BOM
DIA
EVANGELHO
DIA 28 DE SETEMBRO - SEGUNDA-FEIRA
XXVI SEMANA DO TEMPO COMUM * (VERDE – OFÍCIO DO DIA)
WASHINGTON
DC, 25 Set. 15 / 10:40 am (ACI).- Enquanto saía da câmara do Congresso dos Estados Unidos
rumo ao Salão Nacional das Estátuas no Capitólio, o Papa Francisco se encontrou
com uma comovida mãe que lhe pediu para abençoar o seu bebê recém-nascido.
Oração do dia
Ó Deus, que
mostrais vosso poder sobre tudo no perdão e na misericórdia, derramai sempre em
nós a vossa graça, para que, caminhando ao encontro das vossas promessas,
alcancemos os bens que reservais. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho,
na unidade do Espírito Santo.
Evangelho
(Lucas 9,46-50)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo
segundo Lucas.
Naqueles tempo, 9 46 veio-lhes então o pensamento de qual deles seria o maior.
47 Penetrando Jesus nos pensamentos de seus corações, tomou um menino, colocou-o junto de si e disse-lhes:
48 "Todo o que recebe este menino em meu nome, a mim é que recebe; e quem recebe a mim, recebe aquele que me enviou; pois quem dentre vós for o menor, esse será grande".
49 João tomou a palavra e disse: "Mestre, vimos um homem que expelia demônios em teu nome, e nós lho proibimos, porque não é dos nossos".
50 Mas Jesus lhe disse: "Não lho proibais; porque, o que não é contra vós, é a vosso favor". Palavra da Salvação.
Naqueles tempo, 9 46 veio-lhes então o pensamento de qual deles seria o maior.
47 Penetrando Jesus nos pensamentos de seus corações, tomou um menino, colocou-o junto de si e disse-lhes:
48 "Todo o que recebe este menino em meu nome, a mim é que recebe; e quem recebe a mim, recebe aquele que me enviou; pois quem dentre vós for o menor, esse será grande".
49 João tomou a palavra e disse: "Mestre, vimos um homem que expelia demônios em teu nome, e nós lho proibimos, porque não é dos nossos".
50 Mas Jesus lhe disse: "Não lho proibais; porque, o que não é contra vós, é a vosso favor". Palavra da Salvação.
Comentário ao
Evangelho
PENSAMENTO INCONVENIENTE
Jesus e os discípulos caminhavam em direções opostas. Enquanto Jesus preanunciava seu destino de sofrimento e morte, os discípulos nutriam ideais de grandeza, preocupados em saber quem dentre eles seria o maior.
Descurando as exortações recebidas, anteviam um destino de glória e esplendor para si e para o Mestre. E procuravam organizar seu futuro a partir desta lógica mundana. Em outras palavras, eram incapazes de imaginar um projeto de vida fora de relações desiguais, próprias de uma sociedade de classes.
Jesus tentava fazê-los compreender ser possível viver de uma maneira nova, dentro e fora da comunidade. Dentro da comunidade, as relações interpessoais seriam regidas pelo princípio da igualdade e do serviço. Prestígio, poder e autoridade nenhuma importância teriam. Com os de fora da comunidade, o Reino exigia ser tolerante e respeitoso, superando toda tentação de sectarismo e de fanatismo.
Os velhos esquemas deveriam ser invertidos, ou melhor, substituídos pela novidade do Reino. Grandes seriam os menores da comunidade. Os desprezados, como as crianças, tornar-se-iam objeto de atenção. O Messias glorioso deveria ser encontrado nas pessoas marginalizadas, pois a grandeza do Reino é bem diferente daquela que os discípulos imaginavam.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta)
Jesus e os discípulos caminhavam em direções opostas. Enquanto Jesus preanunciava seu destino de sofrimento e morte, os discípulos nutriam ideais de grandeza, preocupados em saber quem dentre eles seria o maior.
Descurando as exortações recebidas, anteviam um destino de glória e esplendor para si e para o Mestre. E procuravam organizar seu futuro a partir desta lógica mundana. Em outras palavras, eram incapazes de imaginar um projeto de vida fora de relações desiguais, próprias de uma sociedade de classes.
Jesus tentava fazê-los compreender ser possível viver de uma maneira nova, dentro e fora da comunidade. Dentro da comunidade, as relações interpessoais seriam regidas pelo princípio da igualdade e do serviço. Prestígio, poder e autoridade nenhuma importância teriam. Com os de fora da comunidade, o Reino exigia ser tolerante e respeitoso, superando toda tentação de sectarismo e de fanatismo.
Os velhos esquemas deveriam ser invertidos, ou melhor, substituídos pela novidade do Reino. Grandes seriam os menores da comunidade. Os desprezados, como as crianças, tornar-se-iam objeto de atenção. O Messias glorioso deveria ser encontrado nas pessoas marginalizadas, pois a grandeza do Reino é bem diferente daquela que os discípulos imaginavam.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta)
Santo do Dia
SÃO VENCESLAU
O bondoso monarca da Boêmia, Wratislau, antes de morrer,
deixou, como herdeiro do trono, seu filho Wenceslau, nascido no ano 907, na
atual República Checa. Com isso, despertou em sua mulher, Draomira, a ira e a
vingança, pois era ela própria que desejava assumir o governo do país. Se não
fosse possível, pretendia entregá-lo a seu outro filho, Boleslau, que tinha
herdado o caráter e a falta de escrúpulos da mãe, enquanto Wenceslau fora
criado pela avó, Ludmila, que lhe ensinou os princípios de bondade cristã. Por
isso, não passava por sua cabeça uma oposição fatal dentro do próprio lar.
Assim, acabou assassinado pelo irmão, de acordo com um plano diabólico da
malvada rainha. Mas antes que isso acontecesse, a mãe tomou à força o poder e
começou uma grande e desumana perseguição aos cristãos. Assim, por sua maldade
e impopularidade junto ao povo, foi deposta pelos representantes das
províncias, que fizeram prevalecer a vontade do rei Wratislau, elevando ao
trono seu filho Wenceslau. Imediatamente, seguindo o conselho da avó, Wenceslau
levou de volta ao reino o cristianismo. Quando soube disso, Draomira ficou tão
transtornada que contratou alguns assassinos para dar fim à vida da velha e
bondosa senhora, que morreu enquanto rezava, estrangulada com o próprio véu.
Draomira sabia que ainda havia mais uma pedra em seu caminho impedindo seus
planos maldosos e sua perseguição ao povo cristão. Wenceslau era um obstáculo
difícil, pois, em muito pouco tempo, já tinha conquistado a confiança, a graça
e a simpatia do povo, que via nele um verdadeiro líder, um exemplo a ser seguido.
Dedicava-se aos mais pobres, encarcerados, doentes, viúvas e órfãos, aos quais
fazia questão de ajudar e levar palavras de fé, carinho e consolo. A
popularidade de Wenceslau cresceu ainda mais quando, para evitar uma batalha
com o duque Radislau, que se opunha ao seu governo cristão, propôs que, em vez
de entrarem em guerra, duelassem entre si, evitando, assim, a morte da
população inocente. Quem vencesse ficaria com o poder. No dia e na hora
marcada, os adversários encontraram-se no campo de batalha. Radislau,
imediatamente, atacou, de lança em punho. Contam os registros que, no momento
em que feriria Wenceslau mortalmente, apareceram dois anjos que o mandaram
parar. Radislau caiu do cavalo e, quando se levantou, já era um homem
modificado. Naquele momento, pediu perdão e jurou fidelidade ao seu senhor.
Draomira e Boleslau, inconformados com a popularidade de Wenceslau,
arquitetaram um plano diabólico para acabarem com sua vida. No dia 28 de
setembro de 929, durante a festa de batismo de seu sobrinho, enquanto todos
festejavam, Wenceslau retirou-se para a capela para rezar. Draomira sugeriu ao
filho Boleslau que aquele seria o melhor momento para matar o próprio irmão.
Boleslau invadiu a capela e apunhalou o irmão no altar da igreja. Mãe e filho,
porém, não tiveram tempo de saborear o poder e o trono roubado de Wenceslau,
pois em poucos dias Draomira teve uma morte trágica e Boleslau foi condenado
pelo imperador Oton I. O seu corpo foi sepultado na igreja de São Vito, em
Praga. Desde então, passou a ser cultuado como santo. A Hungria, a Polônia e a
Boêmia têm em são Wenceslau seu protetor e padroeiro. Mais tarde, no século
XVIII, a Igreja inscreveu são Wenceslau no calendário litúrgico, marcando o dia
28 de setembro para a sua festa.
TJL@
- Domtotal.com/liturgia – Paulinas.org.br – Acidigital.com – Vatican.va
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