quinta-feira, 13 de setembro de 2018

BOM DIA EVANGELHO - 4.SETEMBRO.2018


BOM DIA EVANGELHO

04 DE SETEMBRO DE 2018
TERÇA-FEIRA | 22º SEMANA DO TEMPO COMUM | COR: VERDE | ANO B
Papa durante a Missa na Casa Santa Marta. Foto: Vatican Media
Vaticano, 03 Set. 18 / 10:00 am (ACI).- Frente às pessoas que só buscam gerar discórdia, divisão e escândalo, inclusive dentro da família, o Papa Francisco propôs agir da mesma maneira que Jesus agia frente aos que o perseguiram: o silêncio.
Em sua homilia durante a Missa celebrada na manhã de hoje na Casa Santa Marta, no Vaticano, o Santo Padre explicou como Jesus usava o silêncio para derrotar o diabo quando este se metia no coração das pessoas.
Como exemplo, comentou um trecho do Evangelho do dia, extraído de São Lucas, no qual narra o seu ensinamento na sinagoga de Cafarnaum e como se revela ao povo proclamando que as palavras do profeta Isaías se cumpriam nele: “Hoje se cumpriu essa passagem da Escritura, que vocês acabam de ouvir”.
Diante do rebuliço provocado entre os ouvintes, mostrando a descrença e o espanto pelas palavras de Jesus, seu compatriota do qual conhecia toda a vida, o Senhor responde com palavras duras, causando a ira do povo: “Levantaram-se, expulsaram-no da cidade e o levaram até ao topo da colina sobre a qual fora construída a cidade, a fim de atirá-lo precipício abaixo”, diz o Evangelho.
Francisco explicou que aquelas pessoas não se comportavam como pessoas, mas como um “bando de cães raivosos que o expulsaram da cidade. Não raciocinavam, gritavam. Jesus ficou em silêncio. Levaram-no até ao alto do monte com a intenção de lançá-lo no precipício”.
O Santo Padre destacou a atitude silenciosa de Jesus e como ele consegue se livrar da multidão enfurecida com total facilidade. “A dignidade de Jesus: com o seu silêncio, vence aquele bando selvagem e vai embora, pois não tinha chegado ainda a hora”.
Segundo assinalou o Papa, a mudança de atitude dos habitantes de Cafarnaum – que começaram a ir à sinagoga impulsionados pela curiosidade de testemunhar o que Jesus faria e diria, a querer assiná-lo – responde à ação do diabo.
O Pontífice assegurou que a mesma coisa que aconteceu na Sexta-feira Santa: “As pessoas que no Domingo de Ramos fizeram festa para Jesus e disseram ‘Bendito és Tu, Filho de Davi’, diziam crucifica-o: tinham mudado. O diabo semeou a mentira em seu coração, e Jesus fazia silêncio”.
O ensinamento de Jesus, continuou o Papa, é que “quando existe este modo de agir, de não ver a verdade, permanece o silêncio”.
“O silêncio que vence, porém através da Cruz. O silêncio de Jesus. Quantas vezes nas famílias começam as discussões sobre política, esporte, dinheiro, uma vez, depois outra e aquelas famílias acabam sendo destruídas naquelas discussões em que se vê que o diabo está ali, que quer destruir”.
Frente a esta situação o Papa propõe o silêncio. “Porque a verdade é silenciosa, a verdade não é barulhenta. Não é fácil o que Jesus fez, mas há a dignidade do cristão que está fundamentada na força de Deus”.
“Com as pessoas que não têm boa vontade, com as pessoas que buscam somente o escândalo, que buscam somente a divisão, que buscam somente a destruição também nas famílias: silêncio e oração”, concluiu o Papa.

ORAÇÃO:  Senhor Pai de amor, pela intercessão de santa Rosália, que despojastes de todas as vaidades vãs deste mundo para vos dedicar inteiramente a uma vida de penitência e orações, dai-me o espírito da piedade, oração constante e que nos momentos de solidão e provações possa eu portar-me dignamente para poder um dia merecer os momentos felizes e eternos. Por Cristo Nosso Senhor. Amém

Lucas 4,31-37
Aleluia, aleluia, aleluia.
Um grande profeta surgiu entre nós e Deus visitou o seu povo (Lc 7,16).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

Naquele tempo, 4 31 Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e ali ensinava-os aos sábados.
32 Maravilharam-se da sua doutrina, porque ele ensinava com autoridade.
33 Estava na sinagoga um homem que tinha um demônio imundo, e exclamou em alta voz: 34 “Deixa-nos! Que temos nós contigo, Jesus de Nazaré? Vieste para nos perder? Sei quem és: o Santo de Deus!”
35 Mas Jesus replicou severamente: “Cala-te e sai deste homem”. O demônio lançou-o por terra no meio de todos e saiu dele, sem lhe fazer mal algum.
36 Todos ficaram cheios de pavor e falavam uns com os outros: “Que significa isso? Manda com poder e autoridade aos espíritos imundos, e eles saem?”
37 E corria a sua fama por todos os lugares da circunvizinhança
.
Palavra da Salvação.
Comentário do Evangelho
DOIS PROJETOS INCOMPATÍVEIS
O empenho libertador de Jesus encontrou adversários ferrenhos, que agiam em sentido contrário. A possessão demoníaca era símbolo de um projeto incompatível com o de Jesus. Os demônios tinham-lhe aversão. Sua simples presença era suficiente para arruiná-los. O Mestre tornava-os incapazes de oprimir os seres humanos. Não lhes permitia exercer sua ação maligna sobre as pessoas. Antes, arrancava-as de suas mãos, devolvendo-lhes a liberdade e a capacidade de decidir-se pela razão iluminada por Deus.
A ação do mau espírito não se limita a determinados espaços, considerados profanos. Até mesmo numa assembléia litúrgica, como acontecia na sinagoga de Cafarnaum, encontra-se gente que não é movida pelo espírito de Deus. A simples presença física, num espaço tido como sagrado, não é suficiente para tornar a pessoa imune à ação do espírito inimigo de Jesus. O demônio lança seus tentáculos também aí.
A única maneira de o discípulo do Reino manter-se imune das investidas do demônio consiste em tomar Jesus como centro sua vida. Não mediante uma referência puramente teórica e abstrata, e sim, conformando-se com o projeto de vida do Mestre. Onde impera o amor e a prática da justiça - parâmetro da vida do discípulo -, não existe campo de ação para o mau espírito.
SANTO DO DIA
SANTA ROSÁLIA04/09
Rosália nasceu no ano 1125, filha de um rico senhor e vivia numa corte muito importante da época. Durante a adolescência foi ser dama da corte da rainha Margarida, esposa do rei Guilherme I da Sicília. Porém, nada disso a atraía ou estimulava. Sabia que sua vocação era servir a Deus e ansiava pela vida monástica.
Aos catorze anos, levando consigo apenas um crucifixo, abandonou de vez a corte e se refugiou solitária numa caverna. Ficava próximo do convento dos beneditinos que possuía uma pequena igreja anexa. Assim mesmo vivendo isolada, podia participar as funções litúrgicas e receber orientação espiritual.
Os beneditinos puderam acompanhar e testemunhar com seus registros a vida eremítica de Rosália, que viveu em oração, solidão e penitência. Muitos habitantes do povoado subiam o Monte, atraídos pela fama de santidade da ermitã.
Vários milagres foram atribuídos a intercessão de Santa Rosália, como a extinção da peste que no século XII devastava a Sicília. No dia 04 de setembro de 1160, Rosália morreu, na sua gruta de Monte Pellegrino em Palermo. O seu culto se difundiu enormemente entre os fiéis que invocavam como padroeira de Palermo(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO : Deus realmente nos fala no silêncio. A vida de santa Rosália nos confirma que a solidão pode ser uma forma privilegiada de encontrar-se com Deus. Num mundo marcado pelo movimento e pelo barulho constante, fica-nos o desafio de encontrar momentos de silêncio para a contemplação do Mistério de Deus.
TJL@- ACIDIGITAL.COM – A12.COM – EVANGELI.NET – DOMTOTAL.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário