quinta-feira, 7 de abril de 2016

bom dia evangelho - 8.abril.2016 -sexta-feira

Bom dia evangelho


 6ª-feira da 2ª Semana da Páscoa
Cor: Branco
Papa Francisco na Cátedra de Roma, 7 de abril de 2013/ L’Osservatore Romano.
VATICANO, 07 Abr. 16 / 11:30 am (ACI).- Em um dia como hoje, há três anos, o Papa Francisco tomou posse da Cátedra (cadeira na qual se senta o bispo nos ofícios litúrgicos) do Bispo de Roma, em uma cerimônia realizada na Basílica de São João de Latrão, a Basílica papal que também é Catedral da capital italiana.

ORAÇÃO DO DIA.

Abençoa o Nosso Dia Senhor!

Senhor, neste dia, venho pedir-Te saúde, força, paz e sabedoria. Quero olhar hoje o mundo com olhos cheios de amor, ser paciente, compreensivo, manso e prudente; ver, além das aparências, teus filhos como Tu mesmo os vês, e assim não ver senão o bem em cada um. Fecha os meus ouvidos a toda a calúnia. Guarda a minha língua de toda a maldade. Que só de bênçãos se encha o meu espírito. Que eu seja tão bondoso e alegre, que todos quantos se aproximarem de mim, sintam a tua presença. Senhor, reveste-me da tua beleza, e que, no decurso deste dia, eu Te revele a todos. AMÉM.

Evangelho - Jo 6,1-15
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 6,1-15
Naquele tempo:
1 Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades.
2 Uma grande multidão o seguia,  porque via os sinais que ele operava
a favor dos doentes.
3 Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com os seus discípulos.
4 Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus.
5 Levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro,
Jesus disse a Filipe: 'Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?'
6 Disse isso para pô-lo à prova,  pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer.
7 Filipe respondeu: 'Nem duzentas moedas de prata bastariam
para dar um pedaço de pão a cada um'.
8 Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse:
9 'Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes.
Mas o que é isso para tanta gente?'
10 Jesus disse: 'Fazei sentar as pessoas'.
Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens.
11 Jesus tomou os pães, eu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes. 12 Quando todos ficaram satisfeitos,
Jesus disse aos discípulos: 'Recolhei os pedaços que sobraram,  para que nada se perca!'
13 Recolheram os pedaços e encheram doze cestos om as sobras dos cinco pães,
deixadas pelos que haviam comido.
14 Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam:
'Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo'.
15 Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo
para proclamá-lo rei,
Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o mont
e.
Palavra da Salvação.

Reflexão - Jo 6, 1-15
O capítulo sexto do evangelho de São João é reservado para o discurso sobre o sacramento da Eucaristia, e Jesus, no uso da sua pedagogia, prepara os judeus para esse discurso através da multiplicação dos pães. A prática pedagógica de Jesus deve ser o grande iluminativo para a nossa prática missionária, pastoral e evangelizadora. Nós devemos anunciar o evangelho a partir da realidade das pessoas, de suas experiências de vida, dos seus valores e das suas expectativas. Antes de anunciar a Palavra de Deus, precisamos criar a necessidade dela no coração das pessoas como Jesus, que a partir da necessidade do pão, cria a necessidade do pão da vida eterna.

SANTO DO DIA

SANTA JÚLIA DE BILLIARt

Maria Rosa Júlia Billiart nasceu na França em 1751. Foi batizada no dia do nascimento e recebeu a primeira comunhão aos sete anos. Desde então entregou-se ao amor de Jesus.
Aos treze anos, Júlia sofreu sérios problemas e subnutrida, ficou paraplégica por vinte e dois anos. Durante este tempo aprendeu os mistérios da vida mística, do calvário, da glória e da luz. Sempre engajada na catequese da paróquia era preocupada com a educação dos pobres. Cultivava amizades na família, com os religiosos, com as carmelitas, com as damas da nobreza que lhe conseguiam os donativos. 
Nesta época, decidiu ingressar para vida religiosa, com uma meta estabelecida: fundar uma congregação destinada a educar os pobres e a formar bons educadores. Mesmo não sendo letrada, possuía uma pedagogia nata, aprendida na escola dos vinte e dois anos de paralisia. Assim, ainda paralítica em 1804, fundou a Congregação das Irmãs de Nossa Senhora.
Sua devoção ao Sagrado Coração de Jesus a curou. Depois de trinta anos voltou a caminhar. A Mãe de Deus era sua grande referência e modelo, e a Eucaristia era o centro de sua vida de fé inabalável. 
Júlia abriu uma escola gratuita e depois não parou mais. Viajava da França e da Bélgica, fundando pensionatos e escolas, pois naqueles tempos de miséria a necessidade era muito grande. Não aceitava qualquer donativo que pudesse tirar a independência da congregação. Perseguida e injustiçada pelo bispo de Amiens, foi por este afastada da congregação. 
Morreu em paz no dia 8 de abril de 1816 na cidade de Namur.
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
REFLEXÃO Através do seu Batismo, de sua Consagração Religiosa e por sua vida inteira de fé em Deus, Júlia foi colocada na trilha da opção divina pelos pobres. Venceu as dificuldades da vida e nunca desanimou diante do futuro incerto. Nós somos, não raro, temerosos das incertezas do futuro e preocupamos demais com o que há de vir. Que tal deixar o amor de Deus conduzir nossa vida e pensar mais no dia de hoje?
ORAÇÃO Deus de amor e bondade, que escolheste Santa Júlia para a obra de auxílio ao mais abandonados, ajudai-nos a seguir o exemplo deixado e a viver sempre em caridade fraterna com os mais esquecidos. Dai-nos também paciência nas enfermidades e a esperança viva na recuperação da saúde. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

tjl@ - http://www.a12.com/santuario-nacional - Acidigital.com – Vatican.va – Catequizar.com- http://www.oracaododiaadia.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário