quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

bom dia evangelho-20.fev.014


Bom dia evangelho  
20 de fevereiro – Quinta-feira da 6ª semana do Tempo Comum
Santo do dia :
Santo Eleutério, bispo, mártir, +532,  Beato Francisco Marto, vidente de Fátima, +1919,  Beata Jacinta Marto, vidente de Fátima, +1920

Oração: Pai, revela-me a verdadeira identidade de Jesus, servo fiel, cuja vida esteve totalmente entregue em tuas mãos. E dá-me a graça de, como ele, ser fiel a ti.


Quem é Jesus para nós? - Mc 8,27-33
Depois Jesus e os seus discípulos foram para os povoados que ficam perto de Cesaréia de Filipe. No caminho, ele lhes perguntou:
- Quem o povo diz que eu sou?
Os discípulos responderam:
- Alguns dizem que o Senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é um dos profetas.
- E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? - perguntou Jesus.
- O senhor é o Messias! - respondeu Pedro.
Então Jesus proibiu os discípulos de contarem isso a qualquer pessoa.
Jesus começou a ensinar os discípulos, dizendo:
- O Filho do Homem terá de sofrer muito. Ele será rejeitado pelos líderes judeus, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da Lei. Será morto e, três dias depois, ressuscitará.
Jesus dizia isso com toda a clareza. Então Pedro o levou para um lado e começou a repreendê-lo. Jesus virou-se, olhou para os discípulos e repreendeu Pedro, dizendo:

- Saia da minha frente, Satanás! Você está pensando como um ser humano pensa e não como Deus pensa.

Evangelho
Jesus deixa interrogações sobre sua identidade
Com o trecho de hoje, chegamos ao centro do evangelho segundo Marcos. O segundo evangelho é uma “catequese mistagógica” em cujo centro está a pergunta cristológica por excelência: Quem é Jesus? O pano de fundo da dupla pergunta de Jesus a seus discípulos é a incompreensão e a incredulidade tanto da parte das pessoas, em particular os escribas e fariseus (cf. Mc 8,11-13), como também dos seus próprios discípulos (cf. Mc 8,14-21). É um momento de crise, entenda-se, de discernimento, de tomada de decisão para que a missão recebida do Pai seja levada a termo. Cesareia de Filipe é um vilarejo ao norte do mar da Galileia, lugar onde nasce o rio Jordão. Havia aí um santuário para culto pagão de Pan; mais tarde, Herodes construiu um templo de mármore branco dedicado a Augusto. É exatamente aí que Pedro exprime o reconhecimento de Jesus como Messias, como o verdadeiro e único Salvador (cf. v. 29). Mas, mesmo reconhecendo o messianismo de Jesus, essa profissão não impedirá os discípulos, representados por Pedro, de se oporem ao modo como esse messianismo é exercido (cf. vv. 32-33), passando, inclusive, pela paixão e pela morte (cf. vv. 31-32).(Carlos Alberto Contieri, sj)
Santo do dia
Santo Eleutério, bispo, mártir, +532


Santo Eleutério, que lembramos hoje, tem como significado do nome: libertador. Ao se dedicar inteiramente a Cristo, conseguiu ser instrumento de libertação dos erros e pecados para muitos.
Viveu entre os séculos V e VI em Tournai, norte da França, hoje Bélgica, por volta do ano 470. Conta-nos a história que, quando menino, ele ouviu a profecia de que seria um bispo. Eleutério ao corresponder ao chamamento vocacional entrou para a formação que o encaminhou ao sacerdócio e mais tarde à ordenação episcopal, ou seja, foi escolhido pelo Espírito Santo e feito bispo na Igreja e para a Igreja Católica.
Eleito como primeiro bispo de Tournai, Santo Eleutério tornou-se um grande desbravador da fé, que deu o seu sangue por amor ao rebanho. Pela Igreja de Cristo naquela região, Eleutério trabalhou arduamente para organizar a construção de igrejas, arrebanhar vocações, formar o clero... enfim, todo o necessário para lidar com a recém-nascida diocese.
Grande pacificador, Santo Eleutério conviveu em meio a grandes conflitos, por isso, ao lidar com um povo de índole guerreira, teve de se empenhar em Deus para fazer penetrar a Paz de Cristo em tantos corações. Era o tempo também das conversões em massa, onde um rei, ao decidir mudar de vida e seguir Jesus, acabava atraindo toda uma nação. Neste sentido, o santo de hoje entrava em ação com uma sólida evangelização, a fim de que o Evangelho se tornasse um estilo de vida para o povo.
Zeloso, perseverante e homem de oração, combateu as heresias – doutrinas mentirosas – e batalhou com Jesus para o resgate de muitas almas pagãs. Santo Eleutério consumiu-se no apostolado e, no fim da vida entregou-se nos braços do Senhor no
martírio, em 532.
tjl@-http://evangelhoquotidiano.org/ - http://www.paulinas.org.br/diafeliz/

Nenhum comentário:

Postar um comentário