quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Bom dia evangelho
15 de dezembro de 2010 — Quarta-feira
3ª Semana do Advento
(Pf. do Advento I, Cor Roxa)
Hoje a Igreja celebra : Santa Maria Crucificada de Rosa, religiosa, fundadora, +1855, Santa Cristina, mártir cristã, séc. IV, Beato João Henrique Carlos Steeb, presbítero, fundador, +1856

Eis a beleza da presença do Reino, nas palavras de Cristo aos discípulos de João: “Ide contar a João o que vistes e ouvistes: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são purificados...” Jesus realiza o que proclamou na sinagoga de Nazaré (Lc 4,18-21). São os mais abandonados que se acercam dele. Olhemos para nossas Comunidades, para nosso ser cristão e nos perguntemos: “Os excluídos, os abandonados encontram lugar junto de nós?” Que nosso coração se abra mais para a verdade do evangelho de Cristo.


Livro de Salmos 85(84),9-10.11-12.13-14.
Prestarei atenção ao que diz o SENHOR Deus; Ele promete paz para o seu povo e para os seus amigos e para todos os que se voltam para Ele de coração.
A salvação está perto dos que o temem e a sua glória habitará na nossa terra.
O amor e a fidelidade vão encontrar-se. Vão beijar-se a justiça e a paz.
Da terra vai brotar a verdade e a justiça descerá do céu.
O próprio SENHOR nos dará os seus bens e a nossa terra produzirá os seus frutos.
A justiça caminhará diante dele e a paz, no rasto dos seus passos.

ORAÇÃO
Pai, enviaste teu Filho ao mundo, na condição de Messias dos pobres. Que eu saiba reconhecê-lo no gesto simples de solidariedade com os pobres e sofredores.
Deus nos fala
A história é guiada por Deus, e sua vontade realizar-se-á, se colaborarmos com Ele. A resposta de Jesus aos discípulos de João mostra a realização do que proclamou na sinagoga de Nazaré.

Evangelho segundo S. Lucas 7,18-23.
Os discípulos de João informaram-no de todos estes factos. Chamando dois deles, João mandou-os ao Senhor com esta mensagem: «És Tu o que está para vir, ou devemos esperar outro?» Ao chegarem junto dele, os homens disseram: «João Baptista mandou-nos ter contigo para te perguntar: 'És Tu o que está para vir, ou devemos esperar outro?'» Nessa altura, Jesus curava a muitos das suas doenças, padecimentos e espíritos malignos e concedia vista a muitos cegos. Tomando a palavra, disse aos enviados: «Ide contar a João o que vistes e ouvistes: Os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos ficam limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, a Boa-Nova é anunciada aos pobres; e feliz de quem não tiver em mim ocasião de queda. (Da Bíblia Sagrada)

Comentário ao Evangelho do dia feito por :
Santo Hilário
(c. 315-367), Bispo de Poitiers e Doutor da Igreja
Comentário ao Evangelho de São Mateus, 11, 3 (a partir da trad. SC 254, p. 255 rev.)
«Feliz de quem não tiver em Mim ocasião de queda»

Ao ver os discípulos dirigirem-se a Jesus, João ficou preocupado com a ignorância deles, não com a sua, pois ele tinha proclamado que Alguém viria para a remissão dos pecados. Mas para lhes dar a conhecer que não tinha proclamado outro senão Aquele, enviou os discípulos a observar as Suas obras, para que estas dessem autoridade ao seu anúncio e que nenhum outro Cristo fosse esperado para além d'Aquele a Quem as suas obras tinham testemunhado.
E, como o Senhor Se tinha revelado completamente pelas Suas acções miraculosas, dando a vista aos cegos, a marcha aos coxos, a cura aos leprosos, a audição aos surdos, a palavra aos mudos, a vida aos mortos, a instrução aos pobres, Ele disse: «Feliz de quem não tiver em Mim ocasião de queda». Será que, da parte de Cristo, terá jamais havido algum acto que possa ter escandalizado João? Seguramente que não. Ele permanecia realmente na sua própria linha de ensinamento e acção. Mas é preciso estudar o conteúdo e o carácter específico do que o Senhor diz: que a Boa Nova é recebida pelos pobres. Trata-se daqueles que perderam a vida, que tomaram a sua cruz para O seguirem (Lc 14, 27), que se tornaram humildes de coração e para os quais o Reino dos Céus já está preparado (Mt 11, 29; 25, 34). Porque o conjunto destes sofrimentos convergia para o Senhor e a Sua cruz ia ser um escândalo para um grande número, Ele declarou bem-aventurados aqueles cuja fé não sofresse nenhuma tentação causada pela Sua cruz, pela Sua morte e pela Sua sepultura.

Santo do dia
Santa Cristiana

A vida de Santa Cristiana é um grande testemunho que nada é coincidência, mas tudo é Providência. Cristiana, cujo nome primitivo era Nuné, por ocasião da invasão de povos bárbaros no Império Romano, caiu nas mãos dos inimigos e por eles foi vendida escrava.Embora num meio pagão Cristiana se abriu corajosamente a vontade de Deus, naquele lugar e com humildade, oração e caridade passou a chamar a atenção de todos para o Cristianismo, e isto transformou de tal maneira sua vida que de Nuné ficou conhecida e amada por Cristiana (cristã em latim).O testemunho de Cristiana se espalhou de maneira surpreendente, quando ao rezar para uma criança que, através de sua intercessão alcançou um milagre.Em todas as oportunidades Cristiana anunciava a Salvação para todos, principalmente quando milagrosamente o Senhor curou através de sua oração a Rainha da Geórgia. O milagre na vida da Rainha abrir o coração também do Rei, para com o Cristianismo, sendo assim pediu missionários para instruir o povo na fé cristã.Santa Cristiana que passou à história como a mãe da Igreja na Geórgia, serviu nas mãos de Deus como aquela que preparou o Caminho para Jesus que veio para o povo. Da mesma forma o Senhor nos quer, principalmente neste Advento, preparando com o nosso testemunho a todos para Jesus que vem pela segunda vez.
Se qualquer informação apresentada nestas páginas, for protegida por direitos autorais impedindo sua apresentação em websites sem fins lucrativos, favor nos contactar e a informação em questão será imediatamente removida.
If any media is subject to copyrights by legitimate entities, please contact the webmaster and the media in question will be removed immediately.(tarciso lima)
TJL@ fontes:
"O segredo do diálogo, está em saber escutar tanto ou mais do que falar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário