terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

bom dia evangelho -11.fevereiro -014

Bom dia Evangelho
11 de fevereiro de 2014 - Terça-feira da 5ª semana do Tempo Comum

Festa da Igreja :
Nossa Senhora de Lourdes

Oração-
Pai, que o testemunho de Maria cale fundo no meu coração, transformando-me em perfeito discípulo de Jesus. E que eu possa conduzir muitas outras pessoas a crerem em teu Filho.

Evangelho segundo S. Marcos 7,1-13.
Naquele tempo, os fariseus e alguns doutores da Lei vindos de Jerusalém reuniram-se à volta de Jesus,
e viram que vários dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar.
É que os fariseus e todos os judeus em geral não comem sem ter lavado e esfregado bem as mãos, conforme a tradição dos antigos;
ao voltar da praça pública, não comem sem se lavar; e há muitos outros costumes que seguem, por tradição: lavagem das taças, dos jarros e das vasilhas de cobre.
Perguntaram-lhe, pois, os fariseus e doutores da Lei: «Porque é que os teus discípulos não obedecem à tradição dos antigos e tomam alimento com as mãos impuras?»
Respondeu: «Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, quando escreveu: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.
Vazio é o culto que me prestam e as doutrinas que ensinam não passam de preceitos humanos.
Descurais o mandamento de Deus, para vos prenderdes à tradição dos homens.»
E acrescentou: «Anulais a vosso bel-prazer o mandamento de Deus, para observardes a vossa tradição.
Pois Moisés disse: Honra teu pai e tua mãe; e ainda: Quem amaldiçoar o pai ou a mãe seja punido de morte.
Vós, porém, dizeis: Se alguém afirmar ao pai ou à mãe: 'Declaro Qorban’ isto é, oferta ao Senhor aquilo que poderias receber de mim...,
nada mais lhe deixais fazer por seu pai ou por sua mãe,
anulando a palavra de Deus com a tradição que tendes transmitido. E fazeis muitas outras coisas do mesmo género.»

Comentário do dia
Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona (Norte de África), doutor da Igreja
Sermão 155, 6
«Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim»
«A lei do Espírito de vida em Cristo Jesus libertou-me da lei do pecado e da morte» (Rom 8,2). […] São Paulo diz que a Lei de Moisés foi dada para demonstrar a nossa fraqueza, e não apenas para demonstrá-la, mas para aumentá-la, e nos levar a procurar o médico […]: «Onde abundou o pecado, superabundou a graça» (Rom 3,20; 5,20). […] Porque é que a primeira Lei, que foi escrita com o dedo de Deus (Ex 31,18), não trouxe a tão necessária salvação da graça? Porque foi escrita em tábuas de pedra e não em tábuas de carne, que são os nossos corações (2Cor 3,3). […]

É o Espírito Santo que escreve, não na pedra, mas no coração; «a Lei do Espírito de vida», escrita no coração e não na pedra, esta Lei do Espírito de vida que está em Jesus Cristo em quem a Páscoa foi celebrada em toda a verdade (1Cor 5,7-8), libertou-vos da lei do pecado e da morte. Quereis uma prova da diferença evidente e certa que separa o Antigo Testamento do Novo? […] Escutai o que o Senhor disse pela boca de um profeta […]: «Imprimirei a minha Lei, gravá-la-ei no seu coração» (Jer 31,33). Se a Lei de Deus está escrita no teu coração, não produz medo [como no Sinai], mas espalha na tua alma uma secreta suavidade.(evangelhodoquotidiano.org.br)
Nossa Senhora de Lourdes
No dia 08 de dezembro de 1854, o Bem-aventurado Papa Pio IX promulgou o dogma da Imaculada Conceição de Maria. A Bula "Ineffabilis Deus", afirma: "a Virgem Maria foi preservada, por especial graça e privilégio de Deus onipotente, em previsão dos méritos de Jesus Cristo, Salvador da humanidade, de qualquer mancha do pecado original, desde o primeiro instante da sua concepção".
As aparições marianas em Lourdes, na França, começaram menos de quatro anos depois, no dia 11 de fevereiro de 1858. Deus quis que Sua Mãe se manifestasse à uma pobre e analfabeta camponesa chamada Bernardete Soubirous, de catorze anos de idade. A jovem participou das dezoito aparições na gruta de Massabielle, onde a Virgem lhe indicou a pedra, da qual brotou a fonte de água, para aplacar sua sede. Assim, nasceu o culto à Nossa Senhora de Lourdes, cuja água milagrosa propicia muitas curas ainda hoje.
Nas mensagens de Lourdes, Maria transmitiu sua Imaculada Conceição, a necessidade da verdadeira conversão dos cristãos, e da oração diária do terço. Ou seja, deixou claro que Deus não deseja a morte do pecador, mas que ele se converta e viva, em abundância. Por isso, pediu que aquele lugar fosse transformado em santuário. Encravado nos montes Pirineus, perto da fronteira com a Espanha, o pequeno povoado de Lourdes se tornou uma das metas de peregrinação mariana mais populares da Europa. Milhões de devotos e turistas de todas as partes do mundo, visitam o local todos os anos, para agradecer milagres, pedir graças e buscar a água sagrada. 
Mas o grande milagre de Lourdes é a manifestação da Imaculada Conceição de Maria à luz da Eucaristia. Melhor dizendo, a Virgem sem pecado vem em socorro dos pecadores, para perpetuar o milagre da Eucaristia. Prodígio este, que continua acontecendo durante as procissões em Lourdes. O Cristo Eucarístico passa por entre os peregrinos doentes, no corpo e na alma, abençoando a todos e realiza uma salvação ainda mais contundente e profunda. 
A festa anual de Nossa Senhora de Lourdes é celebrada em 11 de fevereiro, aniversário da primeira aparição. Nela a Igreja Católica recorda o fundamento da mensagem evangélica deixado pela Mãe: a oração e a penitência são os caminhos para que Cristo possa se firmar em cada gênero humano e na sociedade.
A partir de 1858, todos os milagres de curas ocorridos no Santuário de Lourdes são estudados com muito rigor e só depois reconhecidos. Também, são numerosas as curas de almas, embora mais difíceis de comprovação. Em 1991, o Papa João Paulo II instituiu a comemoração do Dia Mundial do Doente junto com a festa de Nossa Senhora de Lourdes. Além de dispor que, a cada ano, a celebração se realizasse em um Continente diferente. De tal modo, somou ao sentido de universalidade da dor, aquele da esperança da salvação em Jesus Cristo: "única resposta autêntica à dor, ao sofrimento e à morte". (3a. Mens. JPII). 
Desde então a festa de Nossa Senhora de Lourdes é marcada por preciosas mensagens catequéticas do Sumo Pontífice à todo seu rebanho, sobre o sentido cristão do sofrimento humano.(portalpaulinas.org.br)
Novena Nsa. De Lourdes
Ó Virgem Imaculada, Mãe de Misericórdia, saúde dos enfermos, refúgio dos pecadores, consoladora dos aflitos, Vos conheceis minhas necessidades, penas e sofrimentos; dignai-Vos lançar sobre mim olhares favoráveis. Cheio de confiança, imploro vossos maternais favores; ouvi, ó terna Maria, minha humilde petição. Amém.
Pai-nosso, Ave-Maria, Glória.Nossa Senhora de Lourdes, rogai por mim.
Outros santos e beatos:
Santo Adolfo (1185-1224) — bispo cisterciense de Osnabrück, na Alemanha, conhecido como “o esmoler dos pobres”. 
Santo Ardagno (†1058) — décimo terceiro abade do mosteiro beneditino de Tournus, na França. 
São Bento de Aniane (750-821) — saiu da corte de Carlos Magno para o mosteiro de Saint-Siene. Fundou a abadia de Kornelimünster, nas proximidades de Aquisgrana, a qual serviu de modelo para as de São Caedmon (†680) — trabalhador braçal e poeta anglo-saxão; irmão leigo beneditino.
São Calógero (†130) — bispo de Ravena.
São Desidério (†608) — bispo de Vienne; foi perseguido pela rainha Brunilde, que ordenou sua morte. É venerado como mártir.
Santa Gobnet — abadessa do convento de Ballyvouney, no século VI.
São Gregório II (669-731) — papa a partir das funções de bibliotecário, galgou o sólio pontifício. Promoveu as missões na Alemanha, para onde enviou são Bonifácio, restabeleceu abadias, opôs-se à heresia iconoclasta, retardou o avanço dos lombardos na Itália.
São Jonas — eremita do século IV, companheiro de são Pacômio, no Egito.
São Lázaro de Milão (†450) — arcebispo, defendeu a cidade contra os invasores ostrogodos.
Santos Prisco, Castrense, Tamaro, Rósio, Heráclio, Secundino, Adjutor, Marcos, Augusto, Elpídio, Canião e Vindônio — Prisco, bispo africano, juntamente com seus companheiros, fora deixado em pleno mar num barco sem remos, mas a corrente marítima o teria lançado à Itália meridional, onde os Santos deste dia atuaram como missionários e pastores de almas.
Santos Saturnino, Emérito, Maria, Dativo, Félix, Ampélio e outros 40 companheiros — martirizados na África, em 304; entre estes, Tecla, Rogaciano, a jovem e corajosa Vitória e o pequeno Hilarião.
São Severino (†550) — eremita; a seguir, bispo de Seotempeda, localidade que, por sua causa, tomou o nome de Marca de São Severino, na província de Ancona. 
Santa Teodora (†867) — imperatriz, esposa do herege Teófilo. Após a morte deste, restabeleceu o culto das imagens e terminou seus dias no convento.
Bênção
Rezo com o bem-aventurado Alberione:
Jesus e Maria, dai-me a vossa bênção:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém
Ó Jesus Mestre, Verdade-Caminho-Vida, tem piedade de nós.
T

Nenhum comentário:

Postar um comentário