quarta-feira, 13 de abril de 2016

bom dia evangelho - 14.abril

Bom dia Evangelho

5ª-feira da 3ª Semana da Páscoa
Cor: Branco
FOTO: Crianças iraquianas rezando / Crédito: Elise Harris ACI Prensa
ERBIL, 12 Abr. 16 / 04:30 pm (ACI).- No ano de 2014, quando o Estado Islâmico tomou as cidades iraquianas de Mossul e Qaraqosh, 120 mil cristãos fugiram. Neste grupo havia quase seis mil crianças que perderam seus lares, escolas, amigos e se viram obrigados a trocar seu estilo de vida. Mas, não perderam tudo e o que fica é cada vez mais forte: a fé
Oração
Pai de amor e de bondade, que escolhestes ao longo dos tempos homens e mulheres para proclamar as maravilhas de vosso amor, servindo os pobres e abandonados, concedei-nos, pela intercessão de Pedro Donders a paciência e a coragem de vos servir todos os dias de nossa vida. Por Cristo nosso Senhor. Amém.
Evangelho - Jo 6,44-51
Eu sou o pão vivo descido do céu.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 6,44-51
Naquele tempo, disse Jesus à multidão : 44 Ninguém pode vir a mim,
se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia.
45 Está escrito nos Profetas: `Todos serão discípulos de Deus.' Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. 46 Não que alguém já tenha visto o Pai.
Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47 Em verdade, em verdade vos digo,
quem crê, possui a vida eterna. 48 Eu sou o pão da vida. 49 Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50 Eis aqui o pão que desce do céu:
quem dele comer, nunca morrerá. 51 Eu sou o pão vivo descido do céu.
Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo'.

Palavra da Salvação.

Reflexão - Jo 6, 44-51
Um dos elementos fundamentais na fé católica é o primado da graça. Se Deus não age, nós não podemos agir, nos tornamos incapazes de fazer o bem. Para nós, o bem maior é conhecer Jesus, sermos capazes de ir até ele, mas isso só é possível pela atuação da graça. Mas, se por um lado, a graça é necessária para chegarmos até Jesus, por outro lado, Deus respeita a nossa liberdade, de modo que associada à graça divina, deve estar a nossa procura de Cristo. De nada adianta a graça nos mostrar que Jesus é o Pão da vida descido do céu para ser alimento de vida eterna a todos nós, se nós não queremos vê-lo.
Pedro Donders
Pedro Donders nasceu em 27 de outubro de 1809, no sul da Holanda. Pedro tinha seis anos de idade, quando sua mãe morreu e diante dessa circunstância precisou deixar os estudos para ajudar seu pai, já muito idoso, na renda familiar. 

Por causa de sua saúde frágil e da pobreza, o jovem não conseguia realizar seu sonho: ser padre. Entretanto Pedro insistia com seu pároco, até que conseguiu que o recebessem no seminário diocesano, mais como empregado do que como noviço. 
No ano de 1839 o Seminário foi visitado pelo Prefeito Apostólico do Suriname, buscando ajuda para seu território de missão que estava numa situação muito crítica. Apenas Pedro Donders se ofereceu. Em 5 de junho de 1841 foi ordenado sacerdote. Um ano mais tarde chegou em Paramaribo, uma região selvagem quatro vezes maior que a Holanda. 
Os primeiros catorze anos foram dedicados à formação dos catequistas, das crianças e às
visitas pastorais entre os escravos das fazendas holandesas. Recebeu o encargo da pastoral dos enfermos, dedicando-se especialmente aos leprosos. Foi um homem corajoso, alivinado as dores dos doentes terminais, sem nunca reclamar do apostolado.
Em 1865 chegaram os Missionários Redentoristas no Suriname, com a missão de continuar os trabalhos de evangelização. Padre Pedro decidiu ficar e pediu seu ingresso na Congregação do Santíssimo Redentor, professando os votos em 1867. No dia 14 de janeiro de 1887, morreu de uma grave enfermidade renal. 
Reflexão:
Os missionários redentoristas têm muito carinho por Pedro Donders, pelo seu exemplo de vida e pela sua dedicação missionária. Ainda hoje existem missionários redentoristas no Suriname, inclusive uma grupo de brasileiros que gastam seus dias pela redenção daquela gente mais sofrida.
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
tjl@ = acidigital.com = Catequisar.com.br – cnbb.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário