quarta-feira, 11 de outubro de 2023

BOMK DIA EVANGELHO - 12. OUTUBRO . 023

 

BOM DIA EVANGELHO


12 DE OUTUBRO DE 2023 - Quinta-feira da 27ª semana do Tempo Comum

COR LITÚRGICA: BRANCO -Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil – Solenidade

Ave Maria

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amem.

Evangelho (Lc 11,5-13):

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: «Imaginai que um de vós tem um amigo e, à meia-noite, o procura, dizendo: Amigo, empresta-me três pães, pois um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer. O outro responde lá de dentro: ?Não me incomodes. A porta já está trancada. Meus filhos e eu já estamos deitados, não posso me levantar para te dar os pães?. Digo-vos: mesmo que não se levante para dá-los por ser seu amigo, vai levantar-se por causa de sua impertinência e lhe dará quanto for necessário.
»Portanto, eu vos digo: pedi e vos será dado; procurai e encontrareis; batei e a porta vos será aberta. Pois todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e a quem bate, a porta será aberta. Algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem!».

«O Pai do céu dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem» - Fray Josep Mª MASSANA i Mola OFM(Barcelona, Espanha)

Hoje, o Evangelho é uma catequese de Jesus a respeito da oração. Afirma solenemente que o Pai sempre a escuta: «Pedi e vos será dado; procurai e encontrareis; batei e a porta vos será aberta» (Lc 11,9).
As vezes podemos pensar que a prática nos mostra que isso não sempre acontece, que não sempre age assim. É necessário rezar com as atitudes corretas!
A primeira é a constância, a perseverança. Devemos rezar sem nos desanimar nunca, no obstante nos pareça que nossa súplica bate com um rechaço, ou que não é escutada imediatamente. É a atitude daquele homem inoportuno que a meia noite vai lhe pedir um favor ao seu amigo. Com sua insistência recebe os pães que precisa. Deus é o amigo que escuta desde dentro a quem é constante. Havemos de confiar em que acabará por nos dar o que pedimos, porque além de ser amigo, é Pai.
A segunda atitude que Jesus nos ensina é a confiança e o amor dos filhos. A paternidade de Deus ultrapassa imensamente à humana, que é limitada e imperfeita: «Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu ... !» (Lc 11,13).
Terceira: Havemos de pedir principalmente o Espírito Santo e não somente coisas materiais. Jesus nos anima a pedi-lo, assegurando-nos que o receberemos: «...quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem!» (Lc 11,13). Esta petição sempre é escutada. É como pedir a graça da oração, já que o Espírito Santo é sua fonte e origem.
O beato frade Gil de Asís, colega de São Francisco, resume a idéia de esse Evangelho quando diz: «Reze com fidelidade e devoção, porque uma graça que Deus não lhe deu uma vez, pode dá-la em outra ocasião. Por sua conta põe humildemente toda a mente em Deus e, Deus porá em você sua graça, conforme lhe praza».

SANTO DO DIA: NOSSA SENHORA APARECIDA

Estamos em plena Festa da Padroeira do Brasil!

Mas o que muitos devotos perguntam e têm curiosidade de saber é por que a Mãe Aparecida é celebrada em outubro.

Nos livros "História de Nossa Senhora Aparecida" e "Senhora Aparecida: Romeiros e missionários redentoristas na história da Padroeira do Brasil", a historiadora Tereza Pasin relata que em 11 oportunidades diferentes a Virgem das Águas foi comemorada na história.

O primeiro registro dos festejos a Nossa Senhora Aparecida é de 1745, quando houve duas celebrações: na Anunciação, em 25 de março e na Imaculada Conceição de Maria, em 8 de dezembro. Em outras épocas, a festa já foi realizada em maio, no quinto domingo depois da Páscoa e também no feriado do 7 de setembro, até que em 1953, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) transferiu a data para 12 de outubro.

A escolha dessa data foi determinada por causa da aproximação da época do encontro da Imagem. Em 1954, pela primeira vez, a festa foi celebrada nesta importante data.

"A CNBB se reuniu e achou melhor passar para 12 de outubro, por conta da descoberta da América, por ser o mês do Rosário e Dia da Criança, mas também por ser o mês do encontro da Imagem. Pelo diário do Conde de Assumar, 'aquele que seria recebido com o banquete preparado com os frutos da pesca milagrosa', ele deve ter chegado à vila por volta do dia 17 de outubro de 1717. Por isso, outubro é o mês de Nossa Senhora Aparecida", disse Tereza Pasin.

TJL – A12.COM – EVANGELI.NET – VATICANNEWS.VA

Nenhum comentário:

Postar um comentário