quarta-feira, 17 de março de 2010

BOM DIA EVANGELHO
Quarta-feira, 17 de março de 2010
Quarta Semana da Quaresma - 4ª Semana do Saltério (Livro III) - cor Litúrgica Roxa


Jesus falava do Pai com toda a liberdade. Isso desagradava aqueles que se opunham a Ele. Estes não compreendiam a unidade de vida, de amor e de comunhão que existia entre o Filho e o Pai. Por isso tramam sua morte. De nossa parte, é preciso mudar nossa maneira de pensar, para que nada impeça o lugar que Deus deve ocupar em nossa vida. Deixemos, pois, que o Senhor nos toque com sua misericórdia e tomemos atitudes conforme nos ensina o Evangelho.

Antífona: A vós, Senhor, minha oração dirijo, no tempo em que me ouvis; respondei-me, ó Deus, com a largueza de vossa misericórdia e com a verdade de vossa salvação. (Sl 68, 14)

Oração do Dia:
Ó Deus, que recompensais os méritos dos justos e perdoais aos pecadores que fazem penitência, sede misericordioso para conosco. Fazei que a confissão de nossas culpas alcance o vosso perdão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo.

Salmo: 144 (145), 8-9.13cd-14.17-18 (R/.8a)
Misericórdia e piedade é o Senhor


8Misericórdia e piedade é Senhor, ele é amor, é paciência, e compaixão. 9O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.
13cO Senhor é amor fiel em sua palavra, 13dé santidade em toda obra que ele faz. 14Ele sustenta todo aquele que vacila e levanta todo aquele que tombou.
17É justo o Senhor em seus caminhos, é santo em toda obra que ele faz. 18Ele está perto da pessoa que o invoca, de todo aquele que o invoca lealmente.

Evangelho: João (Jo 5, 17-30)
Discurso sobre a obra do Filho


Naquele tempo, 17Jesus respondeu aos judeus: "Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho". 18Então, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque, além de violar o sábado, chamava Deus o seu Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus.
19Tomando a palavra, Jesus disse aos judeus: "Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também. 20O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados. 21Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer. 22De fato, o Pai não julga ninguém, mas ele deu ao Filho o poder de julgar, 23para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.
24Em verdade, em verdade vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a vida eterna. Não será condenado, pois já passou da morte para a vida. 25Em verdade, em verdade, eu vos digo: está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem, viverão. 26Porque, assim como o Pai possui a vida em si mesmo, do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vida em si mesmo. 27Além disso, deu-lhe o poder de julgar, pois ele é o Filho do Homem.
28Não fiqueis admirados com isso, porque vai chegar a hora, em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a voz do Filho e sairão: 29aqueles que fizeram o bem, ressuscitarão para a vida; e aqueles que praticaram o mal, para a condenação. 30Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Eu julgo conforme o que escuto, e meu julgamento é justo, porque não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou". Palavra da Salvação!

Comentário do Evangelho
Procuravam matá-lo
O ódio crescente contra Jesus e a decisão de matá-lo tinha uma razão bem clara: sua pretensão de fazer-se igual a Deus. Isto se deduzia da liberdade com que trabalhava em dia de sábado. Segundo a teologia da época, só Deus trabalha em dia de sábado para garantir a subsistência da criação e da vida sobre a face da Terra. Os sinais realizados por Jesus, em dia de sábado, tinham características semelhantes, pois estavam estreitamente relacionados com a recuperação da vida.
Nos seus ensinamentos, Jesus jamais chamou-se de “Deus”. De fato, sempre falou do Pai, a cuja vontade estava submetido, do qual viera e para o qual voltaria, que o enviou com a missão de restaurar a existência humana corrompida pelo pecado. Sua palavra era perpassada pela consciência de ser Filho. Nunca pretendeu usurpar o lugar do Pai; antes, soube colocar-se no seu devido lugar até o último momento, quando exclamou: “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito!”.
Jesus, porém, tinha consciência de ser o caminho de encontro com o Pai. Quem acolhesse suas palavras, estaria acolhendo as palavras do Pai. Crer nele comportava crer no Pai. Honrá-lo corresponderia a honrar o Pai. Pelo contrário, rejeitá-lo significava rejeitar o Pai.
A teologia rígida dos adversários de Jesus não podia suportar tamanha ousadia. A decisão de matá-lo foi o expediente extremo para eliminar uma pessoa incômoda. [
O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Jaldemir Vitório, ©Paulinas]
Para sua reflexão: Jesus identifica a sua própria atividade com a do soberano Juiz, daí a indignação dos judeus que não consideravam que Jesus e Deus eram iguais. É próprio do Filho, por ser homem, julgar ou pronunciar sentença contra os que não creram e agiram mal, por delegação do Pai. Jesus, como homem e segundo a visão de Daniel (Dn 78,14), recebe do Pai o poder de julgar em última instância, no juízo definitivo, ao qual deverão comparecer todos: uns para a vida, outros para a condenação. Quem entende um pouco o mistério da Santíssima Trindade não terá dificuldades de entender que o Filho e o Pai são a mesma coisa.
A IGREJA CELEBRA HOJE
Santos do Dia: Patrício (arcebispo), José de Arimatéia, Martires do Templo de Serápis, Agrícola (bispo), Gertrudes de Nivelles (virgem), Paulo de Chipre, João Sarcandro (beato, mártir), Paulo de Constantinopla, Paula Malatesta (Serva de Deus, franciscana da 2ª ordem)
São Patrício
Aos 16 anos de idade foi preso por piratas irlandeses e vendido como escravo na Ilha. Após seis anos, conseguindo escapar, foi recebido pelo seu parente monge, no Mosteiro de Marmontier, centro de difusão da vida monástica na França. Mais tarde partiu para Lerins e acolhido por Germano de Auxerre, partiu com ele para uma missão apostólica na Inglaterra. Sentia vocação para evangelizar os irlandeses. Consagrado Bispo, partiu para a Ilha no ano 432, com a idade aproximada de cinquenta anos. Sem apoio político, conseguiu a conversão da Irlanda, a primeira terra não romanizada, não incorporada ao cristianismo. A partir de 423, tudo mudou, pela pregação de são Patrício, num prazo tão breve que na sua morte, trinta anos após, sua missão estava praticamente concluída. Ali fundou vários mosteiros, alicerce da evangelização, o qual a Inglaterra e depois os germanos do Norte aderiram construir em seus países: os filhos e filhas dos reis tinham se convertido em monges e virgens consagradas a Cristo e inumeráveis foram os que os seguiram. Essa Ilha se converteu em lugar da difusão missionária de toda Europa setentrional.

TJL@ - FONTE: http://www.editorasantuario.com.br/

Você é Especial !
Você já percebeu que só valorizamos mais a vida...Quando perdemos algo que a gente ama?
Pois preste atenção! Quando perdemos um ente querido.Muitas vezes ficamos a meditar. Poxa!Eu poderia ter dito a ele, muitas outras vezes que o amava.O quanto ele era importante para mim.Mas ao contrário disso, muitas vezes nos retraímos, deixando o tempo passar, e só depois de uma fatalidade,é que vamos dar valor ao que perdemos.Quando na verdade, temos todo o tempo para dizer aos pais, aos amigos, aos nossos companheiros, aos nossosfilhos o quanto o amamos e o quanto eles são importantes em nossas vidas.Mas na maioria das vezes tiramos tempo para coisas tão banais.E para aquela pessoa tão importante em nossa vida, nós simplesmente deixamos pra depois.Pois é aí que mora o perigo, talvez não tenhamos mais a oportunidade de poder dizer a esta pessoa "Eu te amo".Você é muito especial para mim!Então antes que seja tarde!Faça a tarefa do dia, assim que você acordar pela manhã, olhe para a pessoa que está do seu lado, abra um sorriso ediga "Eu te amo".Diga a sua família, aos seus amigos, não fique esperando que eles tomem iniciativa para demonstrar o quanto te ama.Faça a sua parte, com certeza eles serão os próximos a dizer o quanto você é importante.Então, hoje você já disse a alguém que você a ama? Não?Então diga a pessoa mais próxima a você, diga a ela "Você é muito especial para mim".TJL@17032010-0910LT

Nenhum comentário:

Postar um comentário