segunda-feira, 8 de março de 2010

Segunda-feira, 8 de março de 2010
Terceira Semana da Quaresma - 2ª Semana do Saltério (Livro III) - cor Litúrgica Roxa


Hoje: Dia Internacional da Mulher e Comemoração Facultativa a São João de Deus (cor branca)

Antífona: Minha alma anseia, até desfalecer, pelos átrios do Senhor; meu coração e minha carne exultam pelo Deus vivo! (Sl 83,3)

Oração do Dia: Ó Deus, na vossa incansável misericórdia, purificai e protegei a vossa Igreja, governando-a constantemente, pois sem vosso auxílio ela não pode salvar-nos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo.

Evangelho: Lucas (Lc 4, 24-30)
Nenhum profeta é bem recebido em sua pátria

Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: 24"Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva em Sarepta, na Sidônia. 27E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio". 28Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho. Palavra da Salvação!
Leituras paralelas: Mt 13, 53-58; Mc 6, 1-6 (Na sinagoga de Nazaré)

Comentário do Evangelho
A dureza de coração

A reação dos habitantes de Nazaré, diante da pregação de Jesus, foi de aberta rejeição. Foi tal o desprezo pelas palavras do Mestre, que eles decidiram eliminá-lo lançando-o de um precipício.
É possível imaginar a decepção de Jesus, diante da rejeição de seus conterrâneos. Ele tentou compreender a situação, rememorando as experiências de profetas do passado que, rejeitados por seu povo, foram bem acolhidos pelos estrangeiros. Assim aconteceu com Elias: num tempo de seca e fome, beneficiou uma mulher estrangeira, da terra dos sidônios. O mesmo sucedeu com Eliseu: curou da lepra um general sírio, ao passo que, em Israel, essa doença vitimava muitas pessoas.
A conclusão de Jesus foi clara: já que o povo de sua cidade insistia em não lhe dar atenção, ele sentiu-se obrigado a ir em busca de quem estivesse disposto a acolhê-lo. Aos duros de coração, no entanto, só restava o castigo.
Longe de nós seguirmos o exemplo do povo de Nazaré. Jesus quer encontrar, em nós, abertura para acolhê-lo e disponibilidade para converter-nos. Ninguém é obrigado a aceitar este convite. Entretanto, fechar-se para Jesus significa recusar a proposta de salvação que ele, em nome do Pai, veio nos trazer. [O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Jaldemir Vitório, ©Paulinas]

Para sua reflexão: Jesus se compara a dois grandes profetas do antigo Israel, observando que eles serviram a não israelitas porque o povo deles mesmos não estava aberto a seus ministérios. A inferência é que também, ele, profeta não aceito por seu povo, levará sua mensagem a estranhos. Essa probabilidade põe em perigo seus ouvintes, dando origem a ideias homicidas. O mesmo julgamento de Israel será feito por Paulo com resultados semelhantes (At 22,21). Por enquanto a hostilidade não triunfa sobre Jesus; ele ainda tem uma missão a cumprir para concretizar o plano de Deus. No ato decisivo de rejeição que resulta em sua morte, Jesus parecerá estar destruído, mas surgirá vitorioso (Lc 24,26) [Comentário Bíblico, Vol 3, Loyola]
A IGREJA CELEBRA HOJE:
Santos do Dia:
Ariano, Teótico e Companheiros (mártires), Cirilo, Rogato, Félix, outro Rogato, Mamilo, Urbano, Beata, Silvano, Felicidade e Herênia (mártires da África), Estêvão de Obacina (abade), Félix de Dunwich (bispo), Filêmon e Apolônio (mártires de Tebaida, no Egito), Hunfredo de Tarragona (bispo), Juliano de Toledo (bispo), Ogmundo de Holar (bispo), Pôncio de Cartago (diácono), Provino de Como (bispo), Quintilo de Nicomédia (bispo, mártir), Veremundo de Irache (abade), Vicente Kadlubeck (bispo), Faustino Miguez (presbítero, bem-aventurado).
São João de Deus

Aos 8 anos de idade fugiu de casa. Seu verdadeiro nome era João Ciudad, mas como ninguém sabia seu verdadeiro nome, passaram-no a chamar de João de Deus. Tornou-se pastor e aos 27 anos de idade entrou para o serviço militar, participando de muitas guerras, praticando vários saques e delitos durante as batalhas e acabou gastando todo o dinheiro que tinha. Aos 40 anos de idade começaram a surgir os primeiros sinais de remorso: desejava servir a Deus mas não sabia como. Uniu-se a uma família de nobres portugueses decadentes acompanhando-os na viagem para a África e ajudando-os no que podia. Retornando à Europa abriu uma próspera loja de livros e quadros na Espanha, na cidade de Granada. Viveu uma vida pacata até ouvir a um sermão de são João D´Ávila. Ofereceu todos os seus bens aos pobres e passou a viver como um pedinte, o que fazia muitos crerem que ele tinha enlouquecido e acabou sendo internado em um sanatório sofrendo os terríveis tratamentos da época. Quando saiu do hospital passou a vender madeira para arrecadar dinheiro e dar alimento aos pobres. Auxiliado pelo arcebispo de Granada construiu uma casa para auxiliar os miseráveis e em pouco tempo passou a ajudar o povo mais e mais. Quando morreu, João de Deus tinha cumprido uma missão marcante: como um homem comum souber despertar a muitos para a vida da caridade, para a vida espiritual.

Dia Internacional da Mulher

Wikipédia
O Dia Internacional da Mulher, celebrado em a 8 de Março tem origem nas manifestações femininas por melhores condições de trabalho e direito de voto, no início do século XX, na Europa e nos Estados Unidos. A data foi adotada pelas Nações Unidas, em 1975, para lembrar tanto as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres como as discriminações e as violências a que muitas mulheres ainda estão sujeitas em todo o mundo. Desde então, a data também tem sido utilizada para fins meramente comerciais, perdendo-se parcialmente o significado original.

A ideia da existência de um dia internacional da mulher foi proposta na virada do século XX, no contexto da Segunda Revolução Industrial, quando ocorre a incorporação da mão de obra feminina em massa, na indústria. As condições de trabalho, frequentemente insalubres e perigosas, eram motivo de frequentes protestos por parte dos trabalhadores. As operárias em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos contra as más condições de trabalho e os baixos salários, em 8 de Março de 1857, em Nova Iorque.

No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado durante as décadas de 1910 e 1920, mas esmoreceu, sendo revitalizado pelo movimento feminista da década de 1960. 1975 foi designado como o Ano Internacional da Mulher,


Há fome de humanidade entre nós, por sorte ou por virtude de um povo
que ainda é capaz de sentir e mudar. (Betinho)


MULHERES GUERREIRAS
Elas aprenderam um verdadeiro desafio como o apóstolo Paulo, “Aprenderam a viver alegre em toda e qualquer situação". O apóstolo ensinava as mulheres e os homens também, que seja a coisa boa ou ruim, nada pode nos afastar de Deus.
Portanto no dia Internacional da Mulher:1 - Busque a presença de Deus, dentro de você mesmo, rendendo-se a Ele.2 - Viva um dia de cada vez3 - Aprenda a agradecer por tudo4 - Caminhe firmemente em busca de seu objetivo5 - Seja uma pessoa de ação6 - Procure "voar" mais alto, mulher conquiste e quebre preconceitos em nome de Jesus7 - Não se desespere em momento algum...A vida é realmente difícil, mas Jesus tem recursos suficientes para nos fazer viver da melhor maneira possível.Mãe, vovó, tio, irmão, futura esposa, filho se valorize porque o coração de Jesus no dia Internacional da Mulherbate forte por vocês mulheres guerreiras.TJL@08032010-1211LT

Nenhum comentário:

Postar um comentário