segunda-feira, 25 de julho de 2022

bom dia evangelho - 26. julho. 022

 

BOM DIA EVANGELHO


26 DE JULHO DE 2022-Terça-feira da 17ª semana do Tempo Comum

Papa no Canadá: transmissões ao vivo em vários idiomas, como na língua de sinais

Francisco parte domingo (24) ao país norte-americano para uma semana intensa de "peregrinação penitencial". A programação da 37ª viagem apostólica, a segunda deste ano, vai ter transmissão ao vivo do Vatican News, com comentários em português, mas também uma cobertura especial em diferentes idiomas, daqueles indígenas à interpretação na língua de sinais local, dando assim abertura à acessibilidade neste que é considerado um "caminho de cura, reconciliação e esperança" no Canadá. Francisco no Canadá, uma viagem no caminho da cura Andressa Collet - Vatican News  Enquanto as comunidades do Canadá se preparam para receber o Papa Francisco no domingo (24), para a sua 37ª viagem apostólica, a segunda deste ano, muitos não poderão participar dos eventos em Edmonton e Maskwacis, na província de Alberta; no Quebec e em Iqaluit, capital de Nunavut. A visita ao país norte-americano será dedicada a uma "peregrinação penitencial" e de grande significado aos povos indígenas, incluindo ex-alunos e sobreviventes das Escolas Residenciais, aos fiéis idosos Por isso, além da cobertura especial das emissoras locais e internacionais neste "caminho de cura, reconciliação e esperança", o Vatican News vai transmitir os eventos ao vivo, em 6 diferentes idiomas, como o próprio português. Além disso, serão disponibilizadas transmissões multilíngues para levar a visita do Papa ao maior número de pessoas possível. Inclusive o governo do Canadá está financiando um projeto para oferecer a interpretação simultânea dos eventos na língua de 12 povos do território: em Algonquin, Atikamekw, Cree (do leste e da planície), Dene, Innu, Inuktitut, Michif, Mi'kmaw, Mohawk, Ojibway e Witsuwet'in. Duas transmissões vão disponibilizar a programação do Papa na língua americana de sinais e na língua de sinais do Quebec. A interpretação será oferecida em inglês, francês e espanhol. Todos os links de acesso você encontra no site oficial da viagem apostólica: papalvisit.ca (inglês) ou visitepapale.ca (francês).

Oração: Senhora Sant'Ana, fostes chamada por Deus a colaborar na salvação do mundo. Seguindo os caminhos da Providência Divina, recebeste São Joaquim por Esposo. Deste vosso matrimônio, vivido em santidade, nasceu Maria Santíssima, que seria a Mãe de Jesus Cristo. Alcançai-nos a alegria de viver fielmente na Igreja de Cristo, guiados sempre pelo Espírito Santo, para que um dia, após as alegrias e sofrimentos desta vida, mereçamos também nós chegar a casa do Pai. Por Cristo osso Senhor. Amém!

Evangelho segundo São Mateus 13,36-43.

Naquele tempo, Jesus deixou a multidão e foi para casa. Os discípulos aproximaram-se dele e disseram-Lhe: «Explica-nos a parábola do joio no campo».
Jesus respondeu: «Aquele que semeia a boa semente é o Filho do homem,
e o campo é o mundo. A boa semente são os filhos do Reino, o joio são os filhos do Maligno,
e o inimigo que o semeou é o Diabo. A ceifa é o fim do mundo, e os ceifeiros são os anjos.
Como o joio é apanhado e queimado no fogo, assim será no fim do mundo:
o Filho do homem enviará os seus anjos, que tirarão do seu Reino todos os escandalosos e todos os que praticam a iniquidade,
e hão de lançá-los na fornalha ardente; aí haverá choro e ranger de dentes.
Então os justos brilharão como o sol no Reino do seu Pai. Quem tem ouvidos, olça».(Tradução litúrgica da Bíblia)

Santo Hilário (c. 315-367) bispo de Poitiers, doutor da Igreja Tratado sobre a Trindade, XI, 39-40

«Então os justos brilharão como o sol no reino do seu Pai»

Cristo entregará o reino a seu Pai (cf 1Cor 15,24), não no sentido em que renunciará ao seu poder entregando-Lhe o seu Reino, mas no sentido em que o Reino de Deus seremos nós, quando tivermos sido conformados à glória de seu corpo [...] e constituídos Reino de Deus através da glorificação desse corpo. Ele entregar-nos-á ao Pai enquanto Reino, como diz o Evangelho: «Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que vos está preparado desde a criação do mundo» (Mt 25,34). E «os justos brilharão como o sol no reino do seu Pai», porque o Filho colocará nas mãos de Deus aqueles que, sendo o Reino, para ele convidou, aqueles a quem foram prometidas as bem-aventuranças próprias deste mistério: «Felizes os puros de coração, porque verão a Deus» (Mt 5,8). [...] Serão estes que, enviados a seu Pai como seu Reino, verão a Deus. O próprio Senhor disse aos apóstolos em que consiste este Reino: «O Reino de Deus está no meio de vós» (Lc 17,21). E, se alguém inquirir quem é Aquele que entregará o Reino, preste atenção: «Cristo ressuscitou dos mortos, como primícias dos que morreram. Porque, assim como por um homem veio a morte, também por um homem vem a ressurreição dos mortos» (1Cor 15,20-21). Tudo isto diz respeito ao mistério do corpo, uma vez que Cristo foi o primeiro a ressuscitar de entre os mortos. [...] Por isso é que Deus será «tudo em todos» (1Cor 15,28), para o progresso da humanidade assumida por Cristo.

Santo do Dia: Santa Ana e São Joaquim (pais de Nossa Senhora)

Segundo antiquíssima tradição da Igreja, hoje comemoramos a festa de São Joaquim e Santa Ana, pais de Maria Santíssima e avós de Jesu. O casal já estava com idade avançada e ainda não tinha filhos e a esterilidade causava sofrimento e vergonha, pois para o judeu não ter filhos era sinal da maldição divina.

Mas Ana e Joaquim não desistiram. Rezaram muito até que, quando já estavam quase perdendo a esperança, Ana engravidou.

Do amor e da fé do casal nasceu Maria, que iria gerar o Filho de Deus. A santidade de Maria atesta para nós a santidade de seus pais, pois pelos frutos conhecemos as árvores. Maria, ao nascer, não só tirou dos ombros dos pais o peso de uma vida estéril, mas ainda recompensou-os pela fé, ao ser escolhida no futuro para ser a Mãe do Filho de Deus.

Maria recebeu no lar formado por seus pais todo o tesouro das tradições da Casa de Davi que passavam de uma geração para outra; foi no lar que aprendeu a dirigir-se a Deus com imensa piedade; foi no lar que conheceu as profecias relativas à chegada do Messias.

São Joaquim e Santa Ana, pais Maria, foram, no seu tempo e nas circunstâncias históricas concretas, um elo precioso do projeto da salvação da humanidade.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)

Reflexão: O Papa João Paulo II ensina que São Joaquim e Santa Ana são “uma fonte constante de inspiração na vida cotidiana, na vida familiar e social”. E exorta: “Transmiti mutuamente de geração em geração, junto com a oração, todo o patrimônio da vida cristã”. Que hoje possamos pensar na nossa família, rezar por ela e pedir a Deus que nos ajude a manter unidos todos nossos familiares.

TJL- EVANGELHOQUOTIDIANO.ORG – A12.COM – VATICANNEWS.VA

Nenhum comentário:

Postar um comentário