terça-feira, 5 de julho de 2022

BOM DIA EVANGELHO - 6. JULHO.022

 

BOM DIA EVANGELHO


6 DE JULHO DE 2022

Quarta-feira da 14ª semana do Tempo Comum

A oração do Papa pelas vítimas do tiroteio em Highland Park: No Dia da Independência dos Estados Unidos, 4 de julho, seis pessoas morreram e mais de vinte ficaram feridas num tiroteio na cidade de Highland Park, situada no norte de Chicago. Vatican News: O Papa Francisco enviou um telegrama de pesar ao arcebispo de Chicago, cardeal Blase Cupich, pelas vítimas do tiroteio ocorrido na segunda-feira, 4 de julho, Dia da Independência dos Estados Unidos, na cidade de Highland Park, situada no norte de Chicago, onde seis pessoas morreram e mais de vinte ficaram feridas. No telegrama, assinado pelo secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, o Papa diz que "ficou profundamente triste ao saber do tiroteio sem sentido ocorrido em Highland Park" e pede ao arcebispo para que "transmita sua proximidade espiritual a todos os afetados por este ataque". O Papa "se une a toda a comunidade em oração para que Deus Todo-Poderoso conceda descanso eterno aos mortos, cura e consolo aos feridos e em luto". "Com fé inabalável de que a graça de Deus é capaz de converter até os corações mais duros, tornando possível “afastar-se do mal e fazer o bem”, o Papa Francisco reza para que cada membro da sociedade rejeite a violência em todas as suas formas e respeite a vida em todas as suas etapas. Como penhor de força e paz no Senhor, o Santo Padre envia a sua bênção."

Oração: Senhor, fonte de toda inocência e amante da castidade, que concedestes à tua serva Maria Goretti a graça do martírio em plena adolescência, concedei-nos a nós, por sua intercessão, a firmeza para cumprir seus mandamentos. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!

Evangelho segundo São Mateus 10,1-7.

Naquele tempo, Jesus chamou a Si os seus doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos impuros e de curar todas as doenças e enfermidades.
São estes os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão;
Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu;
Simão, o Cananeu, e Judas Iscariotes, que foi quem O entregou.
Jesus enviou estes doze, dando-lhes as seguintes instruções: «Não sigais o caminho dos gentios, nem entreis em cidade de samaritanos.
«Ide primeiramente às ovelhas perdidas da casa de Israel.
Pelo caminho, proclamai que está perto o Reino dos Céus»
.(Tradução litúrgica da Bíblia)

Papa Francisco - Audiência geral de 10/04/2013 (trad. © copyright Libreria Editrice Vaticana, rev)

«Proclamai que está perto o Reino dos Céus»

Devemos ter a coragem da fé, sem nos deixarmos conduzir pela mentalidade que nos diz: «Deus não é útil, não é importante para ti», e assim por diante. É precisamente o contrário: […] Deus é a nossa força! Deus é a nossa esperança! Caros irmãos e irmãs, nós somos os primeiros que devemos ter bem firme em nós esta esperança e dela devemos ser um sinal visível, claro e luminoso para todos. […] A nossa esperança de cristãos é forte, certa e sólida nesta Terra onde Deus nos chamou a caminhar, e está aberta à eternidade, porque se funda em Deus, que é sempre fiel. Não devemos esquecer: Deus é sempre fiel; Deus é sempre fiel para connosco. Ressuscitar com Cristo mediante o batismo (Rom 6,4), com o dom da fé, para uma herança que não se corrompe (1Ped 1,4), leva-nos a procurar em maior medida as realidades de Deus […]. Ser cristão não se reduz a seguir mandamentos; significa permanecer em Cristo, pensar como Ele, agir como Ele, amar como Ele; significa deixar que Ele tome posse da nossa vida e a mude, transforme e liberte das trevas do mal e do pecado. Prezados irmãos e irmãs, a quantos nos perguntarem a razão da nossa esperança (1Ped 3,15), apontemos para Cristo ressuscitado. Indiquemo-lo com o anúncio da Palavra, mas sobretudo com a nossa vida de ressuscitados. Manifestemos a alegria de ser filhos de Deus, a liberdade que nos permite viver em Cristo, que é a verdadeira liberdade, aquela que nos salva da escravidão do mal, do pecado e da morte! Contemplemos a pátria celeste, e teremos uma luz e força renovadas, também no nosso compromisso e nas nossas labutas diárias. É um serviço precioso que devemos prestar a este nosso mundo, que muitas vezes já não consegue elevar o olhar, já não consegue olhar para Deus.

Santo do Dia: 
Santa Maria Goretti

Maria Goretti era uma humilde camponesa que nasceu em 16 de outubro de 1890, na cidade de Corinaldo, na Itália. Seus pais, Luiz e Assunta, criaram os sete filhos em meio à penúria de uma vida de necessidades, mas dentro dos preceitos ditados por Jesus Cristo.

A menina Maria, por ser a mais velha, cresceu cuidando dos irmãos pequenos em casa, enquanto os pais labutavam no campo. As dificuldades financeiras eram tantas que a família migrou de povoado em povoado até se fixar num povoado inóspito chamado Ferrieri. Nesta localidade, a família passou a residir na mesma propriedade de João Sereneli. Este ancião de sessenta anos de idade tinha também dois filhos: Gaspar e Alexandre, este com dezoito anos de idade.

Alexandre passou a assediar Maria. Apesar da pouca idade, ela era bonita e bem desenvolvida, já atraindo os olhares masculinos. Como recusasse todas as aproximações do rapaz, este se irritou ao extremo até que no dia 05 de julho de 1902 ele perdeu a razão e a tragédia aconteceu. O jovem tentou convencer Maria a entregar-se a ele e, diante da resitência da menina, Alexandre a golpeou violentamente com uma barra.

Maria Goretti morreu no dia seguinte ao ataque, no dia 06 de julho de 1902, após perdoar seu agressor. Quanto a Alexandre, foi preso e condenado a trabalhos forçados. Porém, depois de vinte e sete anos de prisão foi solto por bom comportamento. Pediu perdão à mãe de Maria Goretti, ingressou num convento capuchinho, onde viveu sua sincera conversão até morrer.

Em 1950 ela foi canonizada. Nesta solenidade, estava presente a sua mãe Assunta, então com oitenta e quatro anos, ao lado de quatro de seus filhos e Alexandre Sereneli, o agressor sinceramente convertido. O Papa Pio XII declarou Santa Maria Goretti padroeira das virgens cristãs.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)

Reflexão: Na vida desta humilde donzela podemos contemplar um espetáculo digno do céu e da terra. Que a sua história seja exemplo para os pais e mães de família, para que eduquem seus filhos e filhas no seguimento de Cristo, levando-os a viver na santidade, fortaleza e obediência aos conselhos evangélicos. Somente assim será possível enfrentar os desafios da vida com serenidade e confiança.

TJL- A12.COM – EVANGELI.NET – VATICANNEWS.VA

Nenhum comentário:

Postar um comentário