quinta-feira, 19 de outubro de 2023

BOM DIA EVANGELHO - 20. OUTUBRO. 023

 

BOM DIA EVANGELHO


20 DE OUTUBRO  DE 2023 - Sexta-feira da 28ª semana do Tempo Comum

Oração:  Ó Deus, Pai todo misericórdia, ao recordarmos a memória de santa Maria Bertilla, nós vos pedimos que, seguindo seus passos na caminhada rumo ao Reino definitivo, possamos nos dedicar sempre mais no serviço generoso à sua Igreja na pessoa dos nossos irmãos mais abandonados e necessitados. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

 

Irmãos: Que diremos de Abraão, nosso antepassado segundo a carne?
Se Abraão foi justificado pelas obras, tinha motivo para se gloriar. Mas ninguém se pode gloriar diante de Deus.
De facto, que diz a Escritura? «Abraão acreditou em Deus e isto foi-lhe atribuído como justiça».
Ora, a quem faz um trabalho o salário não é atribuído como favor, porque é uma obrigação.
Pelo contrário, a quem não faz as obras, mas acredita em Deus, que justifica o ímpio, a sua fé é-lhe atribuída como justiça.
Assim também David proclama feliz o homem a quem Deus atribui a justiça independentemente das obras:
«Felizes aqueles a quem foram perdoadas as ofensas e absolvidos os pecados.
Feliz o homem a quem o Senhor não atribui o pecado».

Livro dos Salmos 32(31),1-2.5.11.

Feliz daquele a quem foi perdoada a culpa
e absolvido o pecado.
Feliz o homem a quem o Senhor não acusa de iniquidade
e em cujo espírito não há engano.

Confessei-Vos o meu pecado
e não escondi a minha culpa.
Disse: «Vou confessar ao Senhor a minha falta»,
e logo me perdoastes a culpa do pecado.

Alegrai-vos, justos, e regozijai-vos no Senhor,
exultai vós todos os que sois retos de coração.

Evangelho segundo São Lucas 12,1-7.

Naquele tempo, a multidão afluía aos milhares, a ponto de se atropelarem uns aos outros. E Jesus começou a dizer, em primeiro lugar para os seus discípulos: «Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.
Não há nada encoberto que não venha a descobrir-se, nem há nada oculto que não venha a conhecer-se.
Por isso, tudo o que tiverdes dito às escuras será ouvido à luz do dia e o que tiverdes dito aos ouvidos, nos aposentos interiores, será proclamado sobre os telhados.
Digo-vos a vós, meus amigos: não temais os que matam o corpo e depois nada mais podem fazer.
Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar na Geena. Sim, Eu vos digo, a esse é que deveis temer.
Não se vendem cinco passarinhos por duas moedas? Contudo, nenhum deles é esquecido diante de Deus.
Mais ainda, até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais. Valeis mais do que todos os passarinhos». -(Tradução litúrgica da Bíblia)

São João Eudes (1601-1680) - presbítero, pregador, fundador de institutos religiosos O Reino de Jesus, II, 30

«Confiai-Lhe todas as vossas preocupações, porque Ele cuida de vós» (1Pd 5,7)

O nosso amorosíssimo Salvador assegura-nos em várias passagens das suas Sagradas Escrituras que tem um cuidado e uma vigilância constantes em relação a nós, que nos traz e sempre nos trará ao colo, no seu coração e nas suas entranhas (cf Is 46,3-4). E não Se contentou em dizê-lo uma ou duas vezes, mas di-lo e repete-o cinco vezes na mesma passagem. E noutra passagem diz-nos que, mesmo que fosse possível encontrar uma mãe que se esquecesse do filho que teve nas suas entranhas, Ele nunca Se esquecerá de nós (cf Is 49,15-16); que nos escreveu na palma da sua mão, para nos ter sempre diante dos olhos (cf Is 49,17); que quem nos fere, fere a pupila dos seus olhos (cf Zc, 2,12); que não devemos preocupar com o necessário para viver e para vestir, que Ele sabe bem que precisamos de tudo isso e cuida de nós (cf Mt 6,31-34); que contou todos os cabelos da nossa cabeça (cf Mt 10,30) e que não perderemos um só (cf Lc 21,18); que seu Pai nos ama como O ama a Ele, e que Ele nos ama como seu Pai O ama (cf Jo 15,9; 17,26); que quer que estejamos onde Ele estiver (cf Jo 17,24), ou seja, que descansemos com Ele no seio e no coração do Pai (cf Jo 1,2).

Santa Maria Bertilla Boscardin

 ANA  FRANCISCA nasceu em 06 de outubro de 1888, na cidade de Vicenza, na Itália. Os pais eram simples camponeses e sua infância transcorreu entre o estudo e os trabalhos do campo, rotina natural dos filhos e filhas de agricultores dessa época.
Aos dezessete anos mudou o modo de encarar a vida e ingressou no convento das Irmãs Mestras de Santa Dorotéia dos Sagrados Corações, quando adotou o nome de Maria Bertilla. Durante seu período de formação religiosa estudou também enfermagem, de modo que pôde tratar os doentes com ciência e fé. Teve uma existência de união com Deus no silêncio, no trabalho, na oração e na obediência.
Tinha apenas vinte e dois anos de idade quando teve que enfrentar em seu próprio corpo a marca de um tumor. Logo foi operada e antes que pudesse se recuperar totalmente, já estava aos pés dos seus doentes outra vez. Não descansava nunca, mesmo diante das humilhações pessoais que precisava enfrentar.
Naquela época estourou a Primeira Guerra Mundial e Irmã Maria Bertilla surpreendeu com sua incansável disposição e solidariedade de religiosa e enfermeira, no tratamento dos feridos de guerra. Porém, sua doença se agravou e aos trinta e quatro anos sofreu a segunda cirurgia. Não resistiu e morreu no dia 20 de outubro de 1922. - (Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)

Reflexão: Uma simples camponesa pôde demonstrar, com suas atitudes diárias, que mesmo sem êxtases, sem milagres, sem grandes feitos, o ser humano traz em si a santidade e a marca de Deus em sua vida. Modelo de recolhimento e de oração, durante a vida teve uma profunda união com Deus, no silêncio e no trabalho. Se vivermos com pureza e fé, a graça divina vai se manifestar em cada detalhe da nossa vida, da mesma forma que se manifestou na vida de Maria Bertilla.

TJL – ACIDIGITAL.COM – EVANGELI.NET – A12.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário