segunda-feira, 11 de julho de 2022

BOM DIA EVANGELHO - 13. JULHO. 022

 

BOM DIA EVANGELHO


13 DE JULHO DE 2022 -Quarta-feira da 15ª semana do Tempo Comum

Assembleia da República de Portugal / Wikimedia (CC BY-SA 3.0)

Lisboa, 11 jul. 22 / 01:53 pm (ACI).- As associações de juristas católicos (AJC) e de médicos católicos (AMCP) de Portugal solicitaram ao parlamento português uma audição “no âmbito da discussão dos projetos de lei relativos à legalização da eutanásia e do suicídio assistido”. Mas, “acabam de ver recusados os seus pedidos”, disseram as associações em nota de “repúdio” em que manifestam “indignação perante esta recusa, de todo injustificada”. Pouco após o início da nova legislatura em Portugal em março deste ano, a Assembleia da República aprovou em 9 de junho quatro projetos de lei apresentados sobre a legalização da eutanásia. Os textos serão debatidos na Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, que fará uma redação comum do projeto de lei que será enviado ao presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. No ano passado, duas versões anteriores de lei da eutanásia receberam o veto presidencial em Portugal. A primeira versão foi aprovada pelos parlamentares em janeiro e vetada pelo presidente em março por inconstitucionalidade. Em novembro, Rebelo de Sousa vetou a segunda versão da lei, aprovada no início daquele mês pelo parlamento. No veto, alegou que o decreto previa, “numa norma, a exigência de ‘doença fatal’ para a permissão de antecipação da morte”, que vinha da primeira versão do diploma, mas a alargava em outra norma “a ‘doença incurável’ mesmo se não fatal, e, noutra ainda, a ‘doença grave’”. Na nota de indignação datada de 8 de julho, os médicos e juristas católicos portugueses informam que os parlamentares justificaram aa recusa ao pedido de audição afirmando que a associação já foi “ouvida na legislatura anterior a propósito de outros projetos de lei sobre a mesma matéria”. Entretanto, AJC e AMCP ressaltam que “não se trata de completar o processo legislativo interrompido na legislatura anterior, trata-se de um novo processo que culminará numa votação em que participam alguns deputados só agora eleitos e não sujeitos a uma disciplina de voto previamente definida”. Ao contrário de projetos anteriores, um dos quatro projetos de lei aprovados em 9 de junho pelos parlamentares, o do PS, não faz qualquer referência a “doença fatal” para a prática da eutanásia. Para os juristas e médicos católicos, “os projetos em discussão são agora claros no sentido do alargamento do campo de aplicação da lei para além das situações de doença terminal e morte iminente (uma situação que alguns designam como ‘antecipação da morte’), abrangendo também situações de doença incurável (para além das situações de deficiência, já contempladas anteriormente), que seriam compatíveis com o prolongamento da vida por muitos anos”. Essa mudança, segundo as associações católicas aproximariam Portugal “dos sistemas legais mais permissivos” em relação à eutanásia. AJC e AMCP afirmaram ainda que a recusa ao pedido de audição por parte dos parlamentares “ofende gravemente, numa questão do maior relevo ético, político e jurídico, os princípios da democracia participativa e não dignifica o próprio Parlamento; impede cada um dos senhores deputados, os que já o eram na legislatura anterior e os que só nesta iniciaram funções, de exercer o seu voto de forma livre e consciente, porque esclarecida por um diálogo plural; revela desprezo pela sociedade civil e desvaloriza a participação dos cidadãos no processo legislativo”.

Oração: Deus misericordioso, alegria dos santos, que inflamaste o coração jovem de Santa Teresa com o fogo do amor virginal a Cristo e a sua Igreja e fizeste de sua vida um testemunho alegre do amor, mesmo em meio a tantos sofrimentos, concede-nos por sua intercessão que, inundados da docilidade de teu espírito, proclamemos no mundo, por palavras e obras, o Evangelho do Amor. Por Cristo nosso Senhor. Amém!

Evangelho segundo São Mateus 11,25-27.

Naquele tempo, Jesus exclamou: «Eu Te bendigo, ó Pai, Senhor do Céu e da Terra, porque escondeste estas verdades aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos.
Sim, Pai, Eu Te bendigo, porque assim foi do teu agrado.
Tudo Me foi dado por meu Pai. Ninguém conhece o Filho senão o Pai e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.(
Tradução litúrgica da Bíblia)

-Guilherme de Saint-Thierry (c. 1085-1148) - monge beneditino, depois cisterciense - Espelho da fé, 6; PL 180, 384; SC 301 (trad. Breviário) - «... e as revelaste aos pequeninos»

Alma fiel, quando à tua fé se apresentarem mistérios demasiado profundos e a tua natureza estremecer, diz sem medo, não com espírito de contradição, mas com desejo de ser ilustrada: como pode ser isto? (cf Lc 1,34) Converta-se a tua pergunta em oração, em amor, em piedade, em desejo humilde; não seja perscrutar o que tem de mais alto a majestade de Deus, mas procurar a salvação nos meios salutares que Deus nos oferece. […] Ninguém conhece o que há em Deus, a não ser o Espírito de Deus (cf 1Cor 2,11). Corre, pois, a participar do Espírito Santo. Ele torna-Se presente logo que é invocado; mais ainda, não poderia ser invocado se não estivesse já presente. E, quando é invocado, vem e traz consigo a abundância da bênção de Deus. É essa a corrente impetuosa do rio que alegra a cidade de Deus (cf Sl 45,5). E, quando Ele vier, se te encontrar humilde, tranquilo e cheio de respeito pelas palavras de Deus, repousará sobre ti (cf Lc 1,35) e revelar-te-á o que Deus Pai oculta aos sábios e prudentes deste mundo. Então, começará a brilhar aos teus olhos aquilo que a Sabedoria pôde ensinar na Terra aos seus discípulo, mas que eles não puderam compreender enquanto não veio o Espírito de verdade, que havia de lhes ensinar a verdade plena (cf Jo 16,12-13).

Santo do Dia: Santa Teresa de Jesus dos Andes

Joana Fernandez Solar nasceu no dia 13 de julho de 1900, no berço de uma família profundamente cristã, na cidade de Santiago do Chile. Sua maior alegria era ir a missa e depois de sua primeira comunhão, procurou a Eucaristia todos os dias de sua vida.

Joana estudou durante onze anos no Colégio do Sagrado Coração em regime de internato. Sua vocação religiosa se confirmou aos catorze anos. Aos dezessete anos, já externava o ideal de ser carmelita, e com ardor defendia a sua vivência contemplativa. Entrou para as Carmelitas dos Andes e tomou o nome de Teresa de Jesus. No carmelo apenas onze meses, pois contraiu a febre tifóide e logo morreu, no dia 12 de abril de 1920, na sua cidade natal.

Teresa de Jesus, tinha tamanha liberdade para se expressar com o Senhor, que costumava dizer: "Cristo, esse louco de amor, me fez louca também". A sua aspiração e constante empenho se centraram em se assemelhar a Ele, em se comungar com Cristo.

Quando os discípulos perguntaram a Jesus sobre o que deviam fazer para cumprir as obras de Deus, Ele respondeu: "A obra de Deus é que acrediteis Naquele que Ele enviou " (Jo. 6, 28-29). Portanto, para aperceber-nos do valor da vida de Teresa dos Andes, é necessário assomar-nos ao seu interior, ali onde o Reino de Deus está.

Foi canonizada em 1993 por João Paulo II. Nesta ocasião ele a chamou de Santa Teresa de Jesus "dos Andes" e declarou que era a primeira chilena e a primeira carmelita latino-americana a ser elevada à honra dos altares da Igreja, para ser festejada no dia 13 de julho.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)

 Reflexão: A jovem que hoje a Igreja glorifica com o título de Santa é uma profeta de Deus para os homens e mulheres do nosso tempo. Teresa de Jesus dos Andes põe-nos diante dos olhos o testemunho vivo do Evangelho, encarnado até às últimas exigências na sua própria vida. Ela é, para a humanidade, prova indiscutível de que a chamada de Cristo à santidade é atual, possível e verdadeira. Ela ergue-se diante de nós para demonstrar que a radicalidade do seguimento de Cristo é o único que vale a pena e o único capaz de fazer-nos felizes.

TJL – EVANGELHOQUOTIDIANO.ORG – A12.COM – VANTICANNEWS.VA

Nenhum comentário:

Postar um comentário