terça-feira, 23 de março de 2010

BOM DIA EVANGELHO
23 de março de 2010 — Terça-feira
5ª Semana da Quaresma
(Pf. da Paixão I, Cor Roxa)


Jesus fala da sua partida, sua paixão e glorificação. Também quem Ele é: “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou!” Em Jesus, Deus está sempre presente! Quando reconhecermos que Jesus é verdadeiramente nosso Redentor, não ficaremos a perder tempo em coisas passageiras, mas cuidaremos do que é essencial para nosso bem e nossa salvação. Nele todos encontramos a vida e a paz: as crianças e os jovens, os adultos e nossas famílias.
Oração

Pai, reforça minha fé em teu Filho Jesus, cuja morte nos resgata da escravidão do pecado e nos introduz no reino da fraternidade.
EVANGELHO
Jo 8,21-30O
pecado é rejeitar uma ordem nova
* 21 Jesus continuou dizendo: «Eu vou-me embora e vocês vão me procurar, mas vocês vão morrer no seu pecado. Para onde eu vou, vocês não podem ir.» 22 As autoridades dos judeus comentavam: «Por acaso ele vai se matar? Pois está dizendo: ‘Para onde eu vou, vocês não podem ir’.»23 Jesus continuou a falar: «Vocês são daqui de baixo, eu sou lá de cima. Vocês são deste mundo, mas eu não sou deste mundo. 24 É por isso que eu digo que vocês vão morrer nos seus pecados. Se vocês não acreditam que Eu Sou, vocês vão morrer nos seus pecados.» 25 Então as autoridades dos judeus perguntaram: «Quem és tu?» Jesus respondeu: «O que eu estou dizendo desde o começo. 26 Eu poderia dizer muita coisa a respeito de vocês, e condená-los. Mas, aquele que me enviou é verdadeiro, e eu digo ao mundo as coisas que ouvi dele.» 27 Eles não compreenderam que Jesus falava a respeito do Pai.28 Jesus continuou dizendo: «Quando vocês levantarem o Filho do Homem, saberão que Eu Sou e que não faço nada por mim mesmo, pois falo apenas aquilo que o Pai me ensinou. 29 Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que agrada a ele.» 30 Enquanto Jesus falava essas coisas, muitos acreditaram nele.* 21-30: O pecado que leva à morte é permanecer fechado neste mundo de baixo, isto é, dentro de uma ordem sociorreligiosa injusta. Jesus é a presença atuante do Deus do êxodo («Eu Sou», cf. Ex 3,14), que liberta o povo da escravidão e o conduz para uma vida nova, desejada por Deus («mundo de cima»). É através da sua morte que Jesus realiza esse êxodo.(Bíblia Sagrada - Edição Pastoral )

Comentário do Evangelho
Jesus falava de Deus como seu Pai
Jesus encontra-se em Jerusalém, por ocasião da festa das Tendas, e, indo ao Templo ensinava as multidões de peregrinos que para aí acorriam, suscitando a ira dos chefes religiosos de Israel, pois Jesus falava de Deus como seu Pai. Nesta fala de Jesus, é repetida por três vezes a afirmação: "morrereis nos vossos pecados". Para os chefes religiosos do Templo e das sinagogas, o pecado era qualquer falta contra as inúmeras observâncias rescritas pela Lei de sua tradição. O povo humilde e trabalhador incorria frequentemente nestas faltas e era qualificado de "pecador". Jesus vem libertar este povo desta discriminação e desta exclusão. Porém, os chefes religiosos que "inventaram" este pecado, fixados na Lei, rejeitam Jesus e a vida que ele vem comunicar a quem nele crê. FONTE: José Raimundo Oliva – WWW.PAULINAS.ORG.BR.

A IGREJA CELEBRA HOJE:
Santa Rafka (Rebeca)

No dia 20 de junho de 1832, na cidade de Himlaya, Líbano, nasceu a menina Boutroussyeh, que em português significa: Pedrinha. Quando se tornou religiosa adotou o nome de Rafka, ou Rebeca que era o nome de sua mãe, falecida quando ela tinha sete anos. Rebeca era filha única e seu pai empobreceu muito após a morte da esposa. Aos onze anos ela foi servir uma família libanesa na, na Síria. Após quatro anos voltou para casa, pois seu pai havia se casado novamente. Pedrinha ficou muito confusa e angustiada com o seu possível matrimonio. Uma tarde foi a igreja rezar para que Nossa Senhora a ajudasse na decisão do caminho a seguir. A noite sonhou e ouviu uma voz que lhe dizia para entregar sua vida a Cristo. Decidiu ser religiosa. Saiu de casa contrariando a família e se apresentou à congregação das Irmãs Filhas de Maria em Bifkaya. A congregação a acolheu como postulante, era o ano de 1853. Rebeca, três anos depois, completava o noviçado pronunciando os votos e se formando professora. Foi enviada como missionária e professora nos povoados pobres para catequizar e alfabetizar crianças e adultos carentes. Ela foi uma missionária dócil, caridosa, penitente, evangelizando pelo exemplo e pela palavra. Em 1871, a congregação da Filhas de Maria que era diocesana, passava por uma crise e seria fechada. Rebeca, ouvindo novamente a voz que a guiava, foi ser noviça no convento de São Simão na cidade de Aitou, onde fez sua profissão de fé e dos votos em 1872, tomando o nome de Rafka. Assim, iniciou uma outra fase de sua vida à serviço de Deus. Rafka começou a sentir dores terríveis na cabeça e nos olhos. Após os exames médicos foi submetida a várias cirurgias. Durante a última o médico errou e ela ficou sem chance de cura. Rafka aceitou toda aquela lenta agonia tendo a certeza que deste modo participava da Paixão de Jesus Cristo e no sofrimento da Virgem Maria. Foram vinte e seis anos de sofrimento na cidade de Aitou. Depois, com outras cinco religiosas Rafka foi transferida para o novo convento dedicado a São José, em Grabta. Neste período ficou completamente cega e paralítica. Mesmo assim se manteve feliz porque podia usar as mãos, fazendo meias e malhas de lã. Rafka ainda vivia e a população falava dela como santa. Depois da sua morte em 23 de março de 1914 a sua fama se difundiu por todo o Líbano, Europa, e nas Américas. Os prodígios e milagres foram se acumulando e seu processo de canonização foi concluído em 2001, quando o papa João Paulo II a proclamou santa. O seu corpo repousa na igreja do mosteiro de São José em Grabta, Líbano. Santa Rafka, ou Rebeca continua sendo reverenciada no dia 23 de março pelos seus devotos em todo o mundo.
FONTE: WWW.PAULINAS.ORG.BR - WWW.ARAUTOS.ORG.BR-http://www.igrejaonline.blogspot.com/-http://charitas.cavanis.org.br/

O endereço do Twitter do Vaticano em português pode ser acessados em http://www.twitter.com/news_va_pt. Já em espanhol o endereço é http://www.twitter.com/news_va_es. Desde sábado, a presença do Vaticano na Internet está reforçada também com o site www.resources.va.

Nenhum comentário:

Postar um comentário