segunda-feira, 22 de março de 2010

BOM DIA EVANGELHO
22 de março de 2010 — Segunda-feira
5ª Semana da Quaresma
(Pf. da Paixão I, Cor Roxa)


O desejo da maldade e da vingança não traz nada de bom para ninguém. A vida brota verdejante na prática do bem, da caridade e da misericórdia. A atitude de Jesus sempre foi a da acolhida da pessoa, como aquela mulher apanhada em adultério, dando-lhe sua palavra redentora: “Vai e não peques mais”. Para vivermos autenticamente nossa fé devemos ter as mesmas atitudes de Jesus: Cheios de misericórdia. É do jeito de Jesus que temos de viver e aprender.
Oração
“Vem Espírito divino, envia tua luz celeste. Pai amoroso dos pobres; dom em teus dons esplêndido; luz que penetra nas almas; fonte do maior consolo. Vem, doce hóspede da alma, descanso de nosso esforço, trégua do duro trabalho, brisa nas horas de fogo, alegria que enxuga as lágrimas e reconforta nas dores.”

Evangelho
Jo 8,12-20

Jesus é a luz do mundo
-* 12 Jesus continuou dizendo: «Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas possuirá a luz da vida.» 13 Então os fariseus disseram: «O teu testemunho não vale, porque estás dando testemunho de ti mesmo.» 14 Jesus respondeu: «Embora eu dê testemunho de mim mesmo, o meu testemunho é válido, porque eu sei de onde venho e para onde vou. 15 Vocês julgam como homens, mas eu não julgo ninguém. 16 Mesmo que eu julgue, o meu julgamento é válido, porque não estou sozinho, mas o Pai que me enviou está comigo. 17 Na Lei de vocês está escrito que o testemunho de duas pessoas é válido. 18 Eu dou testemunho de mim mesmo, e o Pai que me enviou dá testemunho de mim.» 19 Então lhe perguntaram: «Onde está o teu Pai?» Jesus respondeu: «Vocês não conhecem nem a mim nem o meu Pai. Se vocês me conhecessem, também conheceriam o meu Pai.»20 Jesus falou essas coisas enquanto estava ensinando no Templo, perto da sala do Tesouro. E ninguém o prendeu, porque a hora dele ainda não havia chegado.* 12-20: Jesus discute com os fariseus perto da sala do Tesouro, onde era guardado o dinheiro oferecido ao Templo. Ele se declara a luz do mundo, e convida os homens a segui-lo, renunciando às riquezas para servirem uns aos outros e, assim, testemunharem a presença de Deus. Os fariseus, escravos do dinheiro, não são capazes de reconhecer Deus presente em Jesus, e por isso querem provas. (Bíblia Sagrada - Edição Pastoral )
Comentário do Evangelho

O testemunho de Jesus é o testemunho do Pai
Nesta narrativa, João apresenta o auge do conflito de Jesus com os fariseus, em um diálogo com acentuada agressividade. Nesta festa das Tendas, durante a qual Jesus estava presente, eram acendidas grandes lanternas: a luz simbolizava a era messiânica, na qual não haveria mais distinção entre o dia e a noite (Zc 14,6-8). Jesus identifica-se com esta luz que vem para todo o mundo e não apenas para Israel. O testemunho de Jesus, que é o testemunho do Pai, é contestado pelos fariseus, apegados ao Templo e seu tesouro. Segue-se um diálogo agressivo, com o mesmo tema do diálogo amistoso entre Jesus e Filipe, que ocorrerá após a última ceia (14,8-9): quem conhece Jesus conhece o Pai, o que escandalizava os judeus. (Autor: José Raimundo Oliva).
A igreja celebra hoje: Otaviano, Léia, Lia,
Basil de Ancyra,
São José Oriol
O Santo deste dia ,São José Oriol, tornou-se um santo Sacerdote não por que fez coisas extraordinária , mas sim viveu o ordinário de modo extraordinário. Nasceu em Barcelona em 1650 de uma família muito pobre.José sofreu muito com a pobreza e pelo fato de ser orfão de pai; no seu coração desde cedo sentiu o chamado ao Sacerdócio que somente com muitas lutas e graça da Providência, conseguiu co-responder, pois padre se tornou com 26 anos. Amante da Bíblia estudou as línguas originárias - hebraico e grego - para assim evangelizar os judeu.São José Oriol era um sacerdote simples, caridoso e pobre, porém de grande eficácia evangelizadora, tanto assim que cuidou de sua mãe e também das almas de todos os que o Senhor foi colocando na vida. Ao fazer uma romaria penitencial para a Cidade Eterna, recebeu um ministério do papa de grande importância, mas mesmo assim não deixou de catequizar crianças, visitar doentes e socorrer pobres. José queria ser missionário no Japão, porém uma doença ajudou-lhe a discernir sua missão em Barcelona que durou até entrar no céu em 1702.São José Oriol...rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário