Bom dia evangelho
6 de fevereiro – Quinta-feira da 4ª semana do Tempo Comum
Santo do dia : Santos Paulo Miki, Pedro Batista e companheiros, mártires, +1597, S. Gonçalo Garcia, religioso, mártir, +1597
Santo do dia : Santos Paulo Miki, Pedro Batista e companheiros, mártires, +1597, S. Gonçalo Garcia, religioso, mártir, +1597
Oração
Senhor Jesus, ajuda-me a compreender a importância de anunciar o teu Reino, na pobreza, entregue totalmente nas mãos da tua providência.
Senhor Jesus, ajuda-me a compreender a importância de anunciar o teu Reino, na pobreza, entregue totalmente nas mãos da tua providência.
Marcos
6,7-13
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo
Marcos.
6 7 Então, Jesus chamou os Doze e começou a enviá-los, dois a dois; e deu-lhes poder sobre os espíritos imundos.
8 Ordenou-lhes que não levassem coisa alguma para o caminho, senão somente um bordão; nem pão, nem mochila, nem dinheiro no cinto;
9 como calçado, unicamente sandálias, e que se não revestissem de duas túnicas.
10 E disse-lhes: “Em qualquer casa em que entrardes, ficai nela, até vos retirardes dali.
11 Se em algum lugar não vos receberem nem vos escutarem, saí dali e sacudi o pó dos vossos pés em testemunho contra ele”.
12 Eles partiram e pregaram a penitência.
13 Expeliam numerosos demônios, ungiam com óleo a muitos enfermos e os curavam.
Palavra da Salvação.
6 7 Então, Jesus chamou os Doze e começou a enviá-los, dois a dois; e deu-lhes poder sobre os espíritos imundos.
8 Ordenou-lhes que não levassem coisa alguma para o caminho, senão somente um bordão; nem pão, nem mochila, nem dinheiro no cinto;
9 como calçado, unicamente sandálias, e que se não revestissem de duas túnicas.
10 E disse-lhes: “Em qualquer casa em que entrardes, ficai nela, até vos retirardes dali.
11 Se em algum lugar não vos receberem nem vos escutarem, saí dali e sacudi o pó dos vossos pés em testemunho contra ele”.
12 Eles partiram e pregaram a penitência.
13 Expeliam numerosos demônios, ungiam com óleo a muitos enfermos e os curavam.
Palavra da Salvação.
Comentário do Evangelho
PREGAR NA POBREZA
Quando Jesus enviou seus discípulos para anunciar o evangelho do Reino, ordenou-lhe pregar na pobreza. Só lhes foi permitido levar um simples bastão, talvez para se protegerem de animais ferozes, e calçar sandálias, por causa das longas caminhadas. Tudo mais se reduzia às roupas do corpo. Por que tanto rigor da parte de Jesus?
Agindo assim, os apóstolos não corriam o risco de atrair gente por motivos alheios à proposta do Reino. Seria inútil recorrer aos apóstolos esperando encontrar o que não fosse estritamente a palavra de Deus e seu apelo de conversão. Por outro lado, os apóstolos ficavam livres da tentação de atrair discípulos para si mesmos, esquecendo de que sua missão era a de fazer discípulos para o Senhor. Os apóstolos, pregando na pobreza, eram forçados a se entregarem totalmente à providência de Deus. Ela não haveria de permitir que lhes faltasse pão, nem o necessário para a sobrevivência. Esta dependência da caridade alheia, porém, não podia por em questão a gratuidade do ministério dos apóstolos. Esses não pregavam, com espírito venal, pensando em tirar partido e obter proveitos. E, sim, desempenhavam sua função de maneira desinteressada, deixando à providência a questão do próprio sustento.
Apesar de sua opção pelo despojamento, os discípulos deveriam manter no horizonte a possibilidade de serem rejeitados. Nem por isso estariam dispensados da missão. (paulinas.org.br)
Quando Jesus enviou seus discípulos para anunciar o evangelho do Reino, ordenou-lhe pregar na pobreza. Só lhes foi permitido levar um simples bastão, talvez para se protegerem de animais ferozes, e calçar sandálias, por causa das longas caminhadas. Tudo mais se reduzia às roupas do corpo. Por que tanto rigor da parte de Jesus?
Agindo assim, os apóstolos não corriam o risco de atrair gente por motivos alheios à proposta do Reino. Seria inútil recorrer aos apóstolos esperando encontrar o que não fosse estritamente a palavra de Deus e seu apelo de conversão. Por outro lado, os apóstolos ficavam livres da tentação de atrair discípulos para si mesmos, esquecendo de que sua missão era a de fazer discípulos para o Senhor. Os apóstolos, pregando na pobreza, eram forçados a se entregarem totalmente à providência de Deus. Ela não haveria de permitir que lhes faltasse pão, nem o necessário para a sobrevivência. Esta dependência da caridade alheia, porém, não podia por em questão a gratuidade do ministério dos apóstolos. Esses não pregavam, com espírito venal, pensando em tirar partido e obter proveitos. E, sim, desempenhavam sua função de maneira desinteressada, deixando à providência a questão do próprio sustento.
Apesar de sua opção pelo despojamento, os discípulos deveriam manter no horizonte a possibilidade de serem rejeitados. Nem por isso estariam dispensados da missão. (paulinas.org.br)
São Paulo Miki e companheiros Mártires
- 1564-1597 - Nagasaki - Japão
Foi
através do trabalho evangelizador de São
Francisco Xavier, que o Japão tomou conhecimento do cristianismo, entre 1549 e
1551. A semente frutificou e, apenas algumas décadas depois, já havia pelo
menos trezentos mil cristãos no Império do sol nascente. Mas se a catequese
obteve êxito não foi somente pelo árduo, sério e respeitoso trabalho dos
jesuítas em solo japonês. Foi também graças à coragem dos catequistas locais,
como Paulo Miki e seus jovens companheiros.
Miki nasceu em 1564, era filho de pais ricos e foi educado no colégio jesuíta em Anziquiama, no Japão. A convivência do colégio logo despertou em Paulo o desejo de se juntar à Companhia de Jesus e assim o fez, tornando-se um eloqüente pregador. Ele porém, não pôde ser ordenado sacerdote no tempo correto porque não havia um bispo na região de Fusai. Mas isso não impediu que Paulo Miki continuasse sua pregação. Posteriormente tornou-se o primeiro sacerdote jesuíta em sua pátria, conquistando inúmeras conversões com humildade e paciência.
Paciência, essa que não era virtude do imperador Toyotomi Hideyoshi. Ele era simpatizante do catolicismo mas, de uma hora para outra, se tornou seu feroz opositor. Por causa da conquista da Coréia, o Japão rompeu com a Espanha em particular e com o Ocidente em geral, motivando uma perseguição contra todos os cristãos. Inclusive alguns missionários franciscanos espanhóis que tinham chegado ao Japão através das Filipinas e sido bem recebidos pelo Imperador.
Os católicos foram expulsos do país, mas muitos resistiram e ficaram. Só que a repressão não demorou. Primeiro foram presos seis franciscanos, logo depois Paulo Miki com outros dois jesuítas e dezessete leigos terciários.
Os vinte e seis cristãos sofreram terríveis humilhações e torturas públicas. Levados em cortejo de Meaco a Nagasaki foram alvo de violência e zombaria pelas ruas e estradas, enquanto seguiam para o local onde seria executada a pena de morte por crucificação. Alguns dos companheiros de Paulo Miki eram muito jovens, adolescentes ainda, mas enfrentaram a pena de morte com a mesma coragem do líder. Tomás Cozaki tinha, por exemplo, catorze anos; Antônio, treze anos e Luis Ibaraki tinha só onze anos de idade.
A elevação sobre a qual os vinte e seis heróis de Jesus Cristo receberam o martírio pela crucificação em fevereiro de 1597 ficou conhecida como Monte dos Mártires. Paulo Miki e seus companheiros foram canonizados pelo Papa Pio IX, em 1862.
Os crentes se dispersaram para escapar dos massacres e um bom número deles se estabeleceu ao longo do rio Urakami, nas proximidades de Nagasaki. Lá eles continuaram a viver sua fé, apesar da ausência de padres. A partir do momento em que o Japão se abriu novamente aos europeus, os missionários voltaram e as igrejas voltaram a ser construídas, inclusive em Nagasaki, a poucos quilômetros da comunidade cristã clandestina. Ela havia perdido todo contato com a Igreja Católica, mas guardava preciosamente três critérios de reconhecimento recebidos dos ancestrais: "Quando a Igreja voltar ao Japão, vocês a reconhecerão por três sinais: os padres não são casados, haverá uma imagem de Maria e esta Igreja obedecerá ao papa-sama, isto é, ao Bispo de Roma". E foi assim que aconteceu dois séculos e meio depois, quando os cristãos do Império do sol nascente puderam se reencontrar com sua Santa Mãe, a Igreja.
Outros santos e beatos:
Santo Amando de Elnone (†675) — nascido em Nantes, viveu como eremita em Bourges. Depois, como bispo missionário, foi pregador em Flandres, Caríntia e Navarra. Fundou muitos mosteiros, entre os quais o de Elnone, perto de Tournai, onde morreu quase centenário.
Santo Antoliano — martirizado em Auvergne, em 265.
Santo Antônio Denyan — trigésimo membro da Ordem Terceira franciscana, crucificado com Paulo Miki em Nagasáqui, em 1597.
São Bartolomeu Laurel — irmão leigo franciscano, nascido no México e queimado vivo em Nagasáqui, em 1622.
Santos Francisco Blanco, espanhol; Francisco de São Miguel, espanhol; Francisco de Nagasáqui, médico japonês — mártires crucificados em Nagasáqui, juntamente com Paulo Miki e o catequista Tiago Kisai, Joaquim Saccakibara, Gabriel de Duisco, João Kisaka, João Soan de Goto, Pedro Sukejiro, o adolescente Tomás, de 15 anos, e Miguel Cozaki, Tomás Xico, japoneses; Gonsalvo Garcia, irmão leigo franciscano português, companheiro de missão, no Japão, de Pedro Batista Blasquez, juntamente com o qual foi crucificado em Nagasáqui — ao mesmo tempo que o franciscano espanhol Martim Loynaz da Ascensão, missionário no México, em Manila, e por fim no Japão; Caio Francisco, soldado japonês, irmão terceiro franciscano; Cosme Takeya, terceiro franciscano.
São Geraldo (†1077) — bispo de Óstia, prior beneditino de Cluny, núncio apostólico, venerado como padroeiro de Velletri.
São Guarino (†1159) — bolonhês, cônego regular agostiniano, cardeal e bispo de Palestrina.
Santa Hildegundes (†1183) — esposa do conde Lotário; ao se tornar viúva, tornou-se religiosa com a filha, em Meer, localidade próxima a Colônia.
São Mel (†490) — primeiro bispo-abade de Armagh, na Irlanda, sobrinho de são Patrício, juntamente com o bispo são Mun, cuja festividade também se comemora neste dia.
Santa Reinilda (†750) — abadessa beneditina do convento de Maaseyk.
Santos Silvano, Lucas e Mócio — martirizados em Emesa, na Fenícia, em 312.
São Tanco (†808) — monge beneditino irlandês, bispo e mártir.
São Teófilo, o Escolástico — martirizado em Cesaréia da Capadócia no ano 300.
São Vedasto (também conhecido pelos nomes de Vaast, Foster e Gastão) (†539) — ativo missionário entre os francos do rei Clóvis e secretário de são Remígio.(paulinas.org.br) –(evangelhodoquotidiano.org.br)
Miki nasceu em 1564, era filho de pais ricos e foi educado no colégio jesuíta em Anziquiama, no Japão. A convivência do colégio logo despertou em Paulo o desejo de se juntar à Companhia de Jesus e assim o fez, tornando-se um eloqüente pregador. Ele porém, não pôde ser ordenado sacerdote no tempo correto porque não havia um bispo na região de Fusai. Mas isso não impediu que Paulo Miki continuasse sua pregação. Posteriormente tornou-se o primeiro sacerdote jesuíta em sua pátria, conquistando inúmeras conversões com humildade e paciência.
Paciência, essa que não era virtude do imperador Toyotomi Hideyoshi. Ele era simpatizante do catolicismo mas, de uma hora para outra, se tornou seu feroz opositor. Por causa da conquista da Coréia, o Japão rompeu com a Espanha em particular e com o Ocidente em geral, motivando uma perseguição contra todos os cristãos. Inclusive alguns missionários franciscanos espanhóis que tinham chegado ao Japão através das Filipinas e sido bem recebidos pelo Imperador.
Os católicos foram expulsos do país, mas muitos resistiram e ficaram. Só que a repressão não demorou. Primeiro foram presos seis franciscanos, logo depois Paulo Miki com outros dois jesuítas e dezessete leigos terciários.
Os vinte e seis cristãos sofreram terríveis humilhações e torturas públicas. Levados em cortejo de Meaco a Nagasaki foram alvo de violência e zombaria pelas ruas e estradas, enquanto seguiam para o local onde seria executada a pena de morte por crucificação. Alguns dos companheiros de Paulo Miki eram muito jovens, adolescentes ainda, mas enfrentaram a pena de morte com a mesma coragem do líder. Tomás Cozaki tinha, por exemplo, catorze anos; Antônio, treze anos e Luis Ibaraki tinha só onze anos de idade.
A elevação sobre a qual os vinte e seis heróis de Jesus Cristo receberam o martírio pela crucificação em fevereiro de 1597 ficou conhecida como Monte dos Mártires. Paulo Miki e seus companheiros foram canonizados pelo Papa Pio IX, em 1862.
Os crentes se dispersaram para escapar dos massacres e um bom número deles se estabeleceu ao longo do rio Urakami, nas proximidades de Nagasaki. Lá eles continuaram a viver sua fé, apesar da ausência de padres. A partir do momento em que o Japão se abriu novamente aos europeus, os missionários voltaram e as igrejas voltaram a ser construídas, inclusive em Nagasaki, a poucos quilômetros da comunidade cristã clandestina. Ela havia perdido todo contato com a Igreja Católica, mas guardava preciosamente três critérios de reconhecimento recebidos dos ancestrais: "Quando a Igreja voltar ao Japão, vocês a reconhecerão por três sinais: os padres não são casados, haverá uma imagem de Maria e esta Igreja obedecerá ao papa-sama, isto é, ao Bispo de Roma". E foi assim que aconteceu dois séculos e meio depois, quando os cristãos do Império do sol nascente puderam se reencontrar com sua Santa Mãe, a Igreja.
Outros santos e beatos:
Santo Amando de Elnone (†675) — nascido em Nantes, viveu como eremita em Bourges. Depois, como bispo missionário, foi pregador em Flandres, Caríntia e Navarra. Fundou muitos mosteiros, entre os quais o de Elnone, perto de Tournai, onde morreu quase centenário.
Santo Antoliano — martirizado em Auvergne, em 265.
Santo Antônio Denyan — trigésimo membro da Ordem Terceira franciscana, crucificado com Paulo Miki em Nagasáqui, em 1597.
São Bartolomeu Laurel — irmão leigo franciscano, nascido no México e queimado vivo em Nagasáqui, em 1622.
Santos Francisco Blanco, espanhol; Francisco de São Miguel, espanhol; Francisco de Nagasáqui, médico japonês — mártires crucificados em Nagasáqui, juntamente com Paulo Miki e o catequista Tiago Kisai, Joaquim Saccakibara, Gabriel de Duisco, João Kisaka, João Soan de Goto, Pedro Sukejiro, o adolescente Tomás, de 15 anos, e Miguel Cozaki, Tomás Xico, japoneses; Gonsalvo Garcia, irmão leigo franciscano português, companheiro de missão, no Japão, de Pedro Batista Blasquez, juntamente com o qual foi crucificado em Nagasáqui — ao mesmo tempo que o franciscano espanhol Martim Loynaz da Ascensão, missionário no México, em Manila, e por fim no Japão; Caio Francisco, soldado japonês, irmão terceiro franciscano; Cosme Takeya, terceiro franciscano.
São Geraldo (†1077) — bispo de Óstia, prior beneditino de Cluny, núncio apostólico, venerado como padroeiro de Velletri.
São Guarino (†1159) — bolonhês, cônego regular agostiniano, cardeal e bispo de Palestrina.
Santa Hildegundes (†1183) — esposa do conde Lotário; ao se tornar viúva, tornou-se religiosa com a filha, em Meer, localidade próxima a Colônia.
São Mel (†490) — primeiro bispo-abade de Armagh, na Irlanda, sobrinho de são Patrício, juntamente com o bispo são Mun, cuja festividade também se comemora neste dia.
Santa Reinilda (†750) — abadessa beneditina do convento de Maaseyk.
Santos Silvano, Lucas e Mócio — martirizados em Emesa, na Fenícia, em 312.
São Tanco (†808) — monge beneditino irlandês, bispo e mártir.
São Teófilo, o Escolástico — martirizado em Cesaréia da Capadócia no ano 300.
São Vedasto (também conhecido pelos nomes de Vaast, Foster e Gastão) (†539) — ativo missionário entre os francos do rei Clóvis e secretário de são Remígio.(paulinas.org.br) –(evangelhodoquotidiano.org.br)
BÊNÇÃO : Deus nos abençoe, Deus
nos dê a paz. A paz que só o amor é que nos traz.
A paz que só o amor é que nos traz.
A paz que só o amor é que nos traz.
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