sexta-feira, 19 de março de 2010

BOM DIA EVANGELHO
Sexta-feira, 19 de março de 2010
S. José (Esposo de Maria e Padroeiro da igreja)
4ª Semana do Saltério (Livro III) - cor Branca

Hoje contemplamos felizes a José, esposo de Maria, Mãe de Jesus. Homem justo e fiel assumiu com grandeza de alma sua missão de pai adotivo de Jesus. Protetor da Igreja e das Famílias, ensina-nos a fidelidade às coisas do Pai. Ele compreendeu que a paternidade tem sua fonte na paternidade divina, e que Deus também contava com ele para a realização de seu plano de salvação. Por isso, abraçou sem reservas o que de Deus viera. E ao celebrarmos também hoje o Dia da Escola, que aprendamos da escola da Família de Nazaré: Jesus, Maria e José.
Oração do Dia:
Deus todo-poderoso, pelas preces de São José, a quem confiastes as primícias da Igreja, concedei que ela possa levar à plenitude os mistérios da salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo.
Salmo: 88(89), 2-3.4-5.27 e 29 (R/.37)
Eis que a sua descendência durará eternamente 2Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, de geração em geração eu cantarei vossa verdade! 3Porque dissestes: "O amor é garantido para sempre!" E a vossa lealdade é tão firme como os céus. 4"Eu firmei uma Aliança com meu servo, meu eleito, e eu fiz um juramento a Davi, meu servidor. 5Para sempre, no teu trono, firmarei tua linhagem, de geração em geração garantirei o teu reinado!" 27Ele, então, me invocará: "Ó Senhor, vós sois meu Pai, sois meu Deus, sois meu Rochedo onde encontro a salvação!" 29Guardarei eternamente para ele a minha graça e com ele firmarei minha Aliança indissolúvel.
Solenidade São José
Lc 2,41-51a ou MT 1,16.18-21.24
O Messias é o Filho de Deus
16 Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: "José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados". 24aQuando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado. Palavra da Salvação!
Comentário do Evangelho
Anúncio a José
O relato mostra com toda a clareza que a maternidade de Maria não é obra de José, mas do Espírito Santo, fato que é afirmado duas vezes no breve relato. José, interpelado enfaticamente como "Filho de Davi", garante a linhagem dinástica de Jesus, que receberá esse título. Celebraram-se, segundo o costume, os esposais, não o casamento, e não há coabitação precedendo o nascimento. Aqui se diz que José era "honrado". O termo poderia significar que era "inocente" no assunto que começava a se manifestar, mas que não queria repudiá-la. "Privadamente" com o mínimo de testemunhas, sem processo ou ação pública. A visão em sonhos recorda os sonhos de outro José e os supera. O menino será realmente "filho" de Maria. Se José impõe o nome é porque age como pai legal. O nome do menino (o mesmo que Josué é parecido com Oséias) enuncia e anuncia o destino: se um rei deve "salvar" seu povo, também o descendente de Davi nasce para salvar seu povo dos pecados. Salvação teológica, não política. Mateus emprega o sonho como meio de revelação fidedigna. [BIBLIA DO PEREGRINO, Paulus, 2002]
Para sua reflexão:
A passagem fala-nos em um fato único e extraordinário. A história do nascimento de Jesus é, realmente, uma extensão da genealogia cf. v.16. Sua preocupação principal é o direito de Jesus a um lugar na genealogia messiânica, por intermédio de José, o seu clímax esta na decisão de Jose de fazer de Jesus uma criança davídica. Em Jesus cumprem-se as profecias.
A IGREJA CELEBRA HOJE
Santos:
José (esposo de Maria, Século I), João de Panaca (abade, Século VI), Landoaldo e Companheiros (668 AC), Alcmundo (mártir, 800), André de Sena (Beato, 1251), Quintila, Apolônio.
São José
Pela grande e importante missão que DEUS confiou a São José, podemos aferir sua extraordinária virtude e santidade. Conforme ensina São Tomás de Aquino, DEUS confere as graças e privilégios à medida da dignidade e da elevação do estado a que destina o indivíduo. Pode-se imaginar dignidade maior que a de São José que, pelos desígnios de DEUS, devia ser esposo de Maria Santíssima e pai nutrício de seu divino Filho? O Evangelho o define em três palavras: "José era justo." Ora, os santos doutores da Igreja afirmam que este qualificativo designa que São José possuía todas as virtudes num grau elevado de perfeição. A Igreja chama-o também de "Santíssimo", qualificativo que não dá a nenhum outro Santo. Assim podemos deduzir que consumada perfeição ele atingiu! Oh! que santo maravilhoso é o preclaro São José, diz São Francisco de Sales. Dir-se-ia que ele foi tão perfeito ou que possuiu as virtudes no mesmo grau excelso em que as possuía a Santíssima Virgem Maria. Ele era da família de Davi. Entre seus antepassados havia Patriarcas, reis e príncipes. À sua família fora prometido o trono com eterna bênção. Sua glória e grandeza decorre de pertencer à família que devia dar ao mundo o Salvador. Da haste de Jessé, e da estirpe de Davi, devia nascer o Messias prometido. Que honra e que dignidade! Nele verificou-se o sonho de José do Egito. O sol de justiça, a lua mística o veneram, as estrelas da pátria celeste se curvam diante dele. A Igreja lhe atribui um culto especial. Seu nome enche de alegria o Céu e faz tremer o inferno. Honram-no os Anjos e cumprem suas ordens. Ao lado da devoção a JESUS e a Maria devemos ter a de São José, pois eles estiveram sempre juntos. Esta é uma devoção sólida, pois a Santa Igreja sempre a recomendou aos seus filhos; os Papas a recomendam incansavelmente aos fiéis; os Santos Doutores da Igreja propagam e aconselham a sua prática. Os que têm a ventura de abraçá-la, logo sentem seus maravilhosos efeitos. Caminham de virtude em virtude, de graça em graça, até atingir um elevado grau de perfeição. Mil e mil vozes, em todo o mundo, proclamam os benefícios incontáveis desta devoção. "Não sabeis que sou todo de São José?" dizia São Francisco de Salles, na hora da morte. São José, sendo um pai de bondade e misericórdia, não se deixa vencer em amor e liberalidade. Vendo que alguém se lhe entrega plenamente, para honrá-lo e servi-lo, protege-o duma maneira inefável. Cumula seus devotos de suas graças, reveste-os de seus merecimentos, esclarece-os com suas luzes, prodigaliza-lhes o apoio de seu patrocínio. Esta devoção, tal como a de Maria Santíssima, é um caminho fácil para chegarmos até DEUS, pois o percorremos com segurança, tranquilidade e doçura. É um caminho curto e perfeito, pois quem é guiado por São José não se desvia, avança sem cair, sem recuar, a passos gigantes em direção a DEUS. É o caminho seguro trilhado por JESUS e pelos Santos, e quem o seguir não vai ficar decepcionado. Como pai de bondade ele ama seus filhos com ternura incomparável, os conduz com firmeza, protege-os em todas as adversidades, e intercede por eles em qualquer dificuldade, obtendo-lhes as bênçãos do PAI Celestial.

Fonte: www.paulinas.org.br-wwww.padremarcelorossi.com.br-www.arautos.org.br-www.mundocatolico.org.br
“Peçamos a São José o dom da perseverança até o final”. (Padre Pio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário