Vítor.
Beata Arcângela Girlani (1461-1494) — nascida em Monferrato, freira carmelita em Parma, fundadora de um convento em Mântua.
São Dyfnog — galês, viveu no século VII.
Santo Estêvão de Lião (†512) — bispo, atuou entre os borgonheses arianos.
Santo Estêvão de Rieti (†590) — abade; são Gregório Magno o define como homem “culto de espírito”, embora “inculto no falar”.
São Fulcrano (†1006) — asceta, bispo de Lodève, na França.
São Gosberto (†859) — bispo beneditino de Osnäbruck.
Santa Hermenegilda (†700) — filha de santa Sexburga, esposou o rei da Mércia. Ao ficar viúva, juntou-se à mãe no convento de Münster, do qual foi eleita abadessa.
Beato João Lântrua de Triora (1760-1816) — franciscano martirizado na China, onde trabalhou ativamente como missionário.
São Julião de Lião — martirizado na França, em época incerta.
São Lucínio (†618) — bispo de Angers.
São Modomnoc ou Dominc (†550) — discípulo de são Davi de Gales, depois eremita e bispo.
São Paulo Loc (1831-1859) — padre martirizado no Vietnã; canonizado em 1988.
São Polieuto — martirizado em Mitilene, na Armênia; em 259, oficial das tropas romanas sob o governo de Valeriano.
São Tiago de Viterbo (†1308) — eremita agostiniano, teólogo, bispo de Benevento.
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