quarta-feira, 24 de março de 2010

BOM DIA EVANGELHO
Quarta-feira, 24 de março de 2010
Quinta Semana da Quaresma - 1ª Semana do Saltério (Livro III) - cor Litúrgica Roxa


Antífona: Vós me livrais, Senhor, de meus inimigos; vós me fazeis suplantar o agressor e do homem violento me salvais. (Sl 17 48-49)

Oração do Dia: Ó Deus de misericórdia, iluminais nossos corações purificados pela penitência. E ouvi com paternal bondade aqueles a quem dais afeto filial. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo.

Cântico: Dn 3, 52.53.54.55.56 (R/.52b)
A vós louvor, honra e glória eternamente!

52Sede bendito, Senhor Deus de nossos pais. A vós louvor, honra e glória eternamente! Sede bendito, nome santo e glorioso. A vós louvor, honra e glória eternamente!

53No templo santo onde refulge a vossa glória. A vós louvor, honra e glória eternamente! 54E em vosso trono de poder vitorioso. A vós louvor, honra e glória eternamente!

55Sede bendito, que sondais as profundezas. A vós louvor, honra e glória eternamente! E superior aos querubins vos assentais. Avós louvor, honra e glória eternamente!

56Sede bendito no celeste firmamento. A vós louvor, honra e glória eternamente!

57Obras todas do Senhor, glorificai-o A ele louvor, honra e glória eternamente!

Evangelho: João (Jo 8, 31-42)
A verdade liberta


Naquele tempo, 31Jesus disse aos judeus que nele tinham acreditado: "Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, 32e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". 33Responderam eles: "Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: 'Vós vos tomareis livres'?" 34Jesus respondeu: "Em verdade, em verdade vos digo, todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. 35O escravo não permanece para sempre numa família, mas o filho permanece nela para sempre. 36Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. 37Bem sei que sois descendentes de Abraão; no entanto, procurais matar-me, porque a minha palavra não é acolhida por vós. 38Eu falo o que vi junto do Pai; e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai".
39Eles responderam então: "Nosso pai é Abraão". Disse-lhes Jesus: "Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão! 40Mas agora, vós procurais matar-me, a mim, que vos falei a verdade que ouvi de Deus. Isto, Abraão não o fez. 41Vós fazeis as obras do vosso pai". Disseram-lhe, então: "Nós não nascemos do adultério, temos um só pai: Deus".
42Respondeu-lhes Jesus: "Se Deus fosse vosso Pai, certamente me amaríeis, porque de Deus é que eu saí, e vim. Não vim por mim mesmo, mas foi ele que me enviou". Palavra da Salvação!

Comentário do Evangelho
A verdade que liberta


No confronto com os judeus, Jesus apresentou-se como a única verdade que pode trazer libertação. Com isto, punha em xeque a prática religiosa judaica na qual fora educado e que era a base da fé de seus discípulos e de seus interlocutores. Em que sentido o ensinamento de Jesus era diferente, a ponto de proporcionar uma libertação impossível de ser alcançada por outras vias?
A força libertadora da verdade ensinada pelo Mestre está ligada à sua origem: ele ensinava o que havia visto junto do Pai. Suas palavras tinham uma força única de colocar os discípulos em contato com o desígnio do Pai e estabelecer uma profunda comunhão de amor com ele. A libertação resultava da presença amorosa do Pai no coração do discípulo. Presença capaz de banir toda forma de egoísmo escravizador e estabelecer relações fraternas com o próximo. Presença suficientemente forte para arrancar o discípulo das trevas do pecado e introduzi-lo no reino da luz. Presença humanizadora e plenificadora.
Jesus considerava a doutrina dos judeus demasiadamente contaminada por elementos espúrios, nem sempre compatíveis com o querer divino. De fato, de tanto se intrometer na Lei de Deus, os judeus acabaram por desvirtuar-lhe o sentido.
As palavras de Jesus serviam de alerta para quem desejava tornar-se discípulo. Urgia deixar-se libertar pela verdade proclamada por ele. [Evangelho nosso de cada dia, Pe. Jaldemir Vitório, ©Paulinas, 1997]

Para sua reflexão: O escravo não pertence à casa e pode ser expulso; já o filho pertence à casa e nela permanece. Mas o escravo pode receber a liberdade, emancipar-se e ainda herdar. Embora seja filho de Abraão, livre por nascimento, pelo pecado o homem cai na escravidão. Naquela época, por causa do pecado Deus “submete” Israel a potências estrangeiras. Jesus é o Filho. Com sua revelação, que é a verdade, Jesus vem libertar dessa escravidão; somente dele pode dá-la; o homem, por suas forças, não pode conquistá-las. Para hoje, para este momento, o desafio é identificar quais os pecados da atualidade que nos fazem prisioneiros, ou seja, escravos, num ciclo que parece não ter fim. O pecado parece ser parte integrante do cristão contemporâneo, como se ele fosse um fato “normal” em nossa vida. A quaresma nos apresenta uma oportunidade de ouro para buscarmos a nossa libertação. Deus enviou Jesus para o nosso meio para nos libertar; não deixe essa chance sair das suas mãos. O momento é agora!
A IGREJA CELEBRA HOJE
Santos: Bento (abade), Serapião de Têmuis (bispo, Bem-aventurado), Endeu (abade), Fanquéia (virgem), Santúcia (matrona, beata), Vários Cristãos Egípcios (massacrados pelos arianos e pelos pagãos no dia da comemoração da Páscoa do Senhor), Marcos de Montegallo (Bem-aventurado franciscano, confessor, 1ª ordem), Lupicínio e Berilo.
Santa Catarina da Suécia
Com alegria lembramos neste dia a vida de total dedicação a Deus por parte Santa Catarina. Nasceu em uma conhecida família na Suécia, em 1331 e teve um pai que logo faleceu e uma mãe santa.Educado por irmãs religiosas tinha o coração inclinado a vida religiosa, porém chegou a casar com um jovem muito de Deus , que não demorou em antecede-la no céu. Depois da morte do esposo Santa Catarina ,que já era companheira de sua mãe Santa Brígida , com apenas vinte anos decidiu consagrar-se totalmente e de modo indiviso ao Senhor, por isso não casou-se.Na intensa busca de santidade, Santa Catarina fazia com a mãe peregrinações para Roma, meditava quatro horas por dia a paixão, morte de Jesus, além de rezar o Ofício de Maria e visitar doentes e pobres. Mesmo perseguida de diversos modos Catarina não abandonou o exigente caminho da santidade, mesmo com a morte da mãe não deixou de viver abandonada nos braços do Pai, que a levou para Sua Casa, quando Santa Catarina da Suécia tinha 50 anos.Santa Catarina da Suécia...rogai por nós!

Se quiseres cultivar o teu interior alimenta-te de silêncio
tanto dentro quanto fora de ti (Imitação de Cristo)FONTE: http://catedralmilitar.sites.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário